A madeira sempre liderou a lista de revestimentos capazes de trazer aconchego à decoração Para além dos pisos, ela também pode ser utilizada para revestir paredes e tetos. É o caso do painel ripado de madeira, tendência nos projetos dos últimos anos.
Formado por tiras de madeira estreitas e compridas, instaladas paralelamente a uma curta distância umas das outras, essa estrutura da marcenaria pode ser uma excelente solução para revestir ambientes internos, especialmente salas de tv, estar e quartos.
CONFIRA: 30 FORMAS E IDEIAS DE USAR PAINÉIS RIPADOS
Trata-se de um elemento sofisticado, com estrutura simples e orgânica, que agrega charme e conforto à decoração. Mas, como todo revestimento, ele apresenta prós e contras. Para entender se esta é uma opção válida para o seu projeto, confira a seguir as vantagens e desvantagens da estrutura!
Vantagens
Estética: Sou a primeira a defender que não existe material no mundo como a madeira. Este é um elemento ímpar quando falamos em despertar aconchego e reconexão com a natureza. Muito bonita, a madeira natural ganha ainda mais destaque neste padrão ripado e é difícil encontrar quem desgoste do elemento.
Isolamento térmico: A madeira possui um nível de calor específico elevado, ou seja, demora muito para que ela fique quente. Além disso, possui baixa condutividade térmica, o que faz com que o calor não se desloque com facilidade pela mesma. Sendo assim, ela consegue manter a temperatura interior da casa sempre agradável, tanto no frio, quanto no calor.
Durabilidade: Outro destaque deste material é a sua resistência e durabilidade, quando tomados os devidos cuidados.
Versatilidade: O painel ripado de madeira é um elemento que pode ser empregado nos mais diversos estilos de decoração. Combinado a uma parede de tijolinhos, por exemplo, temos um ambiente mais rústico. Para uma decoração mais sofisticada, basta combinar o painel ripado com outros elementos e cores neutras e sóbrias. Uma opção é pintá-lo, ao invés de utilizar sua aparência natural, ampliando ainda mais os usos possíveis.
Efeito estético: o forro ripado de madeira cria um visual de tirar o fôlego em qualquer estilo de decoração. Combinado com uma parede de tijolinhos, por exemplo, o forro ripado deixa o ambiente mais rústico. Para uma decoração mais sofisticada, basta combinar o forro ripado com outros elementos e cores neutras e sóbrias.
Estrutural: Uma ótima vantagem do ripado de maneira é esconder elementos estruturais, cabos e instalações indesejadas, objetos e, até mesmo, outros ambientes. Não à toa, este é um recurso muito empregado em painéis de televisão.
Desvantagens
Custo elevado: Como todo orçamento destinado à marcenaria, precisamos levar em consideração o custo elevado da madeira e da mão de obra envolvida no processo. O valor pode variar bastante conforme a madeira escolhida, mas dificilmente sairá mais barato do que painéis de MDF, forros de gesso ou PVC.
Porosidade: Este é um tópico que sempre aparecerá quando falarmos em madeira. A absorção deste material é extremamente alta, podendo manchar, mofar, estufar ou até rachar com o excesso de umidade, caso não seja impermeabilizada com frequência.
Manutenção: Estes cuidados com a impermeabilização da madeira podem ser custosos e, infelizmente, não são os únicos. Também é fundamental proteger as ripas contra insetos, especialmente cupins. Além disso, é necessário renovar a pintura ou o verniz periodicamente.
Limpeza: A remoção da poeira entre as ripas é um detalhe que pouca gente leva em consideração antes de instalar, mas que impacta diretamente na estética. Para facilitar a limpeza, é necessário um cuidado no dimensionamento das ripas, para que não sejam muito profundas, nem estreitas demais.
Por último, uma dica é não exagerar na superfície de aplicação. Isso porque este é um revestimento que chama bastante atenção e pode facilmente pesar o ambiente. Escolha uma ou duas paredes no máximo para um resultado elegante na medida!