Inspiração: 4 ambientes para apostar no jardim vertical

A busca por mais contato com a natureza virou uma das principais demandas da arquitetura e decoração. Essa necessidade, unida à multiplicação de apartamentos com pouca metragem, abre espaço ao queridinho jardim vertical, que já se tornou elementos consagrados nos projetos. A estrutura tem como premissa unir uma ou mais espécies de plantas em lugares […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 09 março 2021 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:

A busca por mais contato com a natureza virou uma das principais demandas da arquitetura e decoração. Essa necessidade, unida à multiplicação de apartamentos com pouca metragem, abre espaço ao queridinho jardim vertical, que já se tornou elementos consagrados nos projetos.

A estrutura tem como premissa unir uma ou mais espécies de plantas em lugares menores, formando um painel vivo que agrega textura e cor aos ambientes, além de garantir mais conforto e bem-estar. Se você deseja o jardim dos sonhos em um pequeno espaço, confira esses projetos para se inspirar:

CONFIRA: DESIGN BIOFÍLICO: CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DE INTEGRAR A NATUREZA NOS PROJETOS

Varandas

Jardim vertical em sacada com banqueta preta e balanço decorativo preto
Jardim vertical em varanda envidraçada com cadeira preta, vaso preto de planta e piso branco.
Projetos: UNIC Arquitetura | Foto: Eduardo Macarios

Os jardins verticais são perfeitos para compor varandas – cobertas ou não. Nesses dois projetos assinados pelo escritório UNIC Arquitetura, o elemento dá um toque de cor à uma paleta mais neutra.

In door

jardim vertical numa parede de fundo de uma prateleira suspensa.
Ambiente interno com mesa redonda preta com cadeiras escuras, jardim vertical numa parede de fundo de uma prateleira suspensa.
Projeto: Alessandra Gandolfi | Foto: Marcelo Stammer

Para quem deseja colocar mais verde dentro de casa, o jardim vertical também é uma ótima opção. Nesse ambiente, assinado pela arquiteta Alessandra Gandolfi, a montagem segue o formato arredondado do local e é pano de fundo para uma prateleira suspensa.

Áreas Comuns

Área comum de prédio com jardim vertical na parede de fundo com chafariz, piso de madeira e cercadinho com plantas.
Projeto: Renata Fraidg, Zellman Empreendimentos | Foto: Marcelo Stammer

A alternativa também vale para espaços maiores, como as áreas comuns de prédios, por exemplo. Para o Elizath Residence, da Zellmann Empreendimentos, a designer Renata Fraidg optou por um jardim vertical mais colorido e com mix de texturas.

Coorporativo­­

escritório com mesa branca com 4 cadeiras pretas, piso de madeira, parede lateral na mesa com jardim vertical na parede com TV e luminária pendente.
escritório com mesa branca com 4 cadeiras pretas, piso de madeira, parede lateral na mesa com jardim vertical na parede com TV e luminária pendente.
Projeto: Ponto41 | Foto: Melvin Quaresma

Engana-se quem pensa que o verde combina apenas com projetos residenciais! Para esse escritório de advocacia a arquiteta Danielli Wal e a designer Mayara Wa, da Ponto41 apostaram no jardim vertical, juntamente ao projeto lumiotécnico, para proporcionar mais bem-estar ao ambiente de trabalho.

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 09 março 2021 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais