Nunca fez tanto sentido reconhecer o próprio lar como um refúgio, o próprio ninho, um porto-seguro. As pessoas então passaram a viver intensamente em suas casas para todas as circunstâncias; trabalho, relaxamento, entretenimento, estudo… E assim, neste “novo normal” em que vivemos, a designer de interiores Andrezza Alencar apresenta na Casa Cor São Paulo, a partir do dia 21 de setembro, o Estúdio Raiz.
O espaço de 55 M² prioriza a multifuncionalidade. Ambientes integrados e com diferentes usos trazem um living com Home office, espaço de leitura, adega e sala de jantar. “Priorizei esses ambientes no meu projeto porque eles remetem exatamente ao conceito da multifuncionalidade dos dias de hoje. O lar atualmente é usado como home office, ao mesmo tempo que proporciona os momentos de relaxamento e entretenimento, com o living e adega, os momentos em família, como a sala de jantar e para os estudos, como no nosso canto de leitura”, explica Andrezza Alencar em sua estreia na mostra com o Estúdio Raiz.
CONFIRA: A PRESENÇA MARCANTE DOS ELEMENTOS VAZADOS NA CASACOR 2021
O nome Estúdio Raiz foi pensado justamente ao momento em que as pessoas se conectam ao lar, como a raiz de todo o viver, neste momento de introspecção onde se dá mais do que nunca, vida ao próprio lar. Todas as peças e fornecedores foram escolhidos a dedo para o ambiente. Cada marca possui uma história com a trajetória da designer em sua carreira. “Como esse ambiente me traz muito a humanização e um momento muito importante na minha carreira, fiz questão de ter comigo, marcas que desde o início acreditaram no meu trabalho e estiveram comigo ao longo da história do meu escritório”, conclui.
Os mobiliários escolhidos são assinados exclusivamente por designers brasileiros, da Líder Interiores e Breton. Em toda a marcenaria, os painéis amadeirados da Duratex e o piso de madeira certificada da Neobambu, garantem a atmosfera de acolhimento, de reduto. O tapete da Vitrine foi feito com fios de garrafas pet recicladas.
Já a poltrona Jangada (1968) é do acervo pessoal da designer de interiores e terá um destaque em um canto de leitura, acompanhada da luminária de Le Corbusier (Lampe de Marseille). Um dos pontos altos do ambiente é inédito. Uma obra assinada especialmente para o ambiente pela artista plástica Eva Soban, que remete à grande raiz, tema do espaço.
Sobre Andrezza Alencar
Foi pela curiosidade, desde pequena, prestando atenção nas casas que visitava e no modo de vida das pessoas, fossem eles amigos dos pais, familiares ou conhecidos, que Andrezza Alencar mesmo criança reparava em cada detalhe do morar das pessoas. Esse hobby a acompanhou desde sempre e foi aguçando e treinando cada vez mais o seu olhar. Já adulta, decidiu cursar administração de empresas, mas vivia incomodada em não fazer algo com aquilo que tanto gostava. Foi então, que esse incômodo foi a sua motivação para mudar de trajetória profissional e definitivamente investir na carreira de designer de interiores. Formada no Brasil, Andrezza partiu então para se especializar no Estúdio Marangoni, em Milão, e hoje soma em seu portfólio a participação em grandes mostras de marcas de decoração no Brasil, como Artefacto e Quartos & Etc, estreando esse ano na Casa Cor São Paulo. Com mais de 300 obras entregues, entre projetos residenciais, comerciais, corporativos e mostras, o escritório traz em sua assinatura o estilo contemporâneo e atemporal, que prioriza o uso de materiais naturais, neutros e nobres.