O papel de parede é uma excelente alternativa para quem deseja renovar a casa, sem se envolver em uma obra ou gastar muito. Deixando de lado os modelos convencionais, adesivos ou fixados com cola, o papel de parede líquido promete ser o queridinho da vez. Mas não se engane: ele não tem nada de papel!
CONFIRA: PAPEL DE PAREDE PARA ÁREA EXTERNA? PODE SIM!
Também comercializado como ecopaper, trata-se de um material composto, geralmente, por gesso, algodão ou fibras de celulose e seda. Ele deve ser misturado com água e, então, aplicado na parede com a ajuda de uma desempenadeira. O processo é muito similar à aplicação de uma argamassa, por exemplo.
Este método de aplicação, bem diferente da tinta e do papel de parede convencional, é o que garante uma das maiores vantagens do papel de parede líquido: ele é perfeito para esconder imperfeições, sem a necessidade de aplicar argamassa previamente. Para prepará-lo, basta seguir as orientações do fabricante, sem a obrigatoriedade de contratar uma mão de obra para isso.
No geral, o produto é misturado com água e aplicado na parede com o auxílio de uma desempenadeira, distribuindo e alisando a massa na parede. O produto pode ser aplicado em diversas superfícies, como tijolos, azulejos, madeiras, paredes lidas ou com texturas, mas não adere a vidros e MDF. Depois, é só esperar secar.
Ainda com pouca aplicação nos projetos brasileiros, este produto só pode ser utilizado em ambientes secos, como quartos e salas, por possuir uma alta taxa de absorção. Aplicá-lo em cozinhas, lavabos e banheiros, onde ele pode sofrer com respingos de água, pode comprometer a aderência do produto na parede.
Já para retirá-lo, basta borrifar água, retirar o produto, espalhar sobre uma placa de vidro e esperar secar novamente. Assim, ele poderá ser reutilizado quando quiser. Caso haja algum risco ou mancha, basta borrifar água e reaplicar o produto, corrigindo a falha. Esta facilidade lhe rendeu a alcunha de sustentável: além de ser um material 100% natural e ecológico, cuja aplicação não gera resíduos, ele pode ser reaplicado e permite reparos facilmente.
Outras vantagens são o custo-benefício, já que o valor é menor por m² quando considerada a mão de obra; o revestimento é antialérgico, antimofo e não possui cheiro por ser composto de materiais orgânicos; e ainda funciona como isolante térmico e acústico, atenuando barulhos e variações de temperatura por se tratar de uma nova camada em sua parede.