Quem diria que ao descascar uma parede seria possível encontrar uma joia para os projetos de interiores? Os tijolos são utilizados na construção da estrutura dos imóveis há algumas décadas, mas foi a partir do estilo industrial, nos lofts com paredes rústicas e tubulações aparentes, que o tijolinho se popularizou como um revestimento, por trazer charme e textura aos ambientes.
Tão buscado para valorizar o décor, o tijolinho foi sendo aprimorado até ganhar versões mais modernas e práticas de instalação, além de acessível à diferentes tamanhos de bolso, para alcançar esse efeito tão desejado. Uma delas é o tijolinho branco, um revestimento atemporal que permeia por diversos estilos de decoração, seja em seu formato mais rústico ou os bricks, que reproduzem seu aspecto natural, mas são feitos de material cimentício, mais resistentes e com espessura mais fina.
Devido a sua praticidade, os bricks acabam sendo mais utilizados hoje em dia e são uma opção mais interessante para quem tem pouco espaço ou está reformando um imóvel novo, já que eles atuam como um revestimento, ao contrário do tijolo natural que geralmente é encontrado em imóveis antigos, nem sempre em bom estado, ou exige a construção de uma parede do zero. Em alguns casos, opta-se por cortar um pedaço do tijolo para que ele fique mais fino e seja instalado sobre a parede como os bricks. Essa opção também é utilizada para dar acabamento aos recortes que são feitos para deslocar pontos elétricos.
A estética entre os dois também se diferencia um pouco em relação a forma como a argamassa é utilizada. Nos tijolos naturais, principalmente, os encontrados nas paredes antigas, a argamassa utilizada para uni-los geralmente fica mais aparente, pois sua intenção inicial não era ficar à vista. Neste caso a pintura branca ajuda a criar uma ideia de maior uniformidade e traz a parede para uma atmosfera um pouco mais clean. Já nos bricks, por se tratar de um revestimento, a argamassa não ultrapasso as peças pelos lados. Eles são instalados com junta seca dando uma aparência muito mais homogênea as paredes, com uma variação apenas de coloração entre uma peça e outra.
Outra característica que o torna tão charmoso e versátil é a possibilidade de criar diversos tipos de paginação. A mais comum delas é a paginação conhecida como amarração ou transpasse em 50%, ou seja, após instalar a primeira fileira do revestimento, a segunda fileira será sempre posicionada exatamente ao meio das peças anteriores, mas também é possível fazer essa paginação em 20%, 30% ou 40%, e até mesmo variar o tipo da amarração entre as fileiras.
Além da amarração, também é possível utilizar o tijolinho em outras paginações, como dama, em que duas peças são colocadas juntas, variando entre vertical e horizontal, para criar um efeito quadriculado semelhante a um tabuleiro de dama. Também podem ser alinhados na vertical, alinhados na horizontal, em escama de peixe, espinha de peixe ou paginação diagonal.
CONFIRA: 48 IDEIAS DE AMBIENTES COM TIJOLINHO APARENTE
Confira algumas ideias de ambientes com tijolinho branco e inspire-se.
Projeto da Ambienta Arquitetura traz o tijolinho combinado com a cabeceira de madeira
Na sala de estar do SP Studio o tijolo recobre as paredes maiores e traz elementos como a madeira, o cimento queimado e o metal para criar uma temática moderna e industrial.
Na parede atrás da cama o tijolo foi combinado com uma cabeceira de palha e outros elementos naturais e orgânicos. Foto Evelyn Müller.
Na sala de jantar criada pelo Studio Elen Saravalli Arquitetura, o elemento rústico das paredes e piso, foi balanceado pelo tom candy color do painel com porta embutida e pelos detalhes delicados na decoração. Foto Ataphotograph.
Nesta outra sala de jantar, o projeto ganhou uma atmosfera vibrante com a mistura de vários revestimentos, em diferentes formatos e uma paginação nada convencional. Na foto temos tijolinho branco, piso de taco, ladrilho hidráulico hexagonal e cimento queimado. Foto Rafael Renzo.
Exemplo de paginação alinhada na vertical no ambiente da arquiteta Jacira Pinheiro na CASACOR RJ 2019. Foto Denilson Machado.
Aqui o tijolo foi aplicado no frontal de cozinha. Foto Pinterest.
Até mesmo os quartos de bebê podem ficar super charmosos com a utilização do tijolinho branco. Neste caso ele trouxe um pouco de textura para a base neutra do quarto. Foto Kadu Fotógrafo.
A pintura branca trouxe mais luminosidade para o ambiente. Os moradores mantiveram a característica original do tijolo na parte de cima da parede. Foto Histórias de Casa.
