Você sabe qual é a diferença entre maçanetas, fechaduras e puxadores? Se nunca tinha parado para pensar nisso e achou que eram objetos iguais, vamos explicar para que serve cada um deles e dar algumas dicas de modelos maravilhosos.
Seria impossível manusear portas, janelas, gavetas e armários sem os puxadores, maçanetas e as fechaduras. Eles são capazes de proporcionar eficiência e segurança para nossa casa e podem ser um item decorativo também.
A princípio temos que entender a diferença de ambos. Então vamos lá!
A maçaneta geralmente vem junto com uma fechadura, pois a maçaneta quando movimentada abre uma porta, e a fechadura serve para trancar essa mesma porta. Por isso, ambas se complementam.
CONFIRA: IDEIAS DE PROJETOS COM PORTAS COLORIDAS
Basicamente, existem dois tipos de maçanetas: bola e alavanca. Esses dois tipos se caracterizam levando em consideração a sua forma. Tanto a de formato bola quanto a com formato de alavanca podem ser utilizadas em portas internas e externas, dependendo da preferência do utilizador.
As fechaduras, como dito anteriormente, vem junto com as maçanetas e servem para trancar as portas. Geralmente elas são compostas por duas partes: a maçaneta que fica na parte de cima e serve apenas para fechar a porta, e a debaixo que serve para trancar com chave. Essa parte debaixo, como a maçaneta, está nos dois lados da porta, apenas para fechaduras de portas de banheiros que contém uma fechadura só na parte interior.
Os puxadores são usados em cômodas e armários, porém, eles também estão sendo muito utilizados em portas modernas, principalmente portas principais e internas. Basta empurrar e puxar (como diz o próprio nome) para abrir e fechar o objeto. Os modelos são variados, contribuindo para a decoração do ambiente.
Para a escolha da maçaneta, fechadura e puxador é importante observar o material que são feitos para garantir resistência. Os melhores materiais são o alumínio, aço, inox, porcelana e cerâmica, além de serem materiais com uma bela aparência. Para áreas externas é recomendado o uso de inox, pois ele é resistente a água da chuva.
É importante sempre fazer a limpeza desses objetos. Consulte o fornecedor para saber se o material tem contraindicações de produtos de limpeza, mas geralmente, o processo para limpar as maçanetas, puxadores e fechaduras é bem simples: basta higienizá-los com um pano úmido semanalmente, e se caso apresentarem sinais de travamento por oxidação é importante utilizar um lubrificante para melhorar o uso do material.