Descubra quais são os melhores tipos de revestimento para piscina de alvenaria

Entenda as vantagens e desvantagens de ter uma piscina desse estilo Todo verão bate aquela vontade de ter uma piscina em casa, não é mesmo? E se tem algo que valoriza um imóvel, o nome dela é piscina de alvenaria. Ela pode ser projetada de acordo com o gosto do cliente. Mas você sabe como […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 10 fevereiro 2022 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:

Entenda as vantagens e desvantagens de ter uma piscina desse estilo

Caprichar no projeto é primordial para a sua durabilidade (Foto: Renato Navarro / Divulgação)

Todo verão bate aquela vontade de ter uma piscina em casa, não é mesmo? E se tem algo que valoriza um imóvel, o nome dela é piscina de alvenaria. Ela pode ser projetada de acordo com o gosto do cliente. Mas você sabe como cuidar deste tipo de material? Qual revestimento pode ser usado na piscina? Acompanhe a leitura para saber todas essas informações, e ainda as vantagens e desvantagens de ter uma dessas em casa.

CONFIRA: BORDA DE PISCINA: CONHEÇA OS TIPOS DE MATERIAIS MAIS INDICADOS PARA REVESTIR

É fato que existem uma variedade de revestimentos para a área da piscina, e as dúvidas são constantes para quem é leigo no assunto. Se você se encaixa nesse grupo, confira a seguir!

 

Principais revestimentos

Entre as vantagens da piscina de alvenaria para outros tipos como a de fibra estão a durabilidade e a capacidade de personalização do formato e acabamento (Foto: Gui Morelli / Divulgação)

As piscinas de alvenaria permitem o uso de revestimentos que trazem a personalidade do morador a área de lazer. Entre os mais usados estão: azulejo, cerâmica, pastilhas de vidro, pedras naturais e porcelanato.

O azul e o verde são as cores mais presentes nesse espaço, mas você pode investir em materiais coloridos. Você pode fazer desde um revestimento simples a um mosaico. Mas, tudo isso dependerá do estilo de decoração, de como você irá optar pelas manutenções, e claro, do valor que será disponibilizado.

CONFIRA: 50 IDEIAS DE PISCINAS PARA VOCÊ SE INSPIRAR

Já na parte externa, é indicado materiais antiderrapantes, anti porosos e que não esquentam muito, como: cimento queimado, granito, deques de madeira, pastilhas de porcelana e pedra mineira. É importante destacar que o rejunte usado em piscina de alvenaria é diferente do aplicado em acabamentos de casas.

Qual é a estrutura de uma piscina de alvenaria?

A base e as paredes são feitas de concreto. Em sua fundação normalmente é feito um radier e uma viga de fechamento, onde é amarrada a armadura das paredes. As laterais da piscina de alvenaria são feitas com bloco estrutural, armados em seu interior e preenchidos com concreto.

No revestimento interior, vem às cerâmicas ou pastilhas. Já nas bordas, o ideal, como dito acima, é escolher um material poroso e antiderrapante para evitar quedas e escorregões.

 

Vantagens x desvantagens

Piscinas construídas em alvenaria e revestidas com azulejos, necessitam de manutenção periódica (Foto: Renato Navarro / Divulgação)

Mesmo sendo o tipo mais caro, investir em revestimento para piscina de alvenaria é sempre uma boa opção, principalmente quando pensamos na durabilidade e também na personalização da área.

Se optar por esse tipo de revestimento, sua piscina pode ter os mais variados tipos de formato e tamanhos. O motivo é que por ser feita do zero, o revestimento em alvenaria permite que você adeque o formato de sua piscina de acordo com a decoração da sua casa ou até mesmo com desenhos específicos. Além disso, ela também possui mais opções de revestimento: azulejos, pastilhas, pedras naturais.

Quanto às desvantagens, o custo de um projeto de piscina de alvenaria é alto, já que todo o trabalho é feito in loco e exige mais materiais e mão de obra. Sua manutenção também é mais trabalhosa, pois alguns tipos de revestimentos acumulam muita sujeira e até mesmo pequenas algas com bactérias. Por isso, é importante uma manutenção mais frequente com produtos específicos.

Contudo, o prazo de entrega da obra é maior por conta da sua complexidade na obra, demorando mais do que a conclusão da piscina de fibra ou vinílico.

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 10 fevereiro 2022 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais