Nos últimos tempos, tenho notado cada vez mais rochas naturais nos mais variados projetos. Singulares, estes revestimentos têm um charme inegável, mas também podem apresentar um elevado custo e grande impacto ambiental, uma vez que tratam-se de recursos não-renováveis. Diante deste cenário, a Castelatto resolveu ampliar a Coleção Colors, que traz diferentes nuances e cores ao concreto arquitetônico.
Esqueça aquelas imitações baratas: estamos falando de uma tecnologia capaz de reproduzir fielmente veios, seixos e texturas, aproximando o revestimento de mármores e diversas pedras raras. Outro diferencial são as volumetrias que o concreto arquitetônico torna possível, trazendo formas, traços, efeitos de luz e sombra, e paginações impossíveis de alcançar nas rochas naturais.
A coleção é dividida em diferentes linhas, conforme nuances de cor, texturas e volumetrias. Mas sua versatilidade encontra-se além das características físicas, com a possibilidade de aplicar o revestimento nos mais diversos ambientes, transformando espaços externos e internos sem a preocupação frequente com a porosidade, tão comum quando lidamos com o mármore, por exemplo.
No catálogo, é possível encontrar desde opções rústicas, como Etrusco Colors, a ousadas, como Scaleno Colors, e até mesmo lúdicos e geométricos, na Polygon Colors. Lançamento, a textura Cepp Di Gré é inspirada em uma rocha italiana extraída às margens do lago Iseo, e reproduz com perfeição as tonalidades e os característicos seixos marcados da pedra. Também parte da nova coleção, a textura Travertino Gold, inspirada pelo icônico mármore travertino, possui cores estriadas em tonalidades que variam entre o bege, sépia e cinza claro.
A coleção Colors caminha junto com uma demanda por maior sustentabilidade dentro da construção civil, uma vez que este segmento faz amplo uso de recursos extraídos da natureza, intervindo drasticamente na paisagem de suas regiões de origem. Além disso, com a alta na demanda, vemos que as rochas naturais estão cada vez mais caras e escassas: outra razão pela qual o concreto arquitetônico pode ser uma ótima pedida para seu projeto.
Já tinha pensado nesta alternativa? Me conta nos comentários!