Todos os anos, entre setembro e outubro, as principais marcas de tinta do mercado anunciam sua paleta para o ano seguinte, além da famosa Cor do Ano. Obviamente, cada marca segue por um caminho, mas as escolhas estão longe de ser aleatórias: são embasadas em estudos de cores e tendências mundiais.
Apesar de elegerem cores distintas para 2023, as escolhas de Suvinil, Coral e Sherwin-Williams conversam entre si e com o momento atual. Como você verá a seguir, as marcas deixaram os tons vibrantes de lado para eleger cores terrosas ou neutras, mas sempre calorosas.
Calcita Alaranjada | Suvinil
Os tons terrosos foram tendência no outono/inverno 2022 e devem continuar em alta no próximo ano! Pelo menos é o que indica o Revela 23+, estudo anual de tendências e cores realizado pela Suvinil. A aposta da marca para 2023 é a cor Calcita Alaranjada, um laranja terroso, com pigmentação 100% mineral.
A cor traz a energia da inovação, inspirada nos laranjas dos anos 1970, ao mesmo tempo que remete aos tons escavados do solo, trazendo ancestralidade e natureza. “Falamos de um tom otimista e estimulante que passa a se relacionar também com nossa reconexão junto à natureza: a energia aterradora da nuance terrosa, com a possibilidade de diminuirmos o nosso impacto no planeta”, explica o consultor de cores e diretor criativo Michell Lott.
CONFIRA: TINTA PARA FACHADA: SAIBA COMO ESCOLHER O MELHOR TIPO, ACABAMENTO E CORES
E tem mais! A cor Calcita Alaranjada chega às lojas em edição limitada, com pigmentação 100% mineral. Trata-se de um produto feito de uma combinação de argilas, dispensando o uso de pigmentos sintéticos em sua composição. Quando aplicada na parede, a tinta apresenta uma textura sutil que convida ao toque.
Calmaria | Tintas Eucatex
Não há nada como a sensação de entrar em casa após um longo dia de trabalho. Pensando em trazer mais harmonia e suavidade para este momento, a marca Tintas Eucatex elegeu a cor Calmaria 2422E como a Cor do Ano 2023, a partir de um estudo multidisciplinar coordenado pela empresa de pesquisa Tendere.
Este tom de azul desperta a realização espiritual, amizade, confiança e integridade. “Trata-se de uma cor que consegue ser sóbria, ao mesmo tempo em que é estimulante do pensamento criativo. Os tons claros de azul, como o caso de Calmaria, são associados à nobreza e costumam ser escolhidos para transmitir harmonia, tranquilidade e serenidade”, ensina Patricia Sant’Anna, CVO (Chief Visionary Officer) da Tendere.
Silêncio de Inverno | Coral
No mesmo sentido, a Coral também elegeu uma cor que promove a reconexão com a natureza: Silêncio de Inverno é um tom esverdeado claro e terroso, uma cor positiva e natural, perfeita para deixar a casa mais aconchegante.
Segundo a marca, o tom evoca plenitude, calma e a magia das transformações. Ou seja, tudo que desejamos para 2023! Ela foi inspirada nos tons quentes de flores secas e campos que trazem a sensação de permanência.
“Enxergamos uma mudança de tons mais vibrantes para uma busca maior por cores neutras e naturais. Para o próximo ano, nossa paleta de cores reflete cuidadosamente os tons que encontramos na natureza: do cinza, presente nos cogumelos, aos marrons, amadeirados e rosas florais”, diz Juliana Zaponi, Gerente de Comunicação e Cores da AkzoNobel América Latina.
Meu Caminho | Sherwin-Williams
Os tons neutros, assim como os terrosos, também virão com força no próximo ano, especialmente, os mais quentes. É o que indica a escolha da Sherwin-Williams, que optou por um neutro rosado para a cor do ano, o Meu Caminho. O tom incorpora a ideia de um destino que vale a pena seguir, e transmite simplicidade e empatia.
“A escolha da cor Meu Caminho foi inspirada pela ideia de encontrar a beleza além de nós mesmos. É um tom contemplativo que convida à compaixão e à conexão em qualquer espaço”, diz Patrícia Fecci, gerente de Marketing para Serviços de Cor&Design das tintas Sherwin- Williams. “A cor é uma escolha natural para quem procura um neutro quente e acolhedor em interiores e exteriores.”