Vocês sabem o quanto amo história! Por isso, fiquei encantada com a proposta da CASACOR SC 2022. Esta edição acontece na Escola Silveira de Souza, por meio de uma parceria com a Fundação Franklin Cascaes, órgão da Prefeitura Municipal de Florianópolis. Patrimônio histórico tombado, o espaço será um futuro centro cultural da cidade e traz muito significado à mostra.
“Trabalhar com um patrimônio tombado é uma grande responsabilidade, mas também muito especial. Poder aplicar a nossa energia na manutenção do prédio, que se tornará centro cultural logo após a passagem da mostra, nos enche de alegria. Esperamos todos para que conheçam a produção desta edição da Casacor SC e se apropriem deste local que pertence a nós”, comentam os diretores da franquia catarinense Francis e Luiz Bernardo.
Respeitando as características originais do projeto arquitetônico, na Casacor SC os profissionais convidados criaram 28 ambientes diferentes. A seguir, separei 10 dos que mais se destacaram pelo uso de revestimentos!
Anna Maya | Meu particular infinito
No espaço de 60 m², as formas circulares são o destaque: elas estão nas paredes, no teto, nos móveis soltos e sob medida, e nos elementos decorativos, como o tapete. A textura das paredes é um convite ao toque. O material é feito a partir de pedras naturais reaproveitadas do descarte de marmorarias. É uma tinta que não tem pigmentação artificial, não desbota, não sofre com as intempéries.
Cris Passing e Anderson Schüssler | Living dos Encontros
Focado em materiais naturais e atemporais, o projeto preservou o piso e forro de madeira, que valorizam o Quartzito Winterwood paginado e o mix de texturas naturais. A verticalidade do ambiente foi explorada com os painéis que vão do piso ao teto. Os móveis de design com formas orgânicas, tons neutros e saturados transmitem uma sensação de conforto e sofisticação.
CONFIRA: QUAIS SÃO AS CORES DA CASACOR SÃO PAULO 2022?
Cristina Iglesias | Entre Tramas e História
A designer Cristina Iglesias garimpou tapeçarias do Oriente, verdadeiras obras de arte em seu espaço na Casacor SC. Elas recobrem todas as paredes, parte do piso e também estão expostas em araras e mesas. O oriente e o ocidente se unem em suas tramas, história e conceito.
Mariana Maisonnave Arquitetura e Interiores | Abraço
Nesta suíte, elementos em tons e materiais naturais evocam a sensação de um abraço: acolhimento, suavidade e aconchego. “A composição sai de uma maneira muito natural, quase intuitiva. Quando escolho um material, não me limito só por cores, mas por texturas. Tem que ser gostoso, tem que ser sensível ao toque”, comenta Mariana.
Michael Zanghelini | Living
O projeto evidencia a combinação de materiais naturais e de ricas texturas como pedras, cristais e madeira. A composição banhada pela iluminação sutil cria efeitos sensoriais e estabelece uma atmosfera aconchegante.
Natalia Xavier | Loft Devaneios de um Jovem Advogado
A arquiteta apresenta um loft inspirado num jovem advogado. Trazendo leveza ao espaço criado e uma cor de tinta vibrante, ela desmistifica o olhar mais sisudo que acompanha a profissão. A mesa de madeira natural e o painel de tv em porcelanato, que imita mármore, é um charme à parte.
Octaedro Arquitetura | Casa em Percurso
Este living reforça o aconchego através de tons sóbrios e design biofílico. Espaçoso e fluido, o projeto reúne funções de cozinha, sala de jantar e espaços de estar, além de uma área externa. As grandes portas de vidro se abrem para o jardim, integrando o ambiente interno ao externo. O teto com ripas de madeira é o meu elemento favorito.
Porto Maestri | Carol Porto e Isadora Maestri – Aromatmosfera.
O escritório apresenta um projeto comercial de uma loja de aromas. O espaço conta com expositores nada óbvios, trazendo uma arquitetura bem descontraída numa pegada de linhas arredondadas, remetendo à reconexão com o simples e a natureza. O estilo boho chic está nos detalhes como luminárias, palha e plantas secas. Os tons neutros e aconchegantes passeiam pelo rosé, argila e terrosos.
RCK Integradas | Empório Do Vinho Voar
Com o intuito de respeitar memórias antigas e criar novas, a madeira foi escolhida como o elo entre tempos e o aconchego necessário para uma boa casa de vinhos. O toque retrô contrasta com o design moderno do mobiliário. Destaque para as mesas esculpidas em madeira cumaru, os mosaicos de mármore feitos à mão e as telas que dão nome ao espaço, produzidas em coautoria com 47 crianças em risco social.
Tiago Bortolança | Bar Enjoy The Ride
“Quantas histórias são trocadas numa mesa de bar?”. Estreante na mostra, o profissional acredita que é tempo de colocar histórias e encontros em dia. O espaço multissensorial traz as recentes tendências em projetos de bares e casas noturnas. Um lugar para se divertir, encontrar, viver bons momentos e atualizar as conversas pendentes.
Serviço
Data: 18 de setembro a 30 de outubro de 2022
Horários: De terça a sábado, das 13h às 20h00 (visitação até às 22h)
Domingos e feriados das 13h às 19h00 (visitação até 22h)
Endereço: Escola Básica Silveira de Souza. R. Alves de Brito, 334 – Centro, Florianópolis – SC, 88015-440
Ingressos: https://casacorsantacatarina.byinti.com