Janelas CASACOR: A casa pós-pandemia

Como fica a configuração dos espaços e as diversas funções acolhidas na mesma metragem? Nove escritórios catarinenses respondem à pergunta na exposição Janelas CASACOR / Santa Catarina, em cartaz até 08 de dezembro  Arquitetos e designers de interiores catarinenses foram convidados a pensar a casa pós-pandemia. E não só pensar, também criar espaços que possam […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 17 dezembro 2020 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:

Como fica a configuração dos espaços e as diversas funções acolhidas na mesma metragem? Nove escritórios catarinenses respondem à pergunta na exposição Janelas CASACOR / Santa Catarina, em cartaz até 08 de dezembro 

Arquitetos e designers de interiores catarinenses foram convidados a pensar a casa pós-pandemia. E não só pensar, também criar espaços que possam provocar debates e trazer reflexões  sobre o morar, totalmente transformado neste ano de 2020.

CONFIRA: QUAL O FUTURO DAS MOSTRAS DE ARQUITETURA?

São nove ambientes espalhados nas cidades de Balneário Camboriú, Blumenau, Criciúma e Grande Florianópolis e que fazem parte do projeto Janelas CASACOR, que acontece em diversos estados do país e que em Santa Catarina ganha sua versão.
Até o dia 08 de dezembro, os visitantes poderão conhecer os ambientes/vitrines localizados em quatro shoppings da Almeida Junior.

Além da exposição física – onde o contato com o espaço acontece somente através do vidro -, o Janelas CASACOR ainda oferece uma jornada virtual por meio de um tour 3D no site oficial do projeto www.janelascasacor.com. O formato foi pensado para facilitar o acesso e como forma de seguir as medidas sanitárias necessárias neste momento. 
“Os espaços abordam as mudanças na rotina, que configuram os lares surgidos deste tempo de urgência e readaptação. É um relato deste momento e também uma forma de apresentar soluções, funcionalidade e flexibilidade em rotinas que precisaram ser repensadas”, conta Francis Bernardo, franqueada da CASACOR / Santa Catarina.
Espaços compactos, flexíveis e fluidos

Os profissionais participantes desta edição da CASACOR trabalham com sensações de acolhimento, memórias, conexão com a natureza, com os outros. Também propõem layouts variados para os diversos tipos de rotina. Com a metragem mais compacta dos imóveis e muitas atividades que permeiam o mesmo espaço, as fronteiras entre a vida pessoal e profissional ficam borradas. É preciso organizar novamente o funcionamento da casa para favorecer a qualidade de vida, restabelecer áreas de intimidade e convivência. Saber se relacionar com tudo isso é a grande chave da questão.

Os arquitetos Daniel Ghizi e Carolina Zettermann de Almeida resolveram as demandas da vida no ambiente “Multi – House”. Com apenas 37 metros quadrados, o espaço concentra suíte master e home office integrado à varanda.

Já o Hub Smart Home – Fontana de autoria dos arquitetos Lilian Maravai, Daniela Viana e Gabriel Eufrásio Nunes prova que planejamento garante funcionalidade e conforto até para os espaços mais enxutos.
Numa área de 36 m², o designer Fernando Dal Bosco cria uma metáfora sobre o estado de impermanência na Casa de Areia. Acolhimento foi o norte do Idílico Morar, assinado por Marcelo Gouveia, Edenilson Bertoldi e Luana Bertoldi. O trio explorou as sensações de aconchego, resgatou memórias e o calor familiar como uma demonstração de saudade e presença à distância. 
Fluir como a própria vida impõe seguir. “A Casa Nômade”, da dupla de designers de interiores Linda Martins e Cris Araújo, se adapta ao usuário e não o contrário. A proposta oferece mais liberdade e acolhe melhor as mudanças.  

CONFIRA: JUNTOS SE MOSTRAM – 1ª MOSTRA VIRTUAL DE ARQUITETURA DO COLETIVO JUNTOS

A cozinha Nórdica Deca é ambiente de escape, também de prazer ressignificado. A arquiteta Natalia Xavier simplifica o layout de mood leve e iluminado.
A digitalização da vida, da carreira, é retratada no “The Ring Light Room” da arquiteta Thayane Santana. O mini-loft abre espaço para um estúdio em casa, onde as produções são feitas e compartilhadas nas mídias digitais. 
No outro extremo, o arquiteto Michael Zanghelini convida a desacelerar. A “Casa Freijó”, um cubo amadeirado, aflora as sensações por meio das texturas e cores. E fechando o elenco, o arquiteto Geovani Capelina exibe a Casa Global, que engloba várias funções e comportamentos desses tempos.

Os espaços/vitrines ficam em exposição até 08 de dezembro nos shoppings da Almeida Junior: Balneário Shopping (Balneário Camboriú), Neumarkt Shopping (Blumenau), Nações Shopping (Criciúma) e no Continente Shopping (Grande Florianópolis). 

