Atemporal, o tijolinho já provou que é uma tendência que veio para ficar. Ainda assim, sobram dúvidas sobre o revestimento. Afinal, são muitos os materiais disponíveis no mercado que podem dar este efeito, como os bricks de cerâmica, muito utilizados na decoração de interiores.
Se você ainda tem dúvidas de qual o material mais indicado para sua obra, os cuidados na instalação e manutenção das peças, preparei um manual completo sobre o revestimento, que você confere a seguir!
Tipos
O mercado dispõe de diferentes materiais para alcançar o efeito de tijolinhos, desde revestimentos cerâmicos até o original de barro. Este último é o tipo mais comum, que encontramos na estrutura das construções ao descascar as paredes.
Como vantagem, ele oferece preço acessível, alta resistência, durabilidade, além de conforto térmico e isolamento acústico. Mas se você não quiser depender da sorte de descascar a parede e encontrar tijolinhos ao invés de blocos de cimento, os bricks de cerâmica são outra excelente opção.
CONFIRA: 37 IDEIAS DE AMBIENTES COM TIJOLINHO BRANCO
Tratam-se de placas de revestimentos que simulam de forma muito fiel o charme e a beleza dos tijolinhos. Além disso, contam com um leque extenso de acabamentos. Outra vantagem é que a aplicação é feita diretamente na parede, permitindo diversas paginações.
Assentamento
Embora sejam duráveis, os tijolos de barro que ficarão expostos pedem alguns cuidados na instalação. O primeiro passo é nivelar a parede e acertar o alinhamento das peças, garantindo um bom resultado na parede.
Para o assentamento, você precisará erguer uma parede com a ajuda de argamassa. A superfície precisa estar limpa e seca, mas com pequenas ranhuras para aumentar a aderência da argamassa. Vale estudar qual junta se aplica melhor ao estilo do seu projeto:
Junta cheia: a argamassa fica aparente, pois é nivelada na superfície do tijolo, dando um tom mais rústico e envelhecido;
Junta seca: a argamassa fica escondida, dando a impressão de que os tijolinhos estão empilhados, propiciando um visual mais moderno;
Junta frisada: a argamassa fica aparente, mas é parcialmente removida entre os tijolos, criando um efeito de profundidade.
Independente do estilo escolhido, é importante verificar se as juntas verticais e horizontais coincidem, a fim de obter um visual harmônico.
Já para quem pretende remover o reboco da parede existente, a dica é tomar muito cuidado para que as ferramentas não machuquem demais as peças que ficarão aparentes, embora o acabamento desigual seja indicado para quem quer um visual mais rústico.
Manutenção
Antes de sair descascando ou levantando paredes, é importante saber que o tijolinho de barro demanda cuidados permanentes devido à sua porosidade. Um truque comum no pós-obra é esfregar a parede com uma bucha suave para evitar que o tijolo solte pó. Depois, é fundamental impermeabilizar as peças com silicone ou resina, evitando a formação de limo e acúmulo de sujeira.
Quando os tijolinhos são aplicados na área externa, é necessário limpá-los mensalmente com solução de cloro com água. Já para a área interna, se faz necessário remover o pó com pano úmido ou uma vassoura de cerdas macias. Se você fizer a limpeza à risca, a parede deve permanecer intacta por até dois anos, quando será necessário aplicar novamente a resina.
Se a ideia é colorir os tijolos, o mais recomendado é utilizar tinta acrílica, mais fácil de limpar do que a látex. Ela pode ser aplicada com rolo, deixando as superfícies uniformes. Esta é uma ótima forma de esconder as imperfeições de paredes brutas, que foram descascadas.
Paginação
Os bricks cerâmicos são até mais simples de instalar que os tijolos de barro. Basta que a parede esteja lisa e seca, sem qualquer sinal de gordura ou resíduo que possa prejudicar a aderência da argamassa na hora de colar o revestimento. Tome cuidado para não exagerar na argamassa e limpe o excesso logo em seguida, com esponja úmida.
Uma vantagem dos bricks sobre os tijolos de barro são as diferentes paginações: alinhada na horizontal, na vertical, dama, escama de peixe, diagonal, amarrada, entre outras.
Tamanho
Em geral, os tijolos de barro medem 5 x 22 x 10 cm e podem ser divididos em dois, ficando com 5 cm de espessura. Essa é uma estratégia comum para economizar alguns centímetros em ambientes pequenos. Já os bricks podem ser encontrados em dimensões variadas e costumam ter apenas 1 cm de espessura, influenciando muito no aproveitamento de espaço.