Você já ouviu falar em subway tiles? Esse revestimento conhecido como azulejo do metrô aqui no Brasil, é um ladrilho retangular utilizado para revestir paredes de diversos ambientes como a cozinha, banheiro, lavanderia, áreas externas e muitas outras.
CONFIRA: 45 INSPIRAÇÕES PARA USAR O SUBWAY TILES, O AZULEJO DO METRÔ
Geralmente usado na cor branca, o azulejo do metrô proporciona ao ambiente um estilo retrô, dependendo da decoração escolhida. Muito charmoso, o revestimento traz ao ambiente também um aspecto clean e contemporâneo.
Os azulejos do metrô, também são encontrados no mercado em várias cores e podem ser aplicados de diversas formas. Além de muito versáteis, eles também possuem uma aplicação e manutenção simples e um ótimo custo-benefício.
Mas, onde surgiu esse revestimento tão queridinho no universo da arquitetura? Você conhece a história do azulejo do metrô?
Criado em 1904, no início do século XX, pelos designers George C. Heins e Christopher Grant La Farge, o revestimento foi inserido em todas as paredes da primeira estação de metrô de Nova York, por esse motivo foi batizado por subway tiles, que traduzido literalmente para o português, é azulejo do metrô.
Os designers criaram um padrão de retângulos de 8cm x 22cm para revestir a primeira estação de metrô. O intuito era inserir um revestimento que refletisse a luz para iluminar os ambientes subterrâneos, além de ser um azulejo que não mancha com facilidade, possuindo uma facilidade na hora de limpar, garantindo estações limpas.
Com o passar do tempo, foram surgindo outras medidas, formatos e opções de cores para o revestimento, ganhando um espaço enorme no mercado. Hoje, eles são escolhidos para revestir diversos ambientes em um estilo industrial.