Podemos dizer tranquilamente que o concreto é o material mais utilizado pela construção civil no Brasil. Mas, se antes ele era obrigatoriamente escondido por tintas, cerâmicas e porcelanatos, hoje, ele ganha status de revestimento como concreto arquitetônico.
Entre as principais vantagens estão o conforto térmico, a alta resistência mecânica, a facilidade no assentamento e no manuseio, e a durabilidade. Do ponto de vista estético, o concreto é um material muito versátil para pisos e paredes, permitindo criar uma uma superfície completamente lisa ou com variados tons, rugosidades e texturas.
“Conseguimos reproduzir cores e texturas com uma verossimilhança surpreendente, quando comparado a pedras, mármores e madeiras”, afirma Matheus Benati, gerente de marketing da Castelatto. “Trata-se de um processo de produção semi-artesanal, no qual nos preocupamos também com a sustentabilidade, aproveitando água de reuso e utilizando a cura térmica natural”, complementa.
Confira alguns usos comuns para o concreto arquitetônico e o que levar em consideração na hora da escolha!
Garagem
Antes de mais nada, quando falamos em garagens, é preciso verificar a resistência do revestimento ao peso e ao tráfego. Afinal, ele precisa aguentar a passagem de carros! Além disso, o piso ideal para a garagem deve ser antiderrapante, principalmente se houver algum desnível ou for aberta. Para garagens mais retas, o piso Granitte é uma excelente opção, pois possui alta resistência à compressão e à abrasão, além de trazer toda a beleza dos terraços italianos para o espaço.
Rampas
Já quando falamos em passagens mais inclinadas, a exigência é maior. Caso se trate de uma rampa com mais de 15% de inclinação, a peça precisa ter um coeficiente de atrito maior. O piso Grezzo é capaz de atender essa necessidade no que se refere à estética e à funcionalidade, já que sua textura é granulada e oferece maior segurança.
CONFIRA: COMO ASSENTAR REVESTIMENTOS EM PAREDES DE DRYWALL: VEJA 4 DICAS
Bordas de piscina
Quem nunca se queimou tentando entrar ou sair da piscina? Pois saiba que isso poderia ser evitado. O ideal para ambientes externos são peças atérmicas, que não absorvem o calor mesmo sob o sol intenso. A linha Atérmica da Castelatto possui peças com acabamentos especiais, como grelhas e bordas, além de diversas cores: cinza, canela, fendi, areia e branco.
Cabeceiras
Graças aos diferentes acabamentos e texturas, o concreto arquitetônico também é uma ótima opção para dar vida ao quarto. Você pode optar por linhas mais industriais, como a Apparente, ou com padrões mais rebuscados, como a Tribu e a Polygon.
CONFIRA: 55 IDEIAS DE AMBIENTES COM CIMENTO QUEIMADO
Elementos vazados
Os elementos vazados são uma excelente opção para valorizar a iluminação natural ou criar divisórias. A Castelatto possui algumas linhas que podem ser aplicadas com esta função, tanto em ambientes internos, como em áreas externas. É o caso da Colonna, Ecobrick, Rigatto e Synus.