Concreto aparente, pastilhas cerâmicas e outros materiais cheios de histórias atualizaram o apartamento paulistano

O projeto de reforma liderado pelo Studio Davini Castro valorizou vigas e pilares do antigo imóvel de 87 m², além de repensar e integrar os ambientes com materiais cheios de histórias. Um lar moderno, prático, sem muitos ornamentos nem objetos decorativos, porém com materiais cheios de histórias para que a arquitetura tenha caminho livre para […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 27 abril 2021 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:

O projeto de reforma liderado pelo Studio Davini Castro valorizou vigas e pilares do antigo imóvel de 87 m², além de repensar e integrar os ambientes com materiais cheios de histórias.

Vista da sala e jantar, cozinha e sala de estar em espaço contínuo, mesa de jantar de vidro com cadeiras cinzas, área da mesa com cerâmica Brennand, paredes e vigas descascadas evidenciam concreto bruto.
Sala de estar, jantar e cozinha formam um espaço contínuo e são delimitados por móveis e o piso de cerâmica Brennand que envolve a mesa de refeições. Em destaque, na passagem para a área íntima, paredes e vigas descascadas evidenciam o concreto bruto | Fotos: Dan Brunini

Um lar moderno, prático, sem muitos ornamentos nem objetos decorativos, porém com materiais cheios de histórias para que a arquitetura tenha caminho livre para surpreender. É assim que a arquiteta Luizette Davini define o projeto de seu apartamento, de 87 m². Localizado em Moema, São Paulo, teve reforma liderada por seu próprio escritório, o Studio Davini Castro, no qual é sócia ao lado do designer de interiores Rogério Castro. “Quando meus filhos, já adultos, foram em busca de suas próprias casas, resolvi adaptar meu apartamento, em busca de ambientes integrados e que atendessem melhor ao meu gosto e conforto, dentro do que a estrutura permitisse”, explica a arquiteta.

CONFIRA: APARTAMENTO STUDIO X ACONCHEGO – COMO DEIXAR UM APARTAMENTO PEQUENO MAIS ACONCHEGANTE

Para isso, a parede de um dos três quartos foi abaixo, integrando-o com a sala de estar, que ficou mais ampla e generosa. A cozinha também ganhou mais amplitude, uma vez que a lavanderia mudou de local e seguiu para onde originalmente seria a dependência de empregada. “A mudança também trouxe mais claridade para a cozinha, que ganhou uma super janela”, indica Luizette Davini.

Com um estilo rústico, aconchegante e materiais cheios de histórias, o projeto tirou partido da estrutura de concreto existente em alguns lugares, deixando-a à vista. “Gosto muito da textura e do contraponto que dá com os diversos acabamentos”, explica a arquiteta. Como o apartamento já havia passado por uma reforma anteriormente foi possível aproveitar o piso de tábuas de madeira, que traz aconchego, e, na sala de jantar, o piso de cerâmica Brennand, que traz brasilidade e cria um tapete sob a mesa.

Como a palavra integração e pilar de concreto aparente serviu de norte para a reforma, a sala de estar se conecta com o jantar e a cozinha. Um delicioso sofá, acompanhado de poltronas, compõe o living, que convida para longas horas de conversa ou traz a calmaria na hora de ler um livro. No home office, que também faz as vezes de sala de TV, uma estante com prateleiras sob medida, onde antes havia um armário embutido, abriga a coleção de livros da arquiteta e alguns objetos escolhidos a dedo. Perto da janela, uma bancada extensa oferece dois postos de trabalho.

Sala de TV com piso de madeira, sofá cinza, espaço para home office com bancada extensa, prateleiras com livros e porta retratos.
A sala de TV também funciona como home office da moradora. Para privacidade, foi incluída uma porta de correr ao lado da estante | Fotos: Dan Brunini

Delimitada pelo piso de cerâmica Brennand, a sala de jantar é cheia de contrastes, como o criado pela parede de concreto à vista e a cristaleira de madeira, herança de família. A mesa com tampo de vidro e pés metálicos traz a leveza necessária para o ambiente, que se separa da cozinha através e um balcão executado com batentes antigos de peroba-rosa. “Optamos por deixar a viga de concreto à vista, sobre o balcão, reforçando a estética rústica que adoramos”, indica Rogério Castro.

A cozinha, que foi ampliada até a janela da antiga lavanderia, ficou mais iluminada. “Decidimos revesti-la com porcelanato, por sua resistência, formato e beleza”, diz Luizette. O destaque fica para a parede que evoca o aço corten, dando um contraponto ao piso claro e paredes e armários em tons de cinza.

Sala de jantar com mesa de vidros e 4 cadeiras cinzas, cerâmica branca no piso, cristaleira de madeira com parede de fundo de cimento, com vista para cozinha, com armários cinzas e bancada amadeirada.
A sala de jantar é delimitada pelo piso de cerâmica Brennand, que se diferencia das tábuas de madeira que se estendem para o living. Outro contraste se forma entre a cristaleira antiga e o concreto à vista da parede | Fotos: Dan Brunini
cozinha om armários cinza, eletrodomésticos de inox, bancada de madeira com 4 cadeiras de madeira, piso porcelanato branco, e parede que invocam aço corten
A cozinha foi revestida com porcelanato, por sua resistência, beleza e praticidade. Foto: Dan Brunini

Por fim, a suíte máster conta com 22 m² e contém, também, um closet. A predominância pelo concreto e madeira se estende também para a área íntima, que preza pelo aconchego e apresenta uma simetria harmônica, reforçada pelo pilar de concreto à vista, que conta com a exata largura da cama. Para complementar, uma cabeceira de madeira trouxe o calor necessário para o ambiente.

quarto com cama de casal com cabeceira de madeira marrom escuro, paredes brancas com pilar de concreto aparente no fundo da cama com quadro decorativo.
Rústico e aconchegante, o quarto tem simetria marcada pelo pilar de concreto aparente. Foto: Dan Brunini

“Enfatizando a simetria, compusemos o quarto com uma dupla de mesas de cabeceira suspensa. A luminária com luz direcionada permite conforto visual para leituras, por exemplo”, aponta Rogério Castro. A iluminação é complementada por luzes no teto e um perfil de LED, que valoriza a cabeceira e pilar de concreto. Para trazer um ponto de cor, Luizette Davini e Rogério Castro pintaram a parede que abriga o banheiro com um tom de verde profundo, sóbrio e aconchegante. “Ele criou um contraste interessante com a parede de concreto, mais industrial”, finaliza.

quarto de casal com vista para porta do banheiro com parede verde escuro e porta branca
banheiro com piso porcelanato branco. parede principal com revestimento de concreto aparente, cuba branca, prateleira abaixo com cestas organizadoras e box de vidro
Detalhe do quarto e do banheiro, que ficam integrados no projeto do Studio Davini Castro | Fotos: Dan Brunini

Sobre Studio Davini Castro

Comandado pela arquiteta Luizette Davini e pelo designer de interiores Rogério Castro, sócios há mais de cinco anos, o escritório atua em projetos residenciais, corporativos e de patrimônio histórico. Apaixonados pela profissão, Luizette Davini é responsável por toda a parte de projeto arquitetônico, ao passo que Rogério Castro é quem traz personalidade para os interiores. Para eles, o papel da arquitetura e do design é tornar a vida das pessoas mais agradável, para que se sintam bem onde vivem e trabalham. Por isso, cada projeto é encarado com muito profissionalismo, competência e paixão.

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 27 abril 2021 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais