Conhecido pela sigla PVC, o policloreto de vinila é um dos polímeros de plástico mais produzidos no mundo. A resina de PVC é um pó branco formado por 57% de cloro e 43% de eteno, derivado do petróleo. Em sua forma pura, não possui grandes aplicações, mas com a adição de outros produtos químicos ganha diversas formas: rígida ou flexível, transparente ou opaco, dentre diversas outras características e utilidades.
Criado no período pós-guerra pelos alemães, apesar dos questionamentos em torno do uso do plástico nos últimos anos, o PVC ainda é amplamente empregado pela indústria, por se tratar de um material leve, resistente, isolante, impermeável, reciclável e fabricado com baixo consumo de energia.
Hoje, o segmento que mais utiliza o PVC é o da construção civil. Sua resistência às intempéries climáticas, durabilidade superior a 50 anos e custo baixo foram as principais características para seu sucesso nas obras. Os usos mais comuns para o PVC são em canos, fios e cabos, revestimentos e esquadrias.
Canos
O PVC é um dos materiais mais competitivos no mercado para canos. Ele atende bem à condução de líquidos e gasosos por ser impermeável a ambos; atóxico e resistente a fungos e bactérias.
Fios e cabos
Além de ser um excelente isolante elétrico, o PVC é resistente a insetos e roedores, garantindo uma maior vida útil à fiação elétrica da casa.
CONFIRA: TELHAS DE BARRO VS TELHAS TERMOACÚSTICAS: CONHEÇA AS VANTAGENS E DESVANTAGENS
Portas e janelas
Além do conforto térmico e acústico, as janelas e portas de PVC não desgastam com as intempéries climáticas, não ficam amareladas, não empenam e são resistentes ao fogo e à maresia. De fácil limpeza, resistem por até 50 anos e parecem novas por um longo período.
Forros
O forro de PVC é muito comum em tetos e paredes das casas brasileiras por ser leve e barato. Além disso, possui fácil instalação, é imune ao ataque de cupins e não exige manutenção – o único cuidado constante é com a limpeza, para evitar o acúmulo de gordura e de poeira.
Vinílicos
Os pisos e painéis vinílicos são produzidos a partir do PVC. Super versátil, é possível encontrar diversas opções de cores e texturas. Existem dois tipos de pisos vinílicos: os colados e os clicados.
Os clicados são uma excelente opção para casas alugadas e obras comerciais, pois a instalação é mais rápida e podem ser removidos com facilidade e aplicados em outro lugar. Eles têm de 4 a 6 mm de espessura. Os colados são mais baratos e a mão de obra precisa ser especializada, pois mostram mais a irregularidade do contrapiso por serem mais fininhos, possuindo de 2mm a 3 mm de espessura.
Revestimentos 3D
Os revestimentos 3D são uma das aplicações mais recentes para o PVC, mas já temos alguns modelos disponíveis no mercado. No geral, apresentam desenhos menores e mais delicados. Vale estar atento se o uso é permitido em áreas externas ou apenas internas.