Você quer decorar o quarto, mas tem problemas com umidade? Calma! Existem opções de revestimento para parede de quarto com umidade que te ajudam a conter o problema
As intensas chuvas de verão nas últimas semanas estão trazendo umidade para dentro de muitas casas. Como uma visitante desagradável, ela chega e se espalha pelos cantos e rodapés sem que percebamos. Além das paredes e pisos que podem ficar úmidos e escorregadios, a condição climática também propicia o aparecimento de mofo e bolor.
Quando essa umidade aparece no quarto, a preocupação é ainda maior, já que passamos bastante tempo nesse ambiente – pelo menos oito horas de sono todas as noites. Por isso, escolher corretamente o revestimento para quartos com umidade faz toda a diferença.
Se você está sofrendo com bolor e mofo no seu quarto, confira algumas dicas para reverter esses problemas!
Quais são as causas e consequências da umidade?
Antes de pensar em como resolver o problema da umidade, é importante entender por que ele acontece. Alguns dos motivos, inclusive, podem e devem ser resolvidos, evitando questões mais sérias, capazes de comprometer a estrutura do seu imóvel.
CONFIRA: CONFIRA QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS ERROS NA HORA DE COMPOR A DECORAÇÃO DOS QUARTOS
Estamos falando, por exemplo, de vazamentos em canos e danos nos telhados ou ao redor dos caixilhos das janelas. Esses problemas precisam ser consertados assim que você os identificar.
Em alguns casos, o problema pode estar relacionado a questões como ventilação inadequada, iluminação insuficiente ou falta de impermeabilização nas vedações. Nesse último caso, a umidade do solo acaba subindo pelas paredes da construção.
Quem mora em regiões úmidas e cidades litorâneas também acaba sofrendo mais com o problema. Nessas situações, é importante saber como evitar maiores estragos e prevenir danos à saúde.
Os dois grandes problemas causados pela umidade excessiva no quarto, sem dúvida, são o mofo e o bolor. Embora ambos sejam causados por fungos, o bolor apenas infecta os objetos, enquanto o mofo os corrói.
O bolor é facilmente reconhecível pela superfície em tom acinzentado e pode ser removido com um pano úmido embebido em uma solução anti-bolor. Já o mofo é caracterizado por pontos pretos escuros e tende a ser mais difícil de remover, causando danos profundos ao material afetado.
Tipos de revestimento para parede interna com umidade
Cerâmica
Entre as várias opções disponíveis, os revestimentos cerâmicos são os mais indicados para esses espaços e existem bons motivos para isso: sua alta durabilidade e resistência.
CONFIRA: 42 IDEIAS DE DECORAÇÃO PARA QUARTOS PEQUENOS
As placas cerâmicas são compostas de três camadas: a primeira é o suporte ou biscoito; a segunda é o engobe (tem função impermeabilizante e garante a aderência do esmalte ou entre as partes); e a terceira é o esmalte (camada vítrea que também impermeabiliza e decora a superfície). Por contarem com todas essas camadas, estes revestimentos têm uma resistência maior à umidade e, consequentemente, a bolor e mofo.
No caso de ambientes onde a presença de umidade é muito maior, ocasionando mais retenção dela, indica-se aplicar a cerâmica não só nas paredes, mas também no chão do local.
Outro benefício deste material é a vasta opção de formas, texturas e modelos. Você consegue comprar o que cabe no seu bolso e que combina com sua decoração.
Porcelanato
Caso você não queira utilizar a cerâmica como revestimento para parede interna com umidade, uma outra excelente opção é o porcelanato.
Quando em comparação com a cerâmica, essa opção de revestimento apresenta uma enorme desvantagem que é o fato de ela ser mais cara, enquanto a primeira tem um melhor custo benefício.
Por outro lado, o porcelanato é muito versátil. Além disso, ele é impermeável e possui uma porosidade que é bem baixa, evitando assim a ocorrência de um problema como a presença de umidade: o acúmulo das manchas na parede.
Você pode optar por comprar os porcelanatos que sejam polidos ou naturais, de acordo com o seu orçamento, mas qualquer uma das duas opções são extremamente resistentes à abrasão.
Tudo isso coloca, portanto, o porcelanato como uma excelente opção para revestir paredes internas com umidade.
Granito ou mármore
O granito e o mármore são excelentes para serem usados em revestimento não só paredes, mas também nos pisos em áreas úmidas.
O mármore é bem mais caro do que o granito, mas também tem uma durabilidade bem maior do que esse outro material.
Já o granito tem como vantagem principal o fato de que ele possui uma porosidade muito baixa, reduzindo assim os riscos do surgimento de manchas devido à umidade.
Como usar a cerâmica nos quartos?
Aqui vai uma dica caso você opte por usar cerâmica no quarto. É possível criar a cabeceira da cama com uma cerâmica que reproduz madeira, adicionando um novo elemento decorativo ao ambiente. Outra opção é o revestimento de meia parede. Nesse caso, além da cerâmica, a recomendação é o uso de tinta impermeabilizante.
Também existem opções que interpretam tijolinhos à vista, com formas geométricas em 3D e muitas outras, para você soltar a criatividade e deixar seu quarto protegido.
Mas se você prefere um décor mais clean, poderá usar uma cerâmica lisa e neutra, sem problemas.