Se um dia os SuperFormatos foram exclusividade do mercado de luxo em revestimentos, hoje, esta é uma preferência cada vez mais comum entre arquitetos e designers de interiores. Além do senso estético, os revestimentos maiores se consolidaram como uma tendência no Brasil graças à sua versatilidade.
Para quem não conhece a denominação, SuperFormatos, lastras ou maxi são os porcelanatos com formatos maiores de 100×100 cm. Os primeiros países a fabricarem esse tipo de produto foram a Itália e Espanha, e por muito tempo, ele era exclusivamente importado, com um prazo de entrega médio de 120 dias. Sem falar nos impostos!
Lembro que ainda era vendedora quando soube que a Roca Cerâmica começaria a produzir SuperFormatos no Brasil. O maquinário foi adquirido em 2018 pela empresa com a produção do formato 120×120 cm. Hoje, algumas marcas chegam a produzir peças de até 320×160 cm.
CONFIRA: 5 BENEFÍCIOS DE TER PORCELANATOS SUPERFORMATOS EM SEU PROJETO
A principal vantagem de investir em uma porcelanato maior é diminuir a quantidade de emendas. Quando aplicado em pisos e paredes, isso valoriza a amplitude. Já na produção de mobiliário e bancadas, é uma característica fundamental para valorizar o acabamento.
Pisos
A aplicação dos grandes formatos em pisos é a mais comum, graças ao benefício de proporcionar uma sensação de amplitude maior. Isso acontece por serem peças que exigem pouco rejunte, com juntas de 1 a 2mm, favorecendo uniformidade aos ambientes.
Com lançamentos cada vez mais interessantes, esta também é uma oportunidade de transformar o seu piso em uma verdadeira obra de arte. É o caso da novidade da Damme Porcelanato, o Sahara. Inspirado nas coloridas tendências da alta costura, possui veios com tons terrosos e claros que dão ainda mais vida ao preto.
Paredes
Os SuperFormatos também podem ser aplicados na parede, a fim de valorizar a amplitude. Isso porque, com dimensões maiores, é possível aproveitar melhor o pé-direito de casas e apartamentos, evitando emendas muito aparentes no meio da parede.
Divisórias
Além das paredes completas, os SuperFormatos podem ser utilizados para criar divisórias, principalmente em grandes livings ou ambientes corporativos. Se possível, invista em um padrão idêntico ao piso, favorecendo a sensação de fluidez entre as superfícies. Uma sugestão são superfícies que imitem mármores especiais, raros e ornamentais.
Painel de televisão
Compostos geralmente por superfícies maiores, os painéis de televisão são uma excelente aplicação para os máxi formatos. Para quem procura um visual mais elegante, uma sugestão são as lastras marmorizadas, que simulam super bem a pedra natural, com seus veios marcados. É o caso deste ambiente com SuperFormato da Roca.
Painel ripado
Já que entramos na temática de painéis, outra sugestão incrível é utilizar os padrões amadeirados de SuperFormatos para criar painéis “ripados”. Esta é uma solução interessante em áreas úmidas, onde não é prático utilizar madeira, ou próximo à lareira, garantindo a segurança de um revestimento frio. Quando instalados nas fachadas dos imóveis trazem o charme e o acolhimento da madeira, sem a necessidade de realizar manutenções periódicas.
Teto
Por apresentar um dos menores índices de porosidade do mercado de revestimentos, o uso do porcelanato se popularizou muito nos últimos anos. Além do piso e das paredes do boxe, os SuperFormatos podem ser aplicados também no teto, criando uma verdadeira caixa. Foi o caso neste projeto do escritório Donna Arquitetura, onde foi utilizado o porcelanato da Linha Confete, que imita Granilite.
Frontão e armários
Por serem pouco porosos, os porcelanatos são um excelente material para áreas molhadas e molháveis, como cozinhas. Um uso cada vez mais comum é no frontão, também conhecido como backsplash: a porção da parede próxima à pia e ao fogão, que pode receber respingos de água ou gordura.
Na Expo Revestir 2022, a Biancogres escolheu o luxuoso Royal Black Lux para o frontão, mas o que realmente atraiu olhares no projeto foi a aplicação do porcelanato nos armários, também adotada pela Portinari. Isso só é possível graças à leveza dessas peças, que não interfere na funcionalidade da marcenaria.
Bancada e ilha de cozinha
Além de ser pouco poroso e, portanto, mais resistente a manchas de alimentos e respingos de água, o porcelanato também é resistente a altas temperaturas. Por conta disso, outra aplicação bastante comum nos últimos anos tem sido bancadas e ilhas de cozinha.
Dependendo do tamanho da sua bancada, pode ser necessário fazer uma ou mais emendas. Essas juntas são mínimas e a colagem é feita com massa plástica.
Bancada do banheiro
Assim como na cozinha, os máxi formatos também podem ser utilizados no banheiro para criar bancadas. Uma dica para disfarçar as emendas, caso sejam necessárias, é utilizar um tom de massa plástica o mais próximo possível da cor do produto. Há também a possibilidade de criar bancadas já com a pia esculpida em porcelanato, graças à profundidade padrão de 60 cm, menor que as dimensões de um SuperFormato.
Peças de mobiliário
Com porcelanatos grandes e slim também é possível personalizar produtos. Devido à alta resistência a riscos e manchas, é uma tendência usá-los para criar mesas, por exemplo, como esta da foto abaixo, que foi produzida pela empresa Mais Revestimentos. O resultado é um visual clean e com alta durabilidade.