Polivalentes, os espelhos unem funcionalidade e estética. De um lado, permitem conferir nossa aparência, favorecem a amplitude e valorizam a iluminação natural, graças à propriedade de reflexão. De outro, são poderosos objetos de decoração, uma vez que existe uma infinidade de modelos, formatos e molduras disponíveis no mercado.
Os espelhos retangulares e circulares são um clássico, mas nos últimos tempos, tenho notado uma preferência dos arquitetos pelos formatos irregulares, arredondados e orgânicos. Além de trazerem um ar divertido à composição, eles são o perfeito contraponto para uma arquitetura mais linear.
A seguir, separei 10 ambientes que fazem uso de espelhos orgânicos, com opções de banheiro, living e sala de jantar para se inspirar. Eles comprovam a versatilidade da peça, que vai desde uma deco com pegada mais minimalista a um ambiente informal e colorido!
1. Para quebrar a rigidez das linhas retas da marcenaria no hall de entrada deste apartamento de 220 m², em Copacabana, a arquiteta Bianca da Hora elegeu o espelho de design orgânico assinado pela Lattoog, para o Arquivo Contemporâneo.
2. A arquiteta Andrea Murao foi responsável pela reforma de todos os quartos e banheiros desta casa de 650 m² em Ponta Grossa, Ubatuba. Utilizando elementos que remetessem à natureza, o balcão é feito a partir do tronco de uma árvore, com cuba sobreposta em pedra sabão. As paredes de cimento queimado são refletidas pelo espelho orgânico, que tem tudo a ver com o mood praia.
3. O morador deste apartamento paulistano de 140 m² quis investir em uma reforma que valorizasse a área social. Com a ajuda do escritório Next Arquitetura e da designer de interiores Pat Lara, um vasto painel ocupa as paredes do living, dando as boas vindas logo no hall de entrada. Bem na passagem, um espelho de formato orgânico retroiluminado traz mais graça para o ambiente.
4. Este apartamento de 90 m², no Bairro Bom Fim, em Porto Alegre, foi reformado pelo Voilà Studio. O grande banheiro social da casa foi dividido em dois: um para o quarto de casal, transformando-o em uma suíte, e um lavabo para atender às visitas. Neste segundo, as pastilha cimentícias em dois tons de rosa e o espelho quase geométrico, exceto pelas bordas arredondadas, criam um ar vintage e descontraído.
5. Quando um jovem casal conseguiu comprar a cobertura dúplex de 175 m² dos sonhos para morar em São Paulo, o escritório SP Estúdio foi acionado para deixar o imóvel funcional, confortável, cheio de cores e com “jeitinho de casa”. O lavabo ganhou bancada da concreto e as paredes foram pintadas com tinta acrílica. O espelho de Mariah Martins combinou perfeitamente com as cores escolhidas.
6. Os moradores deste apartamento de 145 m² foram enfáticos ao decidirem o clima que a decoração do imóvel teria: clean e minimalista. O lavabo manteve a mesma linha monocromática do restante da decoração, com tinta preta e um grande espelho de formato orgânico. A iluminação dramática é feita por um único spot de foco com lâmpada AR70.
7. Peça única, o espelho aplicado sobre a meia parede azul tem o traço da arquiteta Adriana Favano, que assina a reforma deste apartamento no litoral de São Paulo. O posicionamento mais alto do que o usual reflete os pendentes sobre a mesa de jantar, valorizando a composição.
8. Sem molduras, o espelho de traço livre deste lavabo em Niterói, RJ, leva a assinatura do arquiteto Guilherme Galvão e do engenheiro civil Douglas Alexandre, nomes à frente da GG Arquitetura, também responsáveis pelo projeto do ambiente. As peças foram aplicadas sobre a parede de porcelanato, com padrão de madeira, que aquece o ambiente.
9. O escritório Duda Senna Arquitetura assinou a reforma desta casa de 168 m², no Itaim Bibi, em São Paulo. O uso de diversas cores foi muito explorado no projeto, criando uma decoração alegre, leve e descolada até para o banheiro. Espelhos orgânicos, com corte um pouco mais reto, traz ainda mais personalidade à composição.
10. Na reforma deste apartamento, ao transformar duas suítes em uma mais ampla, a designer de interiores Shirlei Proença ficou com espaço de sobra para planejar a bancada dupla. Como o casal de moradores não tinha medo de arriscar, ela escolheu um par de espelhos nada convencional, com formato similar a gotas. Em um deles, fica refletida a parede com composição de quadros, quase como uma galeria.