Revestimento hexagonal: confira modelos disponíveis no mercado

Outra tendência resgatada dos anos 60 e 70, os revestimentos hexagonais estão em alta no décor. O formato tem sido explorado nos mais variados tamanhos e dimensões, frequentemente, aplicado em pisos e paredes. Encontramos no mercado opções em cerâmica, porcelanato, pastilha, ladrilho, concreto arquitetônico, 3d, espelho e até couro! Acredita-se que a inspiração para a […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 30 agosto 2021 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:

Outra tendência resgatada dos anos 60 e 70, os revestimentos hexagonais estão em alta no décor. O formato tem sido explorado nos mais variados tamanhos e dimensões, frequentemente, aplicado em pisos e paredes. Encontramos no mercado opções em cerâmica, porcelanato, pastilha, ladrilho, concreto arquitetônico, 3d, espelho e até couro!

Acredita-se que a inspiração para a composição com revestimentos sextavados sejam as colmeias de abelhas. Este é um processo de criação muito comum no segmento de arquitetura e decoração, que vive buscando referências na natureza. Verdade ou não, as superfícies revestidas desta forma podem trazer um ar divertido e aconchegante ao projeto. 

Se você está pensando em investir no revestimento hexagonal, confira a seguir 17 linhas das principais marcas do mercado!

Linha Íris | Roca Cerâmica 

Revestimento hexagonal branco em parede da linha Iris White da Roca
Revestimento Iris White da Roca Cerâmica (Foto: Roca / Divulgação)

Prova de que a natureza é uma fonte inesgotável de inspiração para a arte e o design, a série Íris foi concebida a partir do movimento das correntes circulares da água. O formato criativo traz três peças conectadas que se encaixam perfeitamente, fazendo com que as linhas do vórtex se encontrem e formem um desenho fluido. 

A paleta de cor versátil se apropria do preto e do branco, padrões neutros que combinam com qualquer estilo, e cores levemente metalizadas, que dão um toque de ousadia e sofisticação aos ambientes. Os revestimentos são indicados para paredes internas e têm dimensões de 15 x 17,5 cm. 

Linha Mob | Roca Cerámica

Revestimento hexagonal em parede na cor metálica
Revestimento Mob na cor Mettalic gold (Foto: Roca / Divulgação)

Mobilidade visual é a proposta visual da Série Mob. Os hexágonos são apresentados em quatro modelos tridimensionais com relevos geométricos, cores metalizadas e tonalidades marcantes. O acabamento metalizado valoriza o efeito de “luz e sombra” da iluminação indireta, ideal para paredes onde se deseja criar um ponto de interesse. A diversidade dos relevos permite criar paginações dinâmicas sem impor limites aos projetos. Os revestimentos são indicados para paredes internas e têm dimensões de 15 x 17,5 cm. 

Linha Quasar | Roca Cerâmica

Parede com revestimento preto hexagonal
Revestimento Quasar Black da Roca Cerámica (Foto: Roca / Divulgação) 

A Série Quasar explora o parametrismo das formas, conceito introduzido com o avanço das ferramentas 3D. Com desenho exclusivo, o hexágono possui centro deslocado, fazendo com que o encaixe aleatório das peças resulte em paginações únicas. As cores Black&White com acabamento mate, valorizam as superfícies 3D e criam um interessante efeito óptico. Os revestimentos são indicados para paredes internas e têm dimensões de 15 x 17,5 cm. 

Boudoir | Roca Cerâmica

Parede com revestimento rose hexagonal
Revestimento Boudoir Light Amethyst da Roca Cerámica (Foto: Roca / Divulgação)

Em francês, boudoir significa quarto de vestir. O termo se refere a um espaço utilizado pela corte de Luis XVI no auge da monarquia, que representava todo o ideal de requinte francês. Hoje, na decoração, o termo vai além e evoca uma atmosfera romântica e intimista para criar ambientes modernos, elegantes e levemente ousados. 

A linha traz cores delicadas em uma paleta desenvolvida pela Peclers Paris, com toque suave e tonalidades off-white que vão do rosa ao cinza. Os revestimentos são indicados para paredes internas e têm dimensões de 15 x 17,5 cm. 

CONFIRA: 45 IDEIAS DE AMBIENTES COM REVESTIMENTOS HEXAGONAIS
+ REVESTIMENTOS HEXAGONAIS DECORAM AMBIENTES COM HARMONIA

Confete | Ceusa


Revestimentos hexagonais da linha Confete da Ceusa (Foto: Ceusa / Divulgação)


A coleção de porcelanatos Confete brinca com escalas e cores, inspirado nos confetes de papel que apareceram pela primeira vez no carnaval de Roma. Feitos a partir de uma técnica exclusiva de aplicação de tinta, os desenhos têm um leve brilho e profundidades diferentes, dando ainda mais naturalidade aos produtos.

