14 Ambientes Inspiradores da Mostra Morar Mais por Menos São Paulo

A Morar por Menos é uma mostra de decoração com 73 edições realizadas em 14 capitais do Brasil. Partindo de pilares essenciais como brasilidade, sustentabilidade, customização, inovação e tecnologia, o principal desafio lançado aos profissionais é realizar mais por menos. “Não se trata de ser tudo com preço baixo, o importante é cada profissional apresentar […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 11 novembro 2019 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:

A Morar por Menos é uma mostra de decoração com 73 edições realizadas em 14 capitais do Brasil. Partindo de pilares essenciais como brasilidade, sustentabilidade, customização, inovação e tecnologia, o principal desafio lançado aos profissionais é realizar mais por menos.

“Não se trata de ser tudo com preço baixo, o importante é cada profissional apresentar um projeto com boa relação custo x benefício. A ideia é mostrar, por exemplo, que é possível incluir um item mais caro para realizar um sonho de consumo, basta compensar a extravagância economizando em outros pontos”; Comentam Ligia e Sabrina idealizadoras da Mostra.

Fui convidada pela Eucatex, uma empresa que está há 68 anos no mercado da construção e decoração, um dos maiores na fabricação de pisos, divisórias, portas, painéis MDF, tintas e etc, visitar a mostra e conhecer ambientes que eles estão participando em parceria com diversos profissionais da decoração. 

Quem me acompanha pelo Insta @RevestindoaCasa já percebeu o quanto a Eucatex apoia meus sonhos. Eles forneceram os materiais do meu escritório e tá ficando bem lindinho! Sabe aquela marca que temos um carinho e nos identificamos? Adorei o convite para visitar a mostra.

Vou contar um pouco da minha percepção e dos produtos aplicados nos ambientes.

Vamos lá?

# 01 Estúdio da Lareira – Idalia Daudt

1- O primeiro ambiente com Eucatex é o Estúdio da Lareira da Idalia Daudt. Ela usou os painéis em MDF Lacca AD no tom verde Bellagio, combinando com o conceito da Morar Mais que fala de Brasilidade. Tenho visto essa cor sendo muito usada nos projetos e apontada como tendência para o ano que vem. Adoro projetos coloridos!

Esse painel da Eucatex apesar de parecido com Laca, é um material que tem processo de fabricação diferente e custo benefício mais acessível que o Laca, sem falar da estética semelhante.

Conheça Mais sobre os Painéis da Eucatex CLICANDO AQUI

Na cozinha também foi usado MDF na cor carbono para fazer a ilha. Esse produto tem  acabamento fosco e não deixa marca de dedos. Essa característica técnica em cores escuras é muito importante, principalmente nos ambientes de contato frequente com as mãos. Não é bonito ter um produto na bancada que fique manchado.

E na cabeceira o Verde Noronha, cores mais escuras no dormitório proporcionam mais aconchego. No armário um lindo Fumê com tom de cinza mais quente para dar contraste.

cozinha cor armario verde e piso de madeira e ilha preta- MDF Lacca AD Verde Bellagio e MDF BP Raízes Carbono Eucatex
Na imagem MDF Lacca Verde Bellagio e MDP BP Raizaes Carbono- Eucatex

#02 Cenário Perfeito no Quarto de Casal – Susana Damy

Este espaço foi pensado no conforto e bem estar do morador que está em fase de transição de imóvel e precisa ter seu cantinho com o mínimo de intervenção possível.

O rodapé é o Acqua Reveste, o mesmo do meu escritório. Esse produto é ideal para quem não quer quebrar o rodapé do piso antigo, você consegue colocar por cima, sem a necessidade de remover o de baixo. Destaque para as vantagens desse produto: agilidade na obra, menos resíduos dispensando o uso de caçambas, diminuição do custo.

quarto com cama de casal com pintura e travesseiros azul e rodapé eucatex  Acqua Reveste
Resultado de imagem para rodapé acqua reveste
Rodapé Acqua Reveste- Eucatex

#03 Quarto Encantado da Menina – Camila Piazza e Maryela Rosa

Inspirado no mundo lúdico e encantado da Branca de Neve e os Sete Anões, o quarto tem a proposta de aproximar a criança da natureza. Para isso adotou-se elementos sustentáveis como

o piso com sistema de encaixe New Elegance Carvalho Chamonix, que pode ser reutilizado, iluminação em LED e elementos decorativos artesanais, produzidos por ONGs brasileiras. Soluções “faça você mesmo” também se destacam no espaço, como desenhos feitos à mão na parede, acabamento de lápis de cor na escada e pequenos móveis feitos de chaveiro de pompons.

Gosto sempre de recomendar pisos laminados para quartinho de crianças. Gera conforto térmico e acústico, perfeito para os pequeninos que vão engatinhar e brincar no chão com os pés descalços.

quarto de menina com tema da branca de neve e piso laminado
Piso Laminado New Elegance Carvalho Chamonix

#04 Quarto do Menino – Cátia Alves

Esse quarto foi pensado para um menino na faixa dos 10 anos, mas admito que teria esse quarto pra mim rsrs

O projeto apresenta cores que remetem à brasilidade, além de elementos com fibras naturais e customização manual, Trazendo conforto, funcionalidade e praticidade ao espaço. A Cátia fez uma área de estudos de atmosfera também lúdica, o ambiente traz em destaque um painel pintado à mão por uma artista plástica de 72 anos, que já não exerce mais essa atividade, porém foi convidada pela arquiteta como uma maneira de valorizar artistas brasileiros e discutir a inclusão social da terceira idade.

O piso laminado usado foi New Elegance Maciatto, tem um tom mais claro, trouxe equilíbrio e ainda mais aconchego para o restante do ambiente.

quarto de menino com verde e azul, tapete moderno e pintura de gatinho e piso laminado

Piso laminado New Elegance Maciatto
quarto de menino com verde e azul, tapete moderno e pintura de gatinho e guarda roupa verde piso laminado Eucatex
Piso laminado New Elegance Maciatto

SAIBA MAIS: EXPO REVESTIR 2019 – Eucafloor Apresenta novos Padrões da Linha Gran Elegance

#05 Canto de Trabalho – Ju Bortolotto

Quem não precisa de um espaço em casa para trabalhar? E mesmo que seja no escritório, uma coisa é fato: esse lugar tem de ter a sua cara!

O espaço Canto de Trabalho busca isso. Com cores dos adesivos e tintas, móveis soltos, que podem ser facilmente encontrados em lojas convencionais, e claro o piso laminado, modelo New Elegance Classic Oak assentado sobre o piso existente, diminui a necessidade de quebra produzindo menos entulho, além de ser um material ecologicamente correto.

O rodapé desse ambiente é o Composit Branco Max 20 cm Com esse modelo é possível fazer composições, fixando outra peça e aumentando a altura de rodapé. Dependo do estilo do seu projeto fica incrível rodapés mais altos, com 40 cm de altura ou mais.

Home Office, sala de trabalho com adesivo e piso laminado Eucatex e rodapé Eucatex
Piso Laminado New Elegance Classic Oak e Rodapé Composit Branco Max 20 cm

#06 Sala Multifuncional Diário do Arquiteto – Simone Goltcher

Um projeto com cores neutras, boiseries e mobiliário mais clássico, