Confira dicas para tazer padrões naturais para o seu decór
Os revestimentos naturais são aqueles que não passam por nenhum processo industrial. No design de interiores, os padrões naturais são capazes de despertar aconchego e bem-estar. Entre os mais famosos, estão a madeira, o mármore e os tijolos de argila.
Contudo, apesar de sua beleza inegável, a extração de alguns desses materiais da natureza causa um impacto ambiental. Muitas vezes, a dificuldade na extração é repassada no custo final do produto, impactando o orçamento do cliente.
Pensando nisso, há uma infinidade de revestimentos que reproduzem estes padrões naturais. Na minha opinião, o que faz isso de forma mais fidedigna é o porcelanato. Feito a partir de uma mistura de argilas, feldspatos, quartzos e outros materiais, reproduzem mármores, madeiras e pedras naturais com perfeição.
No caso das madeiras, outra opção igualmente válida são os pisos vinílicos e laminados. O piso vinílico é feito de cloreto de vinila ou PVC. No mercado, é possível encontrar diversas opções de cores e texturas. Já o piso laminado é composto por diversas camadas de derivados de madeira, em larguras e comprimentos variados. Ele é coberto por uma resina melamínica e também dispõe de diversas cores, acabamentos e estampas.
Confira a seguir 18 revestimentos que reproduzem os principais padrões naturais!
MADEIRA
Mosaico Piemonte Roble, da Roca Ceramica
Com inspiração no carvalho roble e carvalho marfim, o porcelanato da Série Piemonte reproduz com fidelidade a madeira natural, com todas as suas nuances de cor.
Harbour, da Portobello
Madeira clara de veios suaves, com leve passagem de cor.
Lounge, da Roca Ceramica
Com inspiração nórdica, o porcelanato reproduz o toque, os veios e as cores da madeira natural, em seu formato tradicional de réguas.
Devon, da Incepa
A superfície do porcelanato apresenta veios, textura e nuances destonalizadas, enquanto o efeito lixado e o formato longitudinal valorizam ainda mais sua estética.
Dakota, da Eucafloor
O piso vinílico reproduz uma madeira com tons calorosos e aconchegantes.
Carvalho Ouro, da Eucafloor
O piso laminado reproduz fielmente a madeira carvalho, uma das favoritas dos brasileiros.
MÁRMORE
Mármore Paraná, da Roca Cerâmica
O porcelanato imita o mármore singular e de beleza única, genuinamente brasileiro.
Calacata, da Incepa
Reprodução sublime do mármore Calacata Bianco, fonte de inspiração para projetos por sua estética atemporal e versatilidade de uso.
Nero Venato, da Portobello
Porcelanato imita mármore que ocorre no Paquistão e foi amplamente adotado pelos italianos. também conhecido por “black and gold”, possui veios brancos e dourados.
CONFIRA: ROCA DESENVOLVE PORCELANATOS CAPAZES DE ELIMINAR 99% DOS VÍRUS E BACTÉRIAS
Alpi, Roca Ceramica
Habitualmente encontrado na região da Itália, o mármore Alpi possui um verde intenso e uniforme, e veios brancos marcantes que contrastam com o fundo.
Botticino, da Eucafloor
O piso laminado é uma opção mais acessível que o porcelanato. Neste caso, reproduz o mármore Botticino, utilizado desde a antiguidade.
PEDRAS VULCÂNICAS
Indonesia Lava, Portobello
De cores escuras e pequenos formatos, o revestimento reproduz as pedras originadas pela lava na região da Indonésia.
Magma Rock, Portobello
Reproduz o basalto da região do monte Vesúvio próximo à Nápoles, na Itália.
OUTRAS ROCHAS NATURAIS
Ardósia, Roca Ceramica
A Ardósia ficou conhecida como pedra lousa e inspira a Série Ardósia, que reproduz toda a variação de veios e texturas característicos da rocha metamórfica
Arenito, da Incepa
A coloração levemente avermelhada do porcelanato reproduz com fidelidade a rocha natural, com todos os veios e variações de cor características da região de Siena, na Itália.
Malibu, Portobello
Com aplicação em piscinas, o revestimento reproduz rochas multicoloridas.
TIJOLOS DE ARGILA
Brick Lane, Roca Ceramica
A Série Lane traz o formato “english brick” em uma paleta de tons terrosos com aparência desgastada.
Tom brick, da Portobello
Releitura autoral dos clássicos tijolinhos pelas mãos do designer Taylor Made.
Papel de parede
Apesar de não ser a minha primeira opção, o papel de parede pode ser uma alternativa acessível e fácil de instalar para quem deseja uma reforma limpa. O padrão de tijolos é um dos melhores reproduzidos, entre os naturais.