O que é transição de piso e quais os principais tipos

Na hora de detalhar a planta, tão importante quanto a paginação do revestimento é a transição de pisos. Mesmo que o cliente opte por utilizar o mesmo piso em todos os ambientes, é comum que a passagem de um ambiente a outro seja marcada por uma peça de acabamento que chamamos de transição. Costumamos dividir […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 02 junho 2022 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:
O que é transição de piso e quais os principais tipos

Projeto do dt.estudio com soleira de madeira de demolição entre piso de porcelanato e ladrilho hidráulico (Foto: Edu Castello/Editora Globo)

Na hora de detalhar a planta, tão importante quanto a paginação do revestimento é a transição de pisos. Mesmo que o cliente opte por utilizar o mesmo piso em todos os ambientes, é comum que a passagem de um ambiente a outro seja marcada por uma peça de acabamento que chamamos de transição.

Costumamos dividir as transições em dois tipos: entre vãos de passagem e no mesmo ambiente. No primeiro grupo, estão as soleiras e baguetes. A soleira costuma ter a largura da parede, enquanto a baguete equivale à largura da porta. O uso de ambas é indicado em transições de áreas secas e molhadas, para prevenir alagamentos ou proteger um piso permeável, como madeiras, laminados e vinílicos. 

O que é transição de piso e quais os principais tipos

No projeto do escritório Superlimão Studio a soleira marca o desnível entre o hall do elevador e o living (Foto: Maira Acayaba/Editora Globo)

Em geral, as soleiras são feitas de pedra, como mármore e granito, fundamentais para sinalizar quando há um desnível entre os dois ambientes, como entre uma varanda e a sala de estar. Com a valorização da integração de ambientes nos projetos contemporâneos, vemos cada vez menos soleiras. Mas atenção: seu uso só é dispensável quando temos um único piso e o mesmo nível em todo o apartamento.

Uma forma de chamar menos atenção para a soleira é nivelá-la ao piso. Em função das diferentes espessuras entre pisos e acabamentos, é importante que o contrapiso seja feito com este intuito. A espessura da soleira varia conforme o material: para madeira ou pedra, 2 cm, e para porcelanato, 1 cm. Para um resultado ainda mais clean, escolha uma cor próxima aos tons dos pisos adjacentes.

O que é transição de piso e quais os principais tipos

Nesta área de serviço projetada pelo escritório Arquiteto em Casa, a baguete delimita a área com ralo onde deve ser posicionado o tapete dos pets (Foto: Gisele Rampazzo / Divulgação)

 

Já as baguetes, por também servirem à fixação das esquadrias, podem ser metálicas, de madeira ou outro acabamento desejado. Diferente da soleira, a baguete não é visualizada quando a porta está fechada, o que favorece a integração dos ambientes. Esta é uma excelente opção em corredores com muitas portas, para não pesar o ambiente. 

CONFIRA: QUAL A DIFERENÇA ENTRE PAGINAÇÃO ESPINHA E ESCAMA DE PEIXE?

No caso do box do banheiro, além da baguete, outra opção para conter a água é o tento. Também estreito, ele possui uma altura maior, variando entre 5 e 10 cm, enquanto a baguete tem de 1 a 3 cm. 

O que é transição de piso e quais os principais tipos

Paredes revestidas com porcelanato Oro Bianco e detalhe em filetes dourados (Foto: Portobello Shop Palmas / Divulgação)

Outro elemento de transição de pisos é o filete. Diferente dos anteriores, seu uso marca a mudança de pisos em um mesmo ambiente e, em muitos casos, é apenas um elemento decorativo. Existem diversas opções de modelos e tamanhos. Em geral, recomendamos o uso de filetes de PVC entre pisos vinílicos e laminados; e filetes metálicos entre cerâmicas e pedras. 

CONFIRA: 17 PISOS COLORIDOS PARA SE INSPIRAR

Apesar do uso de transições de pisos, no geral, ter caído, os filetes aparecem como tendência em aplicações alternativas. É o caso da aplicação de filetes metálicos para disfarçar emendas em bancadas, decorar paredes ou ressaltar rodapés e rodatetos. 

No caso de áreas molhadas, é importante verificar a orientação do fabricante sobre a resistência daquele material. Em banheiros, por exemplo, além de possuir resistência à água, o filete precisará resistir a elementos químicos, como o shampoo e produtos de limpeza mais pesados. 

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 02 junho 2022 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais