História do produto: Caquinhos

Muito utilizados nas décadas de 40 e 50, os caquinhos fazem parte do imaginário de muita gente, principalmente, na região sudeste do Brasil. O revestimento ainda resiste em algumas casas antigas e voltou a aparecer recentemente, com uma paginação mais divertida e colorida, em estabelecimentos comerciais, como lojas, bares e cafés.  Mas você conhece a […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 02 setembro 2021 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:
Caquinhos revestindo piso de área externa
Os pisos de caquinhos são predominantemente vermelhos pois era a lajota mais barata da época (Foto: Reprodução)

Muito utilizados nas décadas de 40 e 50, os caquinhos fazem parte do imaginário de muita gente, principalmente, na região sudeste do Brasil. O revestimento ainda resiste em algumas casas antigas e voltou a aparecer recentemente, com uma paginação mais divertida e colorida, em estabelecimentos comerciais, como lojas, bares e cafés. 

Mas você conhece a história por trás desta paginação? Por incrível que pareça, os caquinhos se transformaram em um verdadeiro caso de marketing, esmiuçado pelo engenheiro civil Manoel Henrique Campos Botelho no artigo O mistério do marketing das lajotas quebradas, publicado há mais de oito anos na revista do Instituto de Engenharia. 

CONFIRA: COZINHAS COM HISTÓRIAS E AFETO: DICAS E INSPIRAÇÕES PARA AQUELES QUE BUSCAM EXALTAR AS MEMÓRIAS NO AMBIENTE

Hoje, quero dividir esta história com vocês. Naquele tempo, a cidade de São Paulo era abastecida apenas por duas indústrias de cerâmica, sendo uma delas a Cerâmica São Caetano. Um dos produtos mais comuns era a lajota de cerâmica quadrada, com dimensões de 20 x 20 cm, nas cores vermelha, amarela e preta. 

Sem uma grande preocupação com o controle de qualidade, no processo de produção, muitas peças se quebravam e eram descartadas e enterradas em terrenos abandonados. Não é de se estranhar que, quando um funcionário pediu parte dos “cacos” para revestir o quintal de sua casa, a fábrica tenha lhe dado de bom grado. 

Caquinhos revestindo piso de área externa
Além do uso residencial, houve quem caprichasse nos padrões e mesclasse as diferentes cores de caquinhos (Foto: Custódio Coimbra / Agência O Globo / Divulgação)

Para se ter uma ideia, naquela época, os lotes operários tinham cerca de 300 m². Espaço de sobra para um quintal com jardim. Porém, os funcionários não tinham dinheiro para comprar as lajotas cerâmicas que produziam e a área externa costumava ser cimentada. Bem sem graça, né? Então, quando um dos funcionários surgiu com um quintal diferente – e mais barato! – a notícia logo se espalhou. 

Assim, a classe média passou a adotar a solução do caquinho cerâmico vermelho. Com o aumento da procura, descobriu-se ali uma fonte de renda e as fábricas passaram a vender suas sobras. Até aí, tudo normal: o preço do metro quadrado do caquinho correspondia a 30% do valor da lajota.

Mas ninguém contou aos paulistanos a lei da oferta e procura, e logo começou a faltar o caquinho cerâmico e ele passou a ser tão valioso quanto uma peça inteira. Na falta de cacos, as cerâmicas passaram a quebrar os revestimentos e o preço disparou, superando o valor da lajota. A desculpa era que o custo de quebrar a peça precisava ser embutido no produto. 

Assim, os caquinhos espalharam-se por toda a São Paulo, chegando até o Rio de Janeiro, onde aparece com menos frequência, mas ainda assim, marca presença. A tendência só começou a diminuir na década de 60, quando houve a classe média começou a migrar para os prédios recém-construídos e a classe mais simples passou a ocupar lotes menores ou periféricos. 

Caquinhos pelo mundo

Chaminés da Casa Batlló em Barcelona, revestidos com a técnica trencadís
Chaminés da Casa Batlló, Barcelona, revestidos com a técnica trencadís (Foto: Wikipedia / Creative Commons)

Mas é claro que utilizar caquinhos não foi uma ideia exclusiva do paulistano. Ao redor do mundo, vemos várias referências similares, com matéria-prima até mais nobre, como azulejos e mármores. Inclusive, a técnica ganhou status de arte no modernismo catalão, muito antes de ser tendência na cidade de São Paulo. 

Uma das maiores referências é o espanhol Antoni Gaudí, que teve uma história bem similar aos operários paulistanos. Reza a lenda que ele pedia aos operários que trabalhavam na obra do Parque Güell, que recolhessem pelo caminho os cacos de cerâmica e lhe entregassem. Assim, surgiu a técnica trencadís, que marcou o modernismo catalão (1880-1930). 

A volta dos caquinhos

Ambiente com banquetas de madeira, plantas e caquinhos revestindo a parede
No Hey Daisy, a ideia dos caquinhos surgiu para reaproveitar o piso já existente (Foto: Gustavo Steffen / Divulgação)

Com o retorno do granilite, começamos a ver também alguns projetos resgatando os caquinhos. Além de despertar a memória afetiva, a técnica pode ser uma solução sustentável quando reaproveita pisos antigos que seriam descartados. 

Foi o caso do café Hey Daisy, localizado no Baixo Pinheiros, em São Paulo. Na reforma comandada pelo arquiteto Herbert Holdefer, o azulejo já existente na casa foi reaproveitado para criar os caquinhos na área externa, que reforçam a ideia de aconchego. 

Loja conceito da Dengo com caquinhos no piso, lanchonete com mesas, cadeiras e bancadas para refeições, colunas e teto de madeira.
A sustentabilidade também orientou a escolha dos caquinhos para a loja conceito da Dengo (Foto: Fran Parente / Divulgação)

A nova loja conceito da Dengo, marca de chocolates premium, que traz a sustentabilidade como prioridade, também adotou os caquinhos como piso. O tom escolhido ainda remete ao piso vermelho das fazendas de cacau na Bahia.

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 02 setembro 2021 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais