Ladrilho hidráulico nada mais é do que peças de cimento totalmente artesanais que encantam pelo colorido, personalização e desenhos que formam nos espaços. As peças podem apresentar diferenças de cores e tamanhos por serem artesanais.
Por ter base cimentícia, demanda a aplicação de impermeabilizantes e requer mais manutenção. Não é algo muito complexo e o resultado estético é tão lindo que compensa. Algumas marcas não recomendam o uso do ladrilho no piso de áreas molhadas, mesmo passando impermeabilizante nas peças. Por isso, sempre cheque a recomendação do fabricante.
Este revestimento é instalado com junta seca e calafetado com rejunte. Dois ou três dias após a colocação, aplica-se mais uma camada de resina acrílica para impermeabilizá-los e protegê-los contra manchas. Para limpeza, é mais recomendado usar sempre água e sabão neutro. Por ser um material muito poroso, nunca use cândida, produtos químicos ou derivados na limpeza.
Confira a seguir 25 cozinhas com ladrilhos hidráulicos!
- No projeto assinado pelo Studio Due Arquitetura, o uso do ladrilho hidráulico foi o que norteou a decoração. A memória afetiva está presente no material, que remete aos antigos casarões de fazendas mineiras. No apê, o material é empregado no frontão da cozinha e na bancada, e é composto com outros elementos, como o cimento queimado.
- No projeto do escritório Tria Arquitetura, das arquitetas Marina Cardoso de Almeida e Sarah Bonanno, irmã da moradora, madeira, ladrilho hidráulico e cores claras foram o mote. “Tudo lembrava uma casa acolhedora como a da nossa avó Emília. Somamos a essa afetividade a praticidade, em uma mistura que favorece os encontros de família”, explica Sarah.
- No projeto do escritório Tatiane Waileman Arquitetura, a escolha dos ladrilhos hidráulicos para o frontão da cozinha combina com o restante da decoração e cria uma unidade com a vegetação, graças aos detalhes verdes.
- No projeto do arquiteto Maurício Nóbrega, a churrasqueira fica em um anexo à parte da casa de campo. Por conta disso, foi necessária a construção também de uma cozinha de apoio, que ganhou divertidos ladrilhos hidráulicos geométricos.
CONFIRA: BANHEIROS COM LADRILHOS HIDRÁULICOS PARA SE INSPIRAR
- O projeto da arquiteta Mariane Rios foi conceituado para que, após a integração da cozinha com a sala, houvesse um destaque visual nela, e este foi feito por meio do piso de ladrilho hidráulico, personalizado pelo escritório especialmente para este projeto – ele se tornou o coração da casa.
- O projeto do arquiteto Daniel Bolson, do escritório Coletivo Par, traz o melhor do estilo retrô à cozinha. O ambiente recebeu revestimento de metrô na parede e, no piso, ladrilho hidráulico. Os armários de madeira aquecem o ambiente.
- Os ladrilhos hidráulicos foram desenhados pelo escritório FGMF, também responsável pelo projeto, e foi escolhido um tom de cinza semelhante ao cimento queimado. A paleta de cores é pautada nos tons sóbrios para garantir uma decoração atemporal, que os acompanhe por bastante tempo.
CONFIRA: 51 IDEIAS COM LADRILHOS HIDRÁULICOS PARA TE INSPIRAR
- No projeto do Voilà Studio, o ladrilho hidráulico é branco com linhas azuis e combina com os móveis do mesmo tom do balcão na cozinha. A cor é um clássico nas cozinhas e dá um toque retrô e divertido ao ambiente.
- No projeto da arquiteta Selma de Sá Moreira, a varanda gourmet é integrada à cozinha e recebeu ladrilho hidráulico estampado no piso. Quando quatro peças dos ladrilhos hidráulicos do tipo florão se juntam, formam um lindo desenho com proporções generosas.
