É impossível não se apaixonar por aquelas varandas e quintais recheados de plantas, bem urban jungle, mas sabemos que essa não é a realidade da maioria. Em apartamentos onde a quantidade de luz natural disponível é limitada, é necessário pensar em outras alternativas para trazer o verde para dentro. É aí que entra uma composição com plantas pequenas!
Encantadoras e fáceis de cuidar, elas são ideais para os iniciantes em jardinagem. Em seu relatório anual de tendência, o Garden Media Group aponta que as plantas menores irão ganhar o coração (e a casa!) também dos plant parents. Suculentas, como lágrima-de-bebê e colar-de-pérolas, cactos, violetas africanas, orquídeas e samambaias em miniatura são algumas das espécies que ganham destaque neste contexto.
Para criar uma composição bacana com vasos menores, a paisagista Marianne Ramos, à frente do Acervo Botânico, recomenda apostar em diferentes tamanhos e materiais. “Variar alturas, larguras e formatos rende uma combinação mais harmoniosa e volumosa. Cores e texturas diferentes, que conversem entre si, também são ótimas”, ensina.
CONFIRA: CUIDADOS COM O PISO AO CULTIVAR PLANTAS DENTRO DE CASA
+ GALLERY WALL: DICAS PARA CRIAR UMA COMPOSIÇÃO DE QUADROS
E não faltam opções no mercado para escolher o seu vasinho! “Particularmente, gosto muito dos de cerâmica de barro, é rústico e combina em qualquer ambiente. Mas exige um pouco mais de atenção à impermeabilização, pois pode roubar a umidade da terra”, afirma a paisagista. “Já os de polietileno são mais leves e, por serem impermeáveis, ajudam a conservar a umidade da terra”, completa.
Decididos os vasos, é hora de usar a criatividade na decoração. Composições menores são perfeitas para estantes, aparadores, mesas de apoio central ou lateral, onde não caberiam espécies grandes. “Com tudo pronto, é só se atentar à irrigação da planta, procurar mantê-la em um local com boa iluminação natural, adubar com frequência e manter a poda de folhas secas”, instrui Marianne.