Neste ambiente ganhou destaque com a iluminação de LED embutida nas prateleiras da estante aberta, ressaltando a textura do tijolo. Foto Pinterest.
A dupla brick e madeira é o ponto de destaque da sala de estar. A aplicação do brick também é um ótimo recurso para cobrir a passagens dos fios da TV. Foto Pinterest.
O tijolo natural pintado de branco é uma joia na parede deste quarto. A irregularidade do tamanho das peças traz um movimento orgânico e um charme especial. Foto Pinterest.
Nesta casa, apesar dos elementos rústicos, a paleta clara e os objetos decorativos remetem a uma decoração mediterrânea. Foto: Histórias de Casa.
Na sala de estar mais um exemplo da mistura de paginações que o tijolinho permite. A maio parte da parede apresenta o tijolinho em amarração, mas na base do piso e próximo ao teto, as peças foram alinhadas na vertical. Foto Pinterest.
Mas uma ideia de utilização do tijolinho no dormitório, desta vez com a mesma como base, mas em diferentes texturas. A parede foi descascada para revelar os tijolos, mas o projeto manteve um pedaço dela acabada próximo ao teto. A cabeceira de madeira pintada de branco faz o arremate da composição. Foto Pinterest.
Nesta sala de estar, a beleza do tijolinho e das vigas de concreto são evidenciadas e recebem destaque na parede principal. Foto Histórias de Casa.
Tijolinho branco na parede, combinado com tons de cinza, marrom e elementos em metal, confere um ar industrial ao ambiente. Foto Pinterest.
Muito vidro e espelho dão a ideia de um espaço muito estéril e comercial, neste caso o tijolo e o piso que também imita um revestimento natural, trouxe equilíbrio ao ambiente. Foto Pinterest.
A geometria é um elemento forte neste projeto, por isso, a paginação escolhida foi a do alinhamento na vertical, para manter todas as linhas retas. Foto Pinterest.
Mais uma vez a dupla madeira e tijolinho branco é imbatível para tornar a sala de estar aconchegante e moderna. Foto Pinterest.
A estante flutuante no mesmo tom da parede ressalta a textura do tijolo. Foto Pinterest.
No projeto de David Thulstrup, o tijolo branco permeia pelas paredes e piso, com uma variação de paginação: alinhados nas superfícies horizontais e em amarração nas paredes. Foto Pinterest.
O projeto de Renato D’Ettorre Architects, mistura tijolo com madeira de tonalidades claras e muita luz natural para criar uma atmosfera clean. Foto – Justin Alexander
Exemplo de paginação alinhada na horizontal no projeto de Ritz Ghougassian. Foto Dave Kulesza.
Nesta sala de jantar projetada pelo Studio Octopi o tijolinho branco valoriza o pé direito e traz um pouco de seu aspecto rústico em um degradê de cores, que começa próximo ao piso e vai clareando na parte mais alta da parede. Foto Pinterest.
No estar do projeto de Tom Robertson o tijolinho natural pintado de branco, quebra um pouco a rigidez das linhas retas presentes nos demais elementos. Foto Lillie Thompson.
Sala de Estar criada pelo Estudio Bra. Foto Maíra Acayaba.
No mesmo projeto do Studio Bra, o tijolinho e a madeira do piso são elementos que trazem unidade aos ambientes, mesmo se estarem integrados. Foto Maíra Acayaba.
Na sala de jantar de Rubia M. Vieira Interiores foi utilizado como um destaque da decoração, mas parece ser muito maior graças ao seu reflexo no espelho. Foto Pinterest.
A parede da área externa traz uma brincadeira com a paginação do tijolinho, em amarração em quase toda sua extensão, e na vertical no canto superior para arrematar o acabamento. Foto Pinterest.
No lavabo do Studio Scatena Arquitetura confere beleza de uma forma simples. Foto Pinterest.
Neste projeto, apesar da paginação clássica em amarração, os tijolos foram dispostos com faces diferentes. Foto Pinterest.
Projeto de office criado pelo arquiteto David Ito. Foto Maíra Acayaba.
Decoração super moderna, com elementos industriais da sala de estar do apto41. Foto Pinterest.
Neste dormitório, a cabeceira da cama foi subtraída dando ainda mais destaque à parede de tijolos branco. As mesas de cabeceira e demais elementos retrô conferem uma vintage ao projeto. Foto Histórias de Casa.
A combinação das cores tornou a sala de estar projetada pelo escritório Voa Arquitetura em um espaço delicado e feminino. Foto Rafael Renzo.
Diferentes tamanhos de tijolinhos trazem movimento a parede desta sala de estar. Foto Pinterest.