Por Arquiteta Danielli do @studiojanela
Vim contar a história de um projeto queridinho, o nome dele é #sj_eusebio53, vamos te mostrar maneiras diferentes de aplicar revestimentos.
É o projeto de um jovem casal que estava saindo de um apartamento de 45m2 para esse de quase 70m2, na Avenida Eusébio Matoso, Pinheiros – SP.
Vou começar contando sobre área social, a ideia era criar uma cozinha funcional pois eles amam cozinhar, além dos ambientes integrados para receber os amigos.
SAIBA MAIS: VAI REFORMAR A ÁREA COMUM DE UM PRÉDIO? VEJA DICAS IMPORTANTES
Com maneiras diferentes de aplicar revestimentos a solução foi nivelar o piso da varanda e transformá-la em sala de jantar, encapamos a condensadora do ar condicionado e no espaço remanescente continuamos com a marcenaria para embutir o frigobar. O destaque para esse móvel e o rack ficou para os tampos em concreto sob medida.
Escolhemos um revestimento cerâmico com efeito 3D assinado pelo arquiteto Philippe Starck para a parede principal da sala/cozinha. Ele acompanha toda a extensão desde a entrada contribuindo ainda mais para a integração desses ambientes. Por ser branco e ter uma proposta minimalista ele se integra muito bem ao contexto do projeto.
O segundo quarto do apartamento precisava cumprir três funções – ser um quarto de hóspedes, home-office e ter armários para complementar o closet da suíte principal. Criamos um armário em L que deriva para uma bancada para o notebook e, ao lado, um baú para roupa de cama que tem o mesmo tamanho da bicama, que foi comprada pronta.
Escolhemos um tom de azul e um revestimento cerâmico metrô white com acabamento acetinado. A soma destes dois acabamentos resultou em um ambiente aconchegante e com personalidade.
O quarto principal foi dividido em dois ambientes. O primeiro logo na entrada é o closet composto por um armário em formato de “U”. Cada lateral do closet ficou para um deles e na parte central organizamos a sapateira, algumas prateleiras e uma tábua de passar retrátil.
Ao lado do closet, separado pelo próprio armário, encontra-se o quarto do casal.
Para esse quarto criamos uma cabeceira delimitada por uma estrutura de drywall que sai da parede e vai para o teto em forma de uma sanca rebaixada com iluminação indireta. O Centro onde se destaca a cabeceira da cama revestimos com piso vinílico que também se estende até o teto, colado diretamente na laje.
Nos banheiros fizemos menos intervenção civil. Foi mantida a base entregue pela construtora.
O banheiro social recebeu box espelhado para camufla-lo e trazer a sensação de lavabo para o ambiente. A área do frontão foi revestida com uma placa de MDF madeirado da mesma cor do gabinete. Fizemos um armário superior com espelho e uma pequena estante para objetos decorativos. Esse armário foi retro iluminado destacando o painel de marcenaria. Já o banheiro do casal foi executado todo em marcenaria branca. Recebeu também um armário superior, todo fechado, com portas espelhadas.
Vale destacar que os dois banheiros eram idênticos antes da obra e o resultado final mostra dois ambientes bem distintos. Isso reforça a importância do e mostra como conseguimos destacar e valorizar os ambientes de maneira simples e sem muito quebra quebra.
A Arquiteta DANIELLI JANELA nunca imaginou o que “seria quando crescesse” até chegar o momento do vestibular, mas ao longo dos anos na profissão ela percebeu que a arquitetura sempre esteve nela. Nas cabanas que fazia na sala da vó, as casas que construía de lego, fachadas e plantas que desenhava e todos os pequenos reparos que ela cismava em ajudar a fazer. Reforçando que a nossa profissão nos escolhe e não o contrário.
Tem experiência em projetos e obra nas áreas residenciais, coorporativas, áreas comuns e decorados, mas o que mais gosta de fazer é transformar um imóvel no lar dos seus clientes.
É formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie a quase 10 anos e coordena o STUDIO JANELA há 5 anos. Possui cursos de especialização em gestão de obras, design de mobiliário, marcenaria criativa, além de uma temporada na cidade de Barcelona.