Se você é uma pessoa antenada às tendências de decoração, já deve ter ouvido falar em azulejo geométrico. Mas conhece a fundo as especificidades desta peça e suas aplicações? O azulejo é um revestimento de pouca espessura, geralmente quadrado, em que uma das faces é vidrada, resultado da esmaltação, que o torna impermeável e brilhante. Os azulejos cerâmicos são os mais comuns.
Produzidos a partir da mistura de argila e outras matérias-primas inorgânicas, os azulejos cerâmicos são muito aplicados em cozinhas e banheiros. São uma ótima solução para quem procura produtos de fácil manutenção, instalação, bom custo-benefício e durabilidade.
Outra vantagem dos azulejos são a sua infinidade de estampas, dentre elas, as geométricas. Apontadas como tendência em 2020, as peças continuam em alta e aparecem cada vez mais em projetos de interiores e áreas externas.
Triângulos, círculos, quadrados, retângulos, hexágonos, polígonos, entre outros formatos clássicos da aula de geometria, aparecem nos revestimentos através de estampas ou relevos, encantando e ainda adicionando um toque de criatividade às composições.
A variedade de estampas permite que eles se adequem aos mais variados estilos, do retrô ao moderno. As estampas que imitam ladrilhos hidráulicos são perfeitas para dar um aspecto vintage à decoração. Para um ambiente mais moderno, é possível aplicar os azulejos em áreas específicas, como uma única parede, acima da bancada ou em uma faixa do piso, em cores alinhadas ao décor.
SAIBA MAIS: 20 DICAS DE AZULEJOS PARA UTILIZAR NA COZINHA
Confira a seguir 10 propostas diferentes de como utilizar o azulejo geométrico na decoração!
- Logo no hall de entrada, o Estúdio Nōdo criou um painel de azulejos geométricos, criados pelo artista Athos Bulcão. Dessa forma, os moradores já são recebidos em um clima relax.
- No projeto da designer de interiores Roberta Devisate, os azulejos ocupam toda uma parede da copa, trazendo descontração para o cômodo. As peças foram paginadas em orientações contrárias e também com a variação de cores cinza e azul.
- O escritório PKB Arquitetura projetou a área gourmet e desenhou especialmente o azulejo geométrico, assim como o balcão e a mesa de jantar.
- No projeto do arquiteto Rafael Ramos, o destaque é o azulejo adotado no backsplash, com desenhos geométricos em bordô.
- A coleção de ladrilhos West Coast é inspirada na costa australiana e foi desenvolvida por Sarah Ellison. A stylist propõe ampliar o uso desse tipo de revestimentos para outras áreas da casa, além de banheiros e cozinhas, como o piso da sala.
- Ambas geométricas, duas estampas coabitam o mesmo ambiente com harmonia e muita descontração, no projeto do escritório Isabel Amorim Arquitetura. De um lado, a parede da varanda é coberta por peças cinzas, pretas e rosadas. Do outro, a bancada é revestida por modelos amarelos, alternados em duas posições do desenho de L.
- Na fachada desta casa projetada pelo arquiteto Giordano Rogoski, os azulejos geométricos azuis são o ponto de cor mais vivo, junto ao verde do paisagismo.
SAIBA MAIS: CONHEÇA A HISTÓRIA DO FAMOSO SUBWAY TILES, O AZULEJO DO METRÔ
- A linha Puzzle, desenvolvida por Barber & Osgerby para a Mutina Ceramics, possui variados padrões e cores para serem combinados de diversas maneiras, como um quebra-cabeça. Uma sugestão inusitada é a bancada da cozinha.
- Os azulejos geométricos também foram utilizados para revestir o piso da cozinha desta casa de campo. Escolhidos pela arquiteta Andrea Chicharo, o revestimento leva a mesma cor de parte da marcenaria e traz ao ambiente uma estética aconchegante.
- Além do padrão geométrico, o escritório Claesson Koivisto Rune apostou nos azulejos hexagonais para revestir todo este banheiro de verde. O resultado se assemelha a um caleidoscópio.