- O designer Marcelo Rosenbaum escolheu o ladrilho modelo Estrela para cobrir boa parte do piso do living, do lavabo e até a parede da cozinha deste apartamento. Embora tenha uma aura vintage, a estampa geométrica deixa a decoração moderna e unifica os ambientes.
- A combinação de concreto aparente e piso de ladrilhos hidráulicos deu um ar industrial a este apartamento, projetado pelo arquiteto Gustavo Calazans. O revestimento, com desenho geométrico, tem tom parecido com o laranja queimado usado nos armários de laca fosca.
- As tradicionais lanchonetes americanas dos anos 1950 serviram de inspiração para o projeto desta cozinha, assinado pelo escritório Wolff + Fujinaka Arquitetos. A coifa aparente, os acabamentos de aço inox, o banco estofado e o ladrilho reforçam o clima retrô.
- No projeto da arquiteta Andrea Mu, a cozinha não deveria ficar visível da sala, mesmo com a integração. Para garantir isso, uma parede foi criada para “esconder” a cozinha do acesso ao lavabo. A parede está revestida com ladrilhos e funciona como se fosse um mural.
- O casal de moradores, também sócios no escritório A+G Arquitetura, optou por usar ladrilho hidráulico na cozinha, pois gostam muito do material. Escolheram uma padronagem mais tradicional, que confere um ar retrô para o ambiente.
- Os elementos dos anos 1950, resgatados após reforma da SAO Arquitetura, trazem ar de nostalgia à cozinha deste apartamento. O ambiente é separado da sala pelo piso elevado em 10 cm de altura e revestido de ladrilhos hidráulicos.
- Neste apartamento projetado pelas arquitetas Júlia Cabrera e Bruna Giannini, do escritório Macaxá Arquitetura, o ladrilho hidráulico foi usado para que lembrasse um “quintal” na antiga varanda e atual cozinha e sala de jantar.
- No projeto do escritório CoDA Arquitetos, o ladrilho hidráulico azul valoriza o elemento vazado da cozinha. A parede de cobogó original da construção é o destaque da cozinha. Os do teto, que dão continuidade ao visual, foram feitos artesanalmente, já que as peças não estão mais disponíveis no mercado. O molde foi impresso em 3D.
- No projeto da arquiteta Jennifer Maropo, do JEMA studio, os ladrilhos hidráulicos, da Ladrilar, com corte hexagonal, trazem modernidade para cozinha. A bancada preta garante modernidade e sobriedade para o espaço.
- No projeto dos arquitetos Renata Beck, do Atelier Aberto Arquitetura, e Gustavo Sbardelotto, do Sbardelotto Arquitetura, a divisão de pisos permite a organização do ambiente. O piso de madeira, pouco resistente à água, fica na parte de refeições, e o ladrilho hidráulico próximo à pia.
- Projetado por Felipe Guerra, o arquiteto curtibano realizou uma reforma radical no apartamento localizado no Jardim Botânico, Rio de Janeiro. Todo o conceito foi pautado em um clima praiano e aconchegante, rico em memórias afetivas, pro qual o ladrilho no frontão e no piso colaboram muito.
- No projeto da arquiteta Silvana Lara Nogueira, o terraço gourmet personalizado com ladrilhos hidráulicos em tons de azul e branco no piso atendeu às necessidades do morador e virou seu canto preferido.
- Os revestimentos de ladrilho hidráulico, os armários de madeira e o azulejo de metrô carimbam trazem a atmosfera artesanal e retrô para a cozinha, projetada pelos arquitetos Mona Singal e Rafael Zalc.
- No projeto do escritório Tripper Arquitetura, o piso original de ladrilho hidráulico foi preservado na área de 11 m², que ganhou toque industrial com esquadrias pretas e armários inferiores de laca preta.
- No projeto do do SP Estúdio, a cozinha, que anteriormente era fechada, foi aberta para ficar integrada à área social e dar mais amplitude ao projeto como um todo. Ainda assim, o piso de ladrilho hidráulico demarca o ambiente.