O upgrade fica por conta de algumas opções hexagonais, que remetem ao granilite, de uma forma atualizada, divertida e artística. Os revestimentos são indicados para varandas e sacadas, churrasqueiras, fachadas, interior de piscinas, paredes internas, painéis, cozinhas, quartos, banheiros, salas e garagens; e têm dimensões de 17,4 x 17,4 cm. 

Cubo | Ceusa

ambiente com poltrona de madeira, piso de madeira, parede com peças hexagonais com diferentes paginações
Cubo Hexa Spr Nat da Ceusa (Maquettaria 3D / Reprodução) 

A coleção de porcelanatos Cubo também apresenta peças em formatos especiais que possibilitam diferentes paginações, explorando cores e formas. Uma brincadeira visual, quase com um efeito tridimensional, proporcionando efeitos únicos aos espaços. Com ela, é possível montar diferentes estampas, cubos ou sobreposições aleatórias. 

O cubo hexa é indicado para varandas e sacadas, churrasqueiras, fachadas, interior de piscinas, paredes internas, painéis, cozinhas, quartos, banheiros, salas e garagens; e tem dimensões de 17,4 x 17,4 cm.

Match | Ceusa

Quarto com cama de casal, piso reproduzindo cimento queimado, parede com metade revestida de peças hexagonais coloridas e outra metade pintada de rosa
Revestimentos da linha Match da Ceusa em três diferentes cores (Foto: Ceusa / Divulgação)

A linha Match é feita a partir de uma técnica de marmorização, que incorpora várias cores derramadas, em efeito redemoinho, sem realmente misturar. Assim, cria-se um efeito marmorizado com duas, três ou até quatro cores. O movimentar é, então, peça chave nesta coleção, onde a fluidez das tintas coloridas se torna protagonista. 

Em formato hexagonal, a coleção conta com três cores que podem ser combinadas entre si e com outras coleções do portfólio. Abuse da criatividade e dê um match no seu espaço. Os porcelanatos são indicados para varandas e sacadas, churrasqueiras, fachadas, interior de piscinas, paredes internas, painéis, cozinhas, quartos, banheiros, salas e garagens; e têm dimensões de 17,4 x 17,4 cm. 

Rima Hexa | Portinari

Revestimento hexagonal branco em parede
Rima Hexa White da Portinari (Foto: Portinari / Divulgação) 

Uma agradável repetição de sons, palavras que combinam, se complementam e dão ritmo aos versos. Assim é uma rima, um importante elemento para composições harmônicas. As peças dessa coleção de porcelanatos cumprem esse papel e oferecem um conjunto de tons que podem ser combinados entre si, ousando com outras cores ou em tom sobre tom para combinações criativas e cheias de estilo. O revestimento é recomendado para uso em todas as dependências residenciais e ambientes comerciais de tráfego médio, e tem dimensões de  17,44 x 17,44 cm. 

Love Hexa | Portinari 

Banheiro com banheira branca, piso preto e  parede com revestimento hexagonal em três cores diferentes entre peças em tons de rosa e branco
Revestimento Love Hexa da Portinari em três cores diferentes (Foto: Portinari / Divulgação)

A coleção Love é realmente para chamar de amor, graças à delicadeza no formato e nas cores. Com a predominância de peças rosas, a coleção inspira feminilidade. Os pequenos relevos dos produtos em formato hexagonal, provocam diferentes movimentos com a luz, enfatizando a técnica usada com efeitos brilhantes. Um estímulo ao toque e ao romantismo. O revestimento está disponível em oito cores, é recomendado para uso em todas as dependências residenciais e ambientes comerciais de tráfego médio, e tem dimensões de  17,44 x 17,44 cm. 

Nord Hexa | Portobello

Parede com revestimento em hexagonal em tons de cinza e mesinha redonda pequena com vaso de planta
Revestimento Nord Cement Hexa da Portobello (Foto: Portobello / Divulgação)

A Linha Nord revisita o percurso essencial do minimalismo, do Oriente à Escandinávia, e apresenta uma nova superfície de concreto e um novo ladrilho com mini estampas gráficas. O concreto foi interpretado com um movimento no desenho que simula o efeito da luz nessa superfície e o resultado é pura elegância, para ambientes sem data marcada, atuais sempre. Os grandes formatos possibilitam maior continuidade e amplitude da superfície. 

O revestimento hexagonal da linha é o Nord Cement Hexa, porcelanato com dimensões de 20 x 20 cm. É funcional para áreas internas e externas, para o jardim e para a casa toda.

Hexagonais | Cerâmica Atlas


Hexagonais Ártico e Inox da Cerâmica Atlas, no projeto de Jacira Pinheiro (Foto: Denilson Machado / Divulgação)


A Cerâmica Atlas, empresa líder no setor de revestimentos e pastilhas de porcelana, apresenta uma linha completa de revestimentos hexagonais, que exploram dois formatos diferentes – 2,65 cm e 22,6 cm – e muitas cores. Disponível nas cores Ártico e Inox, o modelo menor forma composições minimalistas incríveis. 

Banheiro com revestimento na parede e piso hexagonal rose e preto, box de vidro com moldura preta, bancada de madeira com cuba  preta e espelho redondo e banquinho de palha colorido.
Revestimentos Saché e Nero da Cerâmica Atlas (Foto: Luis Gomes / Divulgação Cerâmica Atlas)

Já os revestimentos hexagonais de 22,6 cm tem 12 opções de cores e compõem desde ambientes mais modernos até os mais clássicos. A referência Marfim, por exemplo, em um tom de branco, tem um estilo minimalista e charmoso. Já o delicado rosa Saché dá um efeito mais delicado.

Sixties | Decortiles

Banheiro com piso em tom amadeirado, puff cinza, louças e banheira brancas, parede lateral revestida de pastilhas porcelânicas hexagonais pretas e parede frontal com brancas com espelhos pendurados
Revestimentos Sixties Gray e White da Decortiles (Foto: Decortiles / Divulgação)

A Coleção Sixties Decortiles é formada por pastilhas porcelânicas perfeitas para quem gosta daquele hexágono menorzinho que faz o maior sucesso no Pinterest. Está disponível nas cores branco, preto, cinza, azul, rosa, prata e dourado, sendo estes dois últimos metalizados. Por suas características técnicas, só pode ser aplicado na parede. As dimensões são de 5 x 5 cm. 

Carbone Deluxe | Decortiles

Parede com revestimento hexagonal em cores clássicas (nude, concreto e petróleo).
Revestimentos Carbone Deluxe nas três cores aplicados na parede (Foto: Decortiles / Divulgação) 

O porcelanato Carbone Deluxe é conhecido pelo seu efeito 3D. Em cores clássicas e modernas (nude, concreto e petróleo), o revestimento hexagonal não passa despercebido entre quem preza pela inovação. Seu efeito tridimensional nas paredes impressiona e destaca qualquer ambiente. O porcelanato esmaltado é indicado para paredes e tem dimensões de 10 x 14 cm. 

Hexagonal Gray | Colormix

Peça de revestimento hexagonal Gray em couro da Colormix
Revestimento Hexagonal Gray em couro da Colormix (Foto: Colormix / Divulgação)


Os revestimentos em couro colormix possuem formas e texturas diferenciadas, idealizadas para que o seu ambiente seja único, com toda a elegância. Na composição são utilizados também materiais com alto poder de isolamento acústico e térmico, gerando conforto e privacidade aos seus ambientes. 

O modelo hexagonal está disponível em 20 tonalidades. Os revestimentos em couro são indicados para revestimentos paredes internas, tetos, cabeceiras de cama e painéis. 

Mirror Hexagonal | Colormix

Peça de um revestimento hexagonal da Colormix
Revestimento Mirror Hexagonal da Colormix (Foto: Colormix / Divulgação) 

Os azulejos Mirror trazem uma sofisticação contemporânea a qualquer ambiente. Os modelos permitem dezenas de paginações, dando ainda mais personalidade e exclusividade a cada ambiente. O modelo hexagonal é recomendado para paredes internas e tem dimensões de 7,5 x 15 cm. 

Polygon | Castelatto

Ambiente com poltrona de estofado azul, mesinha de canto dourada, luminária de chão, de fundo, parede revestida de peças hexagonais brancas e douradas.
Revestimentos da linha Polygon Etrusco nas cores branco e ouro (Foto: Castelatto / Divulgação)

Seguindo as inspirações geométricas, a linha Polygon apresenta ângulos, linhas marcantes e planos inclinados que dão espaço a criações inovadoras. Devido ao seu formato compacto, a linha de concreto arquitetônico é ideal para paredes grandes ou pequenas. Está disponível em duas texturas, Etrusco e Paris, nas cores areia, cinza, branco, fendi, chumbo e ouro. 

Linea | Palazzo

Ambiente com mesa de madeira, luminária pendente e parede com revestimento hexagonal em 3D.
Revestimento Linea da Palazzo branco, aplicado em parede cinza (Foto: Palazzo / Divulgação) 

Com formato hexagonal, o revestimento 3D Linea apresenta uma infinidade de composições para moldar ambientes internos e externos, por meio de desenhos leves e discretos. Sob incidência de luz, apresenta diferentes efeitos. Seu uso é recomendado em paredes internas, como no living, quarto ou adega. Suas dimensões são 30 x 26 cm. 

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 30 agosto 2021 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais