Pisos para pets: o que levar em consideração na escolha e quais os revestimentos mais indicados

Confira dicas para revestimentos e pisos para pets Você sabia que os pets também podem sofrer de artrose? A doença caracterizada pela degeneração ou desgaste das cartilagens é comum em idosos, mas também causa sofrimentos em cães e gatos. Uma das principais formas de prevenção é a escolha certeira de pisos para pets. Então, se […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 13 junho 2022 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:

Confira dicas para revestimentos e pisos para pets

Para os gatos, vale sempre a escolha de um piso resistente a arranhões, como o piso vinílico (Foto: Michael Sum / Unsplash / CreativeCommons)

Você sabia que os pets também podem sofrer de artrose? A doença caracterizada pela degeneração ou desgaste das cartilagens é comum em idosos, mas também causa sofrimentos em cães e gatos. Uma das principais formas de prevenção é a escolha certeira de pisos para pets. Então, se você tem um animal de estimação, é melhor adicionar mais este critério à lista! 

Pensando no bem-estar dos pets, os pisos mais indicados são os menos escorregadios, considerados antiderrapantes. Segundo a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), um piso antiderrapante é aquele que apresenta coeficiente de atrito maior ou igual a 0,4. Esta informação deve ser encontrada na descrição do produto. 

Outro ponto a se levar em consideração é a porosidade, principalmente quando falamos em filhotes. Afinal, não dá para esperar que o bichinho saiba desde pequeno onde é permitido fazer suas necessidades. Um piso mais poroso pode absorver a urina, ocasionando manchas e mau cheiro na casa. 

Os pisos vinílicos são muito indicados para casas com cachorros, principalmente, de grande porte ou filhotes (Foto: Ana Martin / Unsplash / CreativeCommons)

Para lares com cachorros, os pisos mais recomendados são porcelanatos acetinados, cerâmicas e vinílicos. Esses são revestimentos fáceis de limpar, que atendem ao critério de resistência ao escorregamento. Os pisos de madeira, por outro lado, devem receber um selador para fechar os poros, evitando a infiltração de urina e fezes.

CONFIRA: PISO VINÍLICO: UM GUIA PARA ESCOLHER E ACERTAR NA INSTALAÇÃO

Os gatos sofrem um pouco menos com escorregões do que cães, mas exigem um piso resistente a arranhões. Novamente, os pisos vinílicos saem na frente pela resistência e também pelo conforto térmico às patinhas. 

 

Alternativas com melhor custo-benefício

O uso do tapete pode ser uma excelente alternativa quando o piso é escorregadio, mas vale levar a facilidade de limpeza em conta na escolha do tecido (Foto: heathergunn / Pixabay / CreativeCommons)

Sabemos que trocar todo o revestimento com a chegada de um pet não é a realidade da maioria dos brasileiros. Algumas alternativas são aderir a tapetes antiderrapantes, produtos que deixem o piso menos escorregadio e palmilhas ou faixas ásperas de sinalização em pontos estratégicos da casa. 

É o caso das escadas, principal causa de acidentes dentro de casa. Além de serem mais propícias ao escorregamento, elas podem ocasionar quedas e fraturas graves nos pets. Se o revestimento é escorregadio, uma opção é colocar rampas antiderrapantes para facilitar a subida e a descida do animal. 

Para que os pets escorreguem menos, uma recomendação é manter as unhas sempre cortadas, pois isso diminui o atrito e a probabilidade de um escorregão. Vale também cortar os pelos entre os dedos das patas. 

Já na escolha dos tapetes, considere que cores escuras tendem a ressaltar os pelos do animal. Os tecidos mais indicados no quesito limpeza são fibras sintéticas, como vinil, náilon, poliéster e polipropileno. Evite modelos com texturas, em alto e baixo relevo, como os trançados em corda náutica ou tapetes com franja. 

 

Cuidados na limpeza

Não adianta escolher um bom piso e limpá-lo da maneira equivocada. Alguns produtos de limpeza e manutenção podem deixar o piso ainda mais liso e escorregadio. É o caso de abrasivos, ácidos, produtos muito alcalinos ou voltados para o enceramento. 

Outro ponto é que a maioria dos produtos que usamos para a faxina possuem um cheiro extremamente forte para os pets, como detergentes, desinfetantes, sabão em pó, água sanitária, vinagre e álcool. O contato com esses materiais pode causar dermatites e alergias. 

Por isso, sempre que possível, invista em produtos hipoalergênicos e sem fragrâncias para garantir o bem-estar dos pets. Além disso, o princípio ativo encontrado nos produtos apropriados para um lar com pets ajuda a repelir insetos, a eliminar ovos parasitas, fungos e bactérias sem prejudicar a saúde do animal, o que nem sempre é possível com um produto comum. 

 

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 13 junho 2022 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais