Os rejuntes coloridos já se provaram uma tendência e são mais simples de usar do que você imagina! Além do apelo estético, eles são uma solução interessante para quem deseja evitar o aspecto encardido, já que a versão tende a acumular e denunciar a sujeira.
Você pode utilizar rejuntes mais escuros ou pigmentados para ressaltar uma paginação, camuflar o revestimento em questão ou mesmo criar contrastes inusitados. A seguir, selecionei 14 usos interessantes para o rejunte colorido!
- No projeto do escritório Rua 141 Arquitetura e Rafael Zalc, do Zalc Arquitetura, vemos a combinação mais comum de rejunte colorido: o tom preto com pastilhas brancas. A depender da luz, este contraste rende diferentes impressões.
- No projeto dos designers do estúdio Hølte, o azul vibrante da marcenaria se estendeu à parte superior da parede, enquanto a área molhada recebeu azulejos quadrados brancos com rejunte colorido.
- Assinado pelo escritório Azab, este apartamento de 1968 ganhou áreas molhadas em paginação espinha de peixe, com um belo degradê que mistura vermelhos, laranjas e beges. O rejunte escolhido para completar a paleta foi o dourado.
- A designer de interiores Emma Omeara combinou os azulejos azul claro com o rejunte um pouco mais escuro no banheiro de sua casa em Barwon Heads, na Austrália. Esta estratégia de tom sobre tom valoriza a paginação, sem roubar a atenção do revestimento.
CONFIRA: COMO ESCOLHER O REJUNTE: TIPOS, CORES, CUIDADOS NA APLICAÇÃO E LIMPEZA
- Utilizar rejuntes coloridos é uma maneira de dar um aspecto vintage aos azulejos quadrados. No banheiro projetado pela arquiteta Patricia Urquiola, o tom escolhido foi o laranja utilizado no teto, que garante um contraste interessante com o azul claro do revestimento.
- Uma maneira de suavizar o azulejo preto é utilizar rejuntes em candy color. Na cozinha projetada pelo escritório Ater Architects, a escolha foi o rosa claro, que combina com os pés da mesa redonda ali posicionada.
- Neste projeto, assinado pelo escritório Arent & Pyke, os subway tiles foram assentados na posição vertical até metade da parede. Ladrilhos em tamanho mini revestem a outra metade, criando um interessante efeito visual. O rejunte cinza é uma excelente opção para não chamar tanta atenção, mas evitar o aspecto de sujeira.
- No projeto do escritório Offices&M em Londres, a proposta era mesclar elementos lúdicos na decoração, criando uma atmosfera mais simpática para as crianças. Na cozinha, os azulejos rosa ganharam rejuntes amarelos, destacando a paginação em espinha de peixe.
CONFIRA: REJUNTE CIMENTÍCIO, ACRÍLICO OU EPÓXI? DESCUBRA QUAL USAR NA SUA REFORMA
- Ao invés de buscar o contraste em rejuntes coloridos, o escritório Joinery & Design Co. aproveitou o tom similar aos subway tiles para criar uma parede homogênea. É até necessário olhar com atenção para notar a paginação em espinha de peixe.
- Já no projeto do escritório PKB Arquitetura, o rejunte cinza serve para realçar a geometria dos azulejos quadrados instalados no frontão da cozinha. A composição fica perfeita com os armários escuros.
- Para o balcão principal deste café, o estúdio ORA apostou no uso de subway tiles na cor branca. O destaque fica por conta do rejunte na cor coral, que também aparece na parede ao fundo.
- Na cozinha projetada pela arquiteta Tatiane Waileman, o formato hexagonal dos azulejos da cozinha é realçado pelo azulejo azul claro, em harmonia ao restante da decoração.
- No mesmo projeto, o ladrilho hidráulico em azul e branco foi o ponto de partida para toda a decoração. O efeito de mural é garantido graças ao rejunte fininho azul, que quase passa despercebido.
- Neste banheiro projetado pelo escritório Colombo e Serboli Arquitetura, tons quentes criam um efeito surpresa para quem entra no local: no piso, os azulejos ganharam rejunte terracota, que combina com o gabinete de madeira laqueada feito sob medida.