Frequentemente associado às casas de campo, o estilo rústico vai muito além dos limites da zona rural. Na decoração, ele é caracterizado pelo uso de elementos naturais, como madeira, pedras e palha. Estes materiais são capazes de despertar a nossa memória afetiva, transmitindo tranquilidade e acolhimento.
Durante a pandemia, a necessidade de reconectar-se com a natureza levou a um aumento na procura destes revestimentos rústicos. Além da madeira e das rochas naturais, o acabamento mais bruto, no lugar de revestimentos polidos e simétricos, ganhou espaço mesmo em apartamentos dos grandes centros urbanos.
CONFIRA: REVESTIMENTOS 3D: O QUE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO NA HORA DA ESCOLHA
“Normalmente, os revestimentos rústicos apresentam texturas em sua superfície, o que nos dá uma sensação de aconchego e até mesmo de aquecer o ambiente. Não à toa, são muito utilizados em casas de campo, fazendas e em locais mais frios”, afirma Raíssa Ribeiro, analista de produtos da Espaço Smart. “Além disso, nos deparamos bastante com este tipo de revestimento em casas de praia. De qualquer forma, ele sempre carrega essa aura de proximidade com a natureza”, completa.
Para quem procura uma alternativa às pedras naturais, que podem apresentar um custo final bastante elevado, a Smart Texturise desenvolveu um revestimento que reproduz sua aparência, mas é fabricado a partir de um composto de polímeros e cargas minerais, estruturado com fibra de vidro. Este tipo de produto é muito comercializado nos Estados Unidos, pois os americanos são muito adeptos às soluções práticas, e é uma excelente opção para reduzir o impacto ambiental, além de contar com uma aplicação leve e sofisticada.
“Nosso carro chefe é a Linha Trend, que traz os revestimentos em forma de placas de 0,5 m², que podem ser instaladas em áreas externas e internas. Esses revestimentos são aplicados com parafusos e possuem abas para fixação, sobrepostas com a instalação da próxima placa. Esta forma de aplicação é muito compatível com o sistema de construção à seco e dispensa mão de obra especializada”, explica Raíssa
Entre os modelos com uma pegada mais rústica, destacam-se o filete e o travertino. O filete tem a estética da pedra canjiquinha, uma das mais queridas entre os brasileiros. Atemporal, ele pode ser encontrado no branco, creme e pérola. O travertino, inspirado na rocha de mesmo nome, possui veios profundos e acabamento de pedra realmente talhada, mais bruto e rústico. Você pode escolher entre as cores creme, gray e pérola.
Para quem procura flertar com os estilos rústico e moderno, o modelo lineal traz uma paginação em réguas grandes de pedra, com pequenas variações de tamanho entre si, o que resulta em uma estética mais moderna, mas com uma textura rústica. Ele está disponível no creme, pérola e óxido.