* Endereços:

* Balneário Shopping – @balnearioshopping (Av. Santa Catarina, 1 – Estados, Balneário Camboriú – SC)

Ambiente: Idílico Morar
Escritório Gouveia e Bertoldi Design de Interiores @gouveiaebertoldi
Marcelo Gouveia, Edenilson Bertoldi e Luana Bertoldi

Janelas CASACOR - ambiente com mesinha de centro branca, painel branco e amadeirado, prateleiras com objetos decorativos.
Crédito: Lio Simas

Ambiente: Casa de Areia
Escritório Arts Design Decor @fernandoluizdal
Fernando Luiz Dal Bosco

Janelas CASACOR - ambiente com sofás e poltronas brancas, mesinha de centro redonda de vidro, paredes brancas com luminárias pendentes e tapete bege.
Crédito: Lio Simas

Ambiente: A Casa Nômade
Escritório Marau Design @maraudesign Linda Martins e Cris Araújo

Janelas CASACOR - ambiente com mesa redonda de madeira branca, mesinha de madeira, sofá cinza, paredes verdes e branca, armário com nichos e piso de madeira.
Crédito: Lio Simas

Ambiente: Cozinha Nórdica Deca
Escritório NX Design & Arquitetura
@arquiteta_natalia_xavier Natália Xavier

Janelas CASACOR - ambiente de cozinha com bancada de porcelanato, prateleira de madeira, piso de madeira, estante de ferro preta, cadeiras de madeira.
Crédito: Lio Simas

Ambiente: The Ring Light Room
Escritório Thay Santana Arquitetura @thaysanta_arq
Thayane Santana, Luísa Casa e Hanna S Wachholz 

Janelas CASACOR  - Ambiente com piso porcelanato branco, decoração em tons azul e branco, detalhes em madeira natural.
Crédito: Lio Simas

* Continente Shopping – @continenteshopping
(Rodovia BR 101 – KM 210 Esquina Rod, SC-281 – Distrito Industrial, SC)

Ambiente: Casa Freijó
Escritório Michael Zanghelini Arquitetura + Design @michaelzangheliniMichael Zanghelini 

Janelas CASACOR - ambiente com parede e teto revestido de madeira, piso porcelanato branco, sofás cinza e cadeira preta.
Crédito: Lio Simas

* Nações Shopping – @nacoesshopping
(Av. Jorge Elias de Lucca, 765 – Nossa Sra. da Salete, Criciúma – SC)

Ambiente: Hub Smart Home – Fontana
Escritório Daniela Viana e Lilian Maravai Arquitetura @danielilianarquitetura Daniela Viana, Lilian Maravai e Gabriel Eufrásio Nunes

Janelas CASACOR  - ambiente com piso porcelanato branco, cadeiras de madeira com estofado cinza, mesinha de centro cinza, bancada de madeira e móveis em tons cinza.
Crédito: Lio Simas

Ambiente: Multi-home
Escritório Daniel Ghizi @danielghiziarquiteturaCarolina Zettermann de Almeida e Daniel Medeiros Ghizi 

Janelas CASACOR  - Ambiente com piso de madeira, cadeira cinza de balanço, banheira branca, vista do ambiente interno com revestimento de madeira no teto, sofás brancos.
Crédito: Lio Simas

* Neumarkt Shopping – @shoppingneumartkt (R. 7 de Setembro, 1213 – Centro, Blumenau – SC)

Ambiente: Casa Global
Escritório Geovani Capelina Arquitetura @geovanicapelinaGeovani Capelina

Janelas CASACOR - Ambiente com piso porcelanato branco, banco estofado de couro preto, revestimento de porcelanato na parede com jardim vertical.

PATROCINADORES

Deca, Tintas Coral, Almeida Junior.

Sobre a CASACOR Empresa do Grupo Abril, a CASACOR é reconhecida como a maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas. O evento reúne, anualmente, renomados arquitetos, decoradores e paisagistas e em 2020 chega à sua 34ª edição em São Paulo, com 15 praças nacionais (Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Ribeirão Preto), e mais quatro internacionais (Miami, Bolívia, Paraguai e Peru).

