15 ideias de ambientes com piso de taco de madeira

Muito em alta nas décadas de 50 e 60, os tacos de madeira voltaram a ser considerados tendência nos últimos anos. Este movimento deve-se, em grande parte, à valorização de um olhar mais sustentável sobre a arquitetura, com o reaproveitamento de revestimentos e a restauração desses antigos pisos em casas e apartamentos.  Como fã da […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 13 fevereiro 2022 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:

Muito em alta nas décadas de 50 e 60, os tacos de madeira voltaram a ser considerados tendência nos últimos anos. Este movimento deve-se, em grande parte, à valorização de um olhar mais sustentável sobre a arquitetura, com o reaproveitamento de revestimentos e a restauração desses antigos pisos em casas e apartamentos. 

Como fã da madeira para criar ambientes aconchegantes e essa sensação de abraço mesmo, preciso confessar que amo este revestimento. E não estou sozinha! “Quem encontra um apartamento antigo para reformar nunca abre mão de renovar a vida útil dos taquinhos, que são lindos, com uma longa durabilidade e atemporais na decoração”, afirma a arquiteta Paula Passos.

Apesar de conferirem um efeito retrô muito característico, há uma diversidade de tacos de madeira. Os mais comuns são feitos de sucupira, ipê, grapia, cumaru, peroba mica, jatobá e amêndola. Eles costumam ter 2 cm de espessura e tamanhos variados, que vão do taquinho (7 x 21 cm) ao tacão (19 x 50 cm). 

CONFIRA: 5 BENEFÍCIOS DO PISO DE MADEIRA

A seguir, selecionei 15 ideias de ambientes para se inspirar e aderir ao piso de taco de madeira! 

 

  1. A reforma do apartamento de 140 m², no Edifício Louveira foi idealizada com o propósito de dialogar com a estética original do prédio. Ao demolir paredes para redefinir os espaços, a arquiteta Ana Sawaia aproveitou para resgatar elementos emblemáticos do prédio e enaltecer outros, como o assoalho de tacos de perobinha. 
Sala de estar com piso de tacos de madeira, sofá verde, cadeiras de madeira

Projeto da arquiteta Ana Sawaia (Foto: Carolina Lacaz / Divulgação)

  1. Este apartamento de 230 m² tem ambientes amplos para o convívio da família. As profissionais do escritório Roberta Moura + Paula Faria Arq. trabalharam em todos os ambientes da planta, garantindo também uma decoração totalmente nova. A dupla conseguiu ainda recuperar o piso original do apartamento, feito com taco de peroba-do-campo.
Sala de jantar com piso de tacos de madeira, mesa comprida com oito cadeiras marrom e paredes brancas

Projeto do escritório Roberta Moura + Paula Faria Arq (Foto: Divulgação / Denilson Machado | Produção: Luciana Algarte)

 

  1. No apartamento do morador e sócio do escritório PKB Arquitetura, em Niterói, no Rio de Janeiro, os espaços são vivos, mas com cores sóbrias e bases neutras. No living e nos quartos, o arquiteto manteve o piso original de tacos de peroba, que passou por clareamento. 

Projeto do escritório PKB Arquitetura (Foto: Denilson Machado / MCA Estúdio / Divulgação)

 

  1. Este apê de 50 m² é prático e amplo, com vista para a cidade de São Paulo. O piso de taco de madeira tauari, foi instalado com a paginação escama de peixe, uma das minhas favoritas. Projeto assinado pelo escritório Entre Arquitetos. 

Projeto do escritório Entre Arquitetos (Foto: Gui Rebelo / Divulgação)

 

  1. Um clássico dos anos 1950, este prédio na Avenida Paulista foi projetado em 1956 pelo arquiteto Abelardo Riedy de Souza. Na reforma do arquiteto Eduardo Franco Correia, o assoalho de tacos de ipê foi restaurado na reforma. As portas pivotantes de madeirite naval com pintura preta fecham a sala de TV. O paisagismo em vasos foi criado pelo morador com a ajuda do arquiteto. 

Projeto do arquiteto Abelardo Riedy de Souza (Foto: Denilson Machado / MCA Estúdio / Divulgação)

 

  1. Os clientes do escritório Bezamat Arquitetura tinham como prioridade respeitar a arquitetura original do imóvel, localizado em um edifício de 1929. Para isso, as profissionais mantiveram o piso original de taco de madeira clara e escura, evidenciando as diferentes paginações nos cômodos. 

Projeto do escritório Bezamat Arquitetura (Foto: Denilson Machado/Divulgação)

 

  1. Um pedido do casal de moradores deste apartamento foi que o revestimento do piso fosse de “quente” para andarem descalços em casa, mesmo nos dias gelados. A aposta do escritório doob arquitetura foi o taco de madeira tauari, de cor clara para combinar com o restante da marcenaria.

Projeto do escritório doob arquitetura (Foto: Júlia Ribeiro/doob arquitetura)

 

  1. Na reforma total deste apê, coordenada pelo escritório VNK Arquitetura, todos os acabamentos foram substituídos, com exceção do piso de taco da sala que orientou a escolha dos demais. Pensando na neutralidade de cores, os painéis de madeira trazem aconchego e mantém a paleta de tons mais leves.

Projeto do escritório VNK Arquitetura (Foto: Divulgação / Ale Rodrigues / Produção: Carolina Esper / Curadoria de arte: Luciana V. Colesanti)

 

  1. Neste apartamento de 115 m² em Copacabana, no Rio de Janeiro, o piso de taco original do apartamento estava em bom estado e foi mantido, mas algumas peças foram trocadas e renovadas. O projeto, que possui bastante integração e uso de cores em elementos pontuais, foi comandado pela arquiteta Bianca da Hora.  

Projeto da arquiteta Bianca da Hora (Foto: Denilson Machado / MCA Estúdio / Divulgação)

 

  1. Neste projeto do escritório MN Arquitetura e Interiores, o ladrilho hidráulico instalado na área da cozinha e no hall de entrada traz personalidade ao apê. O restante do imóvel preservou o piso original de taco de madeira, mais alongado que os anteriores. O resultado é um lar moderno, jovem e clean. 

CONFIRA: PISO DE MADEIRA: UM GUIA COMPLETO PARA ESCOLHER O MODELO E FAZER A MANUTENÇÃO

Projeto do escritório MN Arquitetura e Interiores (Foto Mariana Orsi / Divulgação)

 

  1. Neste apartamento de 100 m², reformado pelo arquiteto David Ito, as paredes foram revestidas de tijolinhos aparentes, pintados de branco, enquanto a laje, devidamente descascada, deixou o concreto à mostra. Já o piso original, de tacos de ipê, foi mantido.

Projeto do arquiteto David Ito (Foto: Maíra Acayaba / Divulgação)

 

  1. O morador do apartamento de 130 m², no bairro de Santa Cecília, na capital paulista, queria algo convidativo, contemporâneo, sem “muita frescura”. O piso de taco de madeira capta esta essência, combinado a móveis de design e o projeto luminotécnico exposto. Projeto do escritório Box14 Arquitetura. 

Projeto do escritório Box14 Arquitetura (Foto: Mariana Orsi / Divulgação)

 

  1. Durante a obra do escritório Paula Müller Arquitetura e Interiores, o piso original de taco do apê foi restaurado e o novo tom conferido a ele ficou mais suave e, ao lado da marcenaria, criou uma grande atmosfera aconchegante, para que todos pudessem desfrutar. 

Projeto do escritório Paula Müller Arquitetura e Interiores (Foto: Divulgação / Denilson Machado / MCA Estúdio)

 

  1. A maior inspiração do escritório CoDA Arquitetos foi a própria arquitetura do prédio. O apê já tinha o que precisava para ficar lindo, incluindo o piso de taco de madeira original. As paredes brancas enaltecem os móveis de design. 

Projeto do escritório CoDA Arquitetos (Foto: Joana França / Divulgação)

 

  1. Para alcançar o objetivo de resgatar a história da construção, o escritório Oliva Arquitetura manteve os tijolos originais da construção à mostra, em alguns pontos pintados de branco para atribuir amplitude ao espaço. Além disso, o piso de taco também foi mantido. O tablado eleva o sofá, permitindo uma melhor vista através da janela de vidro. 

Projeto do escritório Oliva Arquitetura (Foto: Mariana Orsi / Divulgação)

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 13 fevereiro 2022 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais