Além de plantas e flores, é fundamental pensar em quais serão os revestimentos para usar no jardim. Afinal, por ser uma área externa, o espaço fica suscetível ao aparecimento de lodo e outros elementos que podem deixar o piso mais escorregadio ao longo do tempo.
Quando falamos de revestimentos para usar no jardim, não é apenas o piso que é importante. O revestimento da parede também faz parte do projeto e precisa de uma atenção especial para definição dos materiais.
Como a variedade de pisos e revestimentos é vasta, é interessante conhecer as vantagens e desvantagens dos principais modelos para escolher o que mais se encaixa nas suas necessidades.
Abaixo, selecionamos 8 tipos de revestimentos para usar no jardim que são mais indicados para projetos de área externa. Conheça os principais para fazer a escolha certa:
Modelos de piso para jardim
Vamos começar falando sobre os melhores tipos de piso para jardim. O ideal é que este seja um material antiderrapante, para evitar acidentes em dias chuvosos.
Separamos 5 sugestões seguras e duráveis para usar no seu projeto:
Piso cerâmico
A cerâmica proporciona um visual moderno para o jardim. A maior vantagem desse modelo é a variedade de cores e estampas, tem para todos os estilos e gostos. Além disso, é um material fácil de limpar e durável.
Pedras naturais
Se você quer um jardim bem rústico e seguro, aposte no piso feito de pedras naturais, como:
- Pedra Miracema;
- Ardósia;
- Pedra Goiás;
- Pedra São Tomé;
- Pedra Basalto.
Todos esses modelos que sugerimos são antiderrapantes e têm alta absorção de água.
A vantagem é que você pode instalar as pedras de diferentes formas para evidenciar o estilo do ambiente. Em jardins rústicos, aproveite a pedra para compor um pisante – um caminho entre as gramas que vai do portão até a porta de entrada. Já ambientes modernos, como uma casa com piscina, pode ter um piso feito de pedras instalado como se fosse uma cerâmica para garantir um efeito mais natural.
Madeira
Não há nada mais tradicional do que um piso de madeira no jardim. É a opção perfeita para que seu espaço seja aconchegante e acolhedor – o local perfeito para relaxar.
Porém, é fundamental que a madeira utilizada na área externa receba uma camada de impermeabilizantes para prolongar a durabilidade do material. Então compre a madeira em lojas especializadas neste tipo de revestimento.
Porcelanato
Assim como a cerâmica, o porcelanato é um material cuja característica principal é a variedade de cores e estampas. Inclusive, existem peças que imitam madeira, mármore e outros tipos de pedras naturais que são muito utilizados na área externa.
Contudo, é importante ficar atento ao tipo de acabamento, pois os porcelanatos com acabamento polido ficam escorregadios em contato com água. O ideal é comprar o porcelanato externo, que possui uma superfície mais áspera e antiderrapante.
CONFIRA: QUAL O PÓS-OBRA APÓS A APLICAÇÃO DO PORCELANATO?
Outra vantagem de investir no porcelanato como piso para jardim é a praticidade para higienização. É possível manter as áreas com porcelanato bem limpas no dia a dia.
Piso de cimento
De todos os modelos que citamos aqui, o piso de cimento é menos atrativo. Porém, com a tendência do estilo industrial, ele acabou ganhando mais destaque nos projetos – até mesmo para revestir a área interna de casa.
O truque para deixar esse tipo de piso mais bonito na decoração é combiná-lo com outro material, como a madeira ou pedras naturais.
Inclusive, essa dica vale para todos os outros materiais que citamos aqui: não precisa usar apenas um. Você pode criar um projeto super moderno com o conjunto de dois ou mais tipos de piso.
Revestimento de parede
Após definir os pisos, precisamos falar sobre os revestimentos de parede do jardim. Afinal, tudo isso contribui para que o resultado do seu jardim seja harmonioso e bem planejado.
Pedras naturais
As pedras também podem fazer parte do revestimento da parede, inclusive, é uma ótima forma de criar uma fachada bonita.
Pinturas
A forma mais simples de revestir a parede da área externa é por meio de pinturas. A diferença dos outros materiais que citamos aqui é a resistência. A tinta desgasta ao longo dos anos, por isso, é necessário fazer a manutenção da cor de tempos em tempos para manter a decoração bem bonita.
Jardim vertical
Quanto mais flores e plantas na decoração do jardim, melhor! Não precisa ser uma parede completa, nem muito grande. Apenas a área do sofá ou do pergolado com um jardim vertical já ficará linda na decoração. É a melhor opção para seu espaço!
Essas dicas de decoração foram criadas pela Equipe da Viva Decora.