Mutável e transportável, o Jardim Nômade, como o próprio nome sugere, traz um conceito versátil de área externa assinado pela paisagista Mônica Costa, para a mostra CASACOR São Paulo, que abre suas portas no dia 21 de setembro, no Parque Mirante, anexo da Arena Allianz Parque.
A proposta do jardim foi projetada como uma solução ao morador que em algum momento quisesse transferir seu jardim para outro espaço, de forma que possibilitasse sua migração sem danos e interferências para as plantas e estrutura.
CONFIRA: MELINA ROMANO ASSINA A CASA ALMA DURATEX® NA CASACOR SÃO PAULO
Com plantas nativas, frutíferas e flores, o Jardim Nômade traz diferentes tipos de palmeiras, folhagens tropicais, como o Philodendron Evansii, Guaimbê-da-folha-ondulada (Philodendron undulatum) e o Guaimbê (Philodendron Bipinnatifidum) que possui folhas gigantes, dando um aspecto diferenciado na volumetria de todo o verde do jardim. “Parte das plantas fiz questão de trazer de um viveiro do Sul da Bahia já adultas, com alturas que chegam a 1,5m”, explica a paisagista Mônica Costa.
Árvores como a Cereja-do-rio-grande (Eugenia Involucrata) foram pensadas para atrair pássaros, além de espécies como a Árvore Samambaia (Filicium Decipiens), originária da Índia e Sri Lanka.
Junto a vegetação, a paisagista preferiu substituir os comuns pedriscos no chão, por bolas de argila, que contornam e demarcam o espaço entre o verde e a área de circulação. “A argila pode ser reutilizada posteriormente de diversas formas e por isso, preferi essa matéria-prima para o conceito da versatilidade”, conclui Mônica.
O jardim percorre por toda a extensão da área de 300m², de forma orgânica e circular, como se abraçasse o visitante.