SERVIÇO:
O que: Janelas CASACOR / Santa Catarina
Quando: até  08 de dezembro
Instagram: @casacorsc
Youtube: https://www.youtube.com/c/CASACOROficial
Site: www.janelascasacor.com
Onde: Shoppings Almeida Junior

Casa Freijó, arquiteto Michael Zanghelini

“A Casa Freijó foi pensada para estar e receber os amigos num local agradável, de maneira despojada, sem abrir mão dos materiais nobres. A natureza dos materiais dá o tom do espaço. Escolhi revestimentos nacionais, que são nossos, de grande valor externo e também representativos na arquitetura. Integrei hall, cozinha e living, criando um ambiente quase todo revestido de freijó natural da Madeireira Roque Kremer com suas tonalidades castanho-claro-amadeirado. É um revestimento que dá o tom do conforto e o contato com o natural que sempre quis desde o início. A durabilidade e a sustentabilidade, afinal, depois da mostra essas madeiras serão reutilizadas, foram dominantes na escolha.
Ainda a partir dos materiais naturais, mas procurando um contraponto com a madeira, outras paredes receberam o mármore Calacata Venata D’Oro e as bancadas o mármore White Dolomite, da Terrazzo, com execução da Ornamentto Superfícies. Criando um efeito ligado à essência do projeto, ainda aplicamos o mármore Machia Vechia em seu estado natural sobrepondo as bancadas. O efeito ficou lindo!
No piso, dois lançamentos da Portobello, também remetem ao natural, às sensações de contato. Em dois momentos da Casa Freijó foram usados os porcelanatos Ipanema Posto 10, numa poética sensação de areia molhada do mar, e o Kit Janeiro Off White, que lembra as pedras portuguesas usadas nos calçadões. Quem assina essa coleção é Oskar Metsavaht, criador da grife de moda Osklen”


Hub Smart Home – Fontana, Escritório Daniela Viana e Lilian Maravai Arquitetura @danielilianarquitetura

Cozinha
Laminam (Itália) Pietra di Cardoso Nero Fiammatoda linha In-Side da Laminam onde os veios atravessam a espessura do material. A textura do material apresenta as características de pedras naturaisFrentes de gaveta aplicadas em perfil de alumínio.

PAINEL PAREDE
Mármore Calacatus Brasileiro
Desenhos em diagonais executados com tecnologia CNC projetado pelas arquitetas
Cada peça possui 3 espessuras diferentes, como se fosse um grande mosaico 3D
Bizel marcando na borda das peças, destacando bem as peças

BANHEIRO
Mesmo material do painel da parede com frisos na frente da bancada com a tecnologia CNC

O Idílico Morar, Escritório Gouveia e Bertoldi Design de Interiores @gouveiaebertoldi 
Idílico Morar, o escritório fez um estudo de design biofílico, aconchego. A sala de estar não tem tv. A madeira treliçada no teto lembra os imóveis e varandas de antigamente, foi usada para reforçar o afeto. Painéis de madeira, puxando bem para o natural, questão do acolhimento. No chão os tapetes sobrepostos oferecem um caminhar mais macio, fofo. Para dar acabamento ao piso foi utilizado produto imitando areia.

Casa Global de Geovani Capelina, exposto no Neumarkt Shopping em Blumenau

No Hall o piso é todo de concreto aparente branco para criar sensações e texturas. No Home Office foi utilizado revestimento em palha MDF e travertino (um claro e um escuro) + concreto branco no piso.

The Ring Light Room” quem assina é o escritório Thayane Santana, no Balneário Shopping 

Mármore translúcido Tiffany Green das Pedras Kraisch – foi utilizado no fundo do closet aberto, na parte do cabideiro- Porcelanato Bianco Di Elba da Portobello – utilizado para revestir o piso e também a parede atrás da cama.Em meio aos materiais com cores mais sólidas, o mármore translúcido combinado a iluminação se torna um elemento de destaque no ambiente, quase como uma obra de arte. O porcelanato marmorizado foi utilizado para trazer elegância ao ambiente. As tintas em tons de azul e verde no projeto trazem sofisticação e ao mesmo tempo criam um ambiente descontraído através do degradê combinadas ao gesso com cantos arredondados.

A Cozinha Nórdica Deca assinada pela arquiteta Natália Xavier, no Balneário Shopping (BC) 
Piso Vinílico Durafloor: Taos linha City (home center)Pintura paredes: Produtos Coral: Branco Suíço para efeito marmorato Parede sem efeito com cor branco cru.

Utilizamos os MDF da Duratex nas cores preto da linha original e branco Diamante da linha essencial, estas cores nos mobiliários planejados com características minimalistas sem perder a sofisticação, as madeiras naturais como Cumaru (Duratex) e alguns detalhes em madeiras residuais, persianas em bambu trazendo aconchego e a textura da pedra da ilha e pia são elementos em destaque que valorizam as referências da natureza. Na bancada de desinfecção foi utilizado o corian, pois esse produto é largamente utilizado em áreas de desinfecção em hospitais e clínicas.

A Casa Nômade do escritório Maraú Design
Revestimentos: tinta toque de seda coral verde trevo pálido. Foi utilizado o verde por acolher, trazer paz e conexão, lembrando a natureza

No espaço gourmet, foi utilizado na área molhada quartzito Matarazzo, da Quality Home. O quartzito, além do apelo estético, é ideal para áreas molhadas e espaços de serviço pela sua alta resistência.

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 17 dezembro 2020 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais