Concreto arquitetônico: o que é e diferentes aplicações do revestimento

Podemos dizer tranquilamente que o concreto é o material mais utilizado pela construção civil no Brasil. Mas, se antes ele era obrigatoriamente escondido por tintas, cerâmicas e porcelanatos, hoje, ele ganha status de revestimento como concreto arquitetônico.  Entre as principais vantagens estão o conforto térmico, a alta resistência mecânica, a facilidade no assentamento e no […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 22 agosto 2021 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:

Podemos dizer tranquilamente que o concreto é o material mais utilizado pela construção civil no Brasil. Mas, se antes ele era obrigatoriamente escondido por tintas, cerâmicas e porcelanatos, hoje, ele ganha status de revestimento como concreto arquitetônico. 

Entre as principais vantagens estão o conforto térmico, a alta resistência mecânica, a facilidade no assentamento e no manuseio, e a durabilidade. Do ponto de vista estético, o concreto é um material muito versátil para pisos e paredes, permitindo criar uma uma superfície completamente lisa ou com variados tons, rugosidades e texturas. 

Sala com sofá em tom neutro com almofadas nude, banquinhos decorativos e parede principal com revestimento em concreto 3D
Linha Tribu no projeto do arquiteto Arnaldo Pinto (Foto: Castelatto / Divulgação) 

“Conseguimos reproduzir cores e texturas com uma verossimilhança surpreendente, quando comparado a pedras, mármores e madeiras”, afirma Matheus Benati, gerente de marketing da Castelatto. “Trata-se de um processo de produção semi-artesanal, no qual nos preocupamos também com a sustentabilidade, aproveitando água de reuso e utilizando a cura térmica natural”, complementa. 

Confira alguns usos comuns para o concreto arquitetônico e o que levar em consideração na hora da escolha! 

Garagem 

garagem com carro branco, motocicletas, revestimento de concreto no piso e revestimento de madeira no teto
Linha Granitte aplicada em garagem (Foto: Favaro Jr.)

Antes de mais nada, quando falamos em garagens, é preciso verificar a resistência do revestimento ao peso e ao tráfego. Afinal, ele precisa aguentar a passagem de carros! Além disso, o piso ideal para a garagem deve ser antiderrapante, principalmente se houver algum desnível ou for aberta. Para garagens mais retas, o piso Granitte é uma excelente opção, pois possui alta resistência à compressão e à abrasão, além de trazer toda a beleza dos terraços italianos para o espaço. 

Rampas

Ambiente com piso em cimento, teto revestido de madeira ripada, cadeiras e jardim vertical
Linha Grezzo em areia e fendi para ambiente inclinado (Foto: Favaro Jr. / Divulgação)

Já quando falamos em passagens mais inclinadas, a exigência é maior. Caso se trate de uma rampa com mais de 15% de inclinação, a peça precisa ter um coeficiente de atrito maior. O piso Grezzo é capaz de atender essa necessidade no que se refere à estética e à funcionalidade, já que sua textura é granulada e oferece maior segurança. 

CONFIRA: COMO ASSENTAR REVESTIMENTOS EM PAREDES DE DRYWALL: VEJA 4 DICAS

Bordas de piscina 

borda de piscina revestida em concreto
Linha atérmica branca em projeto do arquiteto Aquiles Nícolas Kílaris (Foto: Castelatto / Divulgação)

Quem nunca se queimou tentando entrar ou sair da piscina? Pois saiba que isso poderia ser evitado. O ideal para ambientes externos são peças atérmicas, que não absorvem o calor mesmo sob o sol intenso. A linha Atérmica da Castelatto possui peças com acabamentos especiais, como grelhas e bordas, além de diversas cores: cinza, canela, fendi, areia e branco. 

Cabeceiras

quarto com cama de casal, armários planejados, luminárias pendentes e parede da cabeceira revestida de placas de concreto
Linha Apparente em projeto do arquiteto Flávio Moura (Foto: Xico Diniz / Divulgação)

Graças aos diferentes acabamentos e texturas, o concreto arquitetônico também é uma ótima opção para dar vida ao quarto. Você pode optar por linhas mais industriais, como a Apparente, ou com padrões mais rebuscados, como a Tribu e a Polygon. 

CONFIRA: 55 IDEIAS DE AMBIENTES COM CIMENTO QUEIMADO

Elementos vazados

ambiente com tapete geométrico, rack com objetos decorativos, poltrona de madeira, teto revestido de madeiras e pilares de concreto.
Linha Colonna Etrusco Branco em projeto de Sarita Ávila (Foto: Favaro Jr. / Divulgação) 

Os elementos vazados são uma excelente opção para valorizar a iluminação natural ou criar divisórias. A Castelatto possui algumas linhas que podem ser aplicadas com esta função, tanto em ambientes internos, como em áreas externas. É o caso da Colonna, Ecobrick, Rigatto e Synus.

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 22 agosto 2021 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais