Confira os principais destaques dentro da categoria cozinhas!
Este momento tão esperado chegou! A CASACOR São Paulo 2021 estreou neste dia 21 de setembro, no Parque Mirante, anexo ao Allianz Parque, e vai até o dia 15 de novembro. Eu pude visitar tudo antes da inauguração, junto à imprensa, e conferir de pertinho todos os 56 projetos inéditos, desenvolvidos a partir do tema deste ano “A Casa Original”.
Nem preciso falar no quanto estava ansiosa para ver todas as tendências, os cômodos e a maneira que os arquitetos da mostra escolheram se expressar através dos ambientes. As cozinhas, em especial, me chamaram muita atenção. Afinal, é um cômodo que tem tudo a ver com o blog e ganhou muita importância durante a pandemia. Confira a seguir os principais destaques de cozinhas, na minha opinião!
Bella Vita, de Alexandre Squassoni
Dizem que cozinhas são o coração da casa, porque nela a família se reúne, cria memórias afetivas e estreita laços. O arquiteto Alexandre Squassoni, que participa pela primeira vez da mostra, explica que Bella Vita foi pensado neste contexto de um espaço para convívio, que ficou ainda mais em evidência nos últimos tempos.
O brise laqueado traz o verde do jardim para o ambiente. O tom de cimento queimado, que predomina o espaço, cria uma atmosfera aconchegante e moderna ao mesmo tempo, acentuada pelas plantas e iluminação dos armários e nichos.
CONFIRA: 10 BANHEIROS MAIS BONITOS DA CASACOR SÃO PAULO 2021
Lounge Comandante Rolim Amaro, de Arthur Guimarães
O espaço é um convite ao deleite, permanência e interação. O ambiente é amplo, sem divisões, revestido com o mármore Rosso Lepanto, uma rocha ornamental super exótica. Uma estante generosa percorre todo o ambiente, com iluminação em LED, e serve de pano de fundo para a imponente mesa de jantar.
A composição da mesa foi desenvolvida através de um processo de curadoria muito detalhado, em que cada item foi escolhido à dedo e tem um propósito. O sousplat é produzido em prata, com um acabamento polido, que ajuda a destacar os talheres, criados especialmente para o projeto. As louças da linha Balcon du Guadalquivir, da Hermès, personificam o luxo.
Aconchegos Portinari, de Três Arquitetas
As arquitetas Fernanda Morais, Fernanda Tegacini e Nathalia Mouco, da Très Arquitetura, assinam este ano um projeto em parceria com a Portinari, focado na valorização do tempo e resgate das memórias afetivas, com ambientes neutros e fluidos, reforçando o aconchego.
Com uma paleta clara e suave, o projeto traz referências minimalistas. Destaque para a grande porta, a bancada da cozinha e os nichos em diferentes tons de madeira. A integração da cozinha com a sala de jantar tem sido uma premissa da maioria dos projetos, e pode apostar que veremos cada vez mais esta configuração versátil e informal.
Casa Ninho, de Sp Estudio
Um lugar leve, fresco e que se traduz em aconchego. Essas são as características do espaço projetado pelas arquitetas Patricia de Palma e Fabiana Silveira, do SP Estúdio, que reforçam a conexão com o tema Casa Original. “A inspiração surgiu do nosso próprio DNA criativo que conta com alguns pilares: personalização, verde de fora pra dentro, texturas, conforto e curadoria de peças especiais”, explicam.
A escolha do cobogó e dos tons terrosos para cozinhas, trazem um ar de sofisticação, enquanto a iluminação garante o clima aconchegante. Com uma estética, mobiliário e objetos de decoração tão amáveis, esta cozinha proporciona toda uma experiência emocional.
Hall Abluo, de Kika Tiengo
O que era para ser um hall apenas de passagem, trouxe referências incríveis para uma cozinha, graças ao talento da arquiteta Kika Tiengo. As paredes com revestimento 3D, junto à decoração despojada, entregam tudo para quem quer fugir da estética minimalista e é apaixonado por cores.
A bancada no meio do ambiente, estruturada em MDF e revestida com os azulejos Zellige Caramelo e Pink, é obviamente o centro das atenções. O diferencial está na paginação do revestimento, assentado alternadamente, de forma a criar um listrado.
Casa Égide, de Studio Roca
Os arquitetos do studio ro+ca assinam a Casa Égide, cujo nome significa abrigo, amparo e proteção. As cores sóbrias presentes na escolha dos materiais, como o preto, os tons amadeirados e areia, conversam com todos os elementos do projeto, inclusive as banquetas da cozinha.
Aproveitando a vista do jardim como ponto focal, o escritório optou por materiais naturais, criando um clima mais rústico e intimista. Mas o impressionante mesmo é a fragrância que toma o ambiente. Criada exclusivamente para este projeto, ela traz notas que lembram a natureza, como orvalho, chuva e terra molhada, somando uma experiência sensorial à visita. Vale super à pena conferir!
Riserva Todeschini, de Debora aguiar
O ambiente tem como conceito ser um ninho de aconchego e conforto, composto por uma área social generosa. Apostando em uma paleta de tons sóbrios e uma leve inspiração asiática, nas estruturas metálicas e de madeira, no coração da casa, a área gourmet surge na paisagem interna e é onde tudo acontece. Destinada para a energia que o preparo dos alimentos movimenta e integrada à sala, é composta por uma ilha imponente junto ao cooktop e rodeada por muitas cerâmicas e plantas.
Para fazer uma associação com a natureza, tons de verde e marrom são predominantes. Destaque para a ilha gourmet toda estruturada em Dekton. Na parede ao fundo, uma paginação com papel pedra e perfis metálicos finaliza o ambiente.
Casa Tempo, de Ticiane Lima
A casa traz todo o charme e conforto das chamadas “tiny house”, moradias com espaços reduzidos que seguem o minimalismo como estilo de vida, sendo um refúgio que se contrapõe ao ritmo acelerado e traz uma proximidade com a natureza.
Na cozinha, foi criada uma verdadeira caixa em marcenaria, onde os armários envelopam cuba, bancada, frontão e os eletrodomésticos. Na bancada pensada para refeições rápidas, também há espaço de armazenamento, com grandes gavetas e divisões internas para os mais diversos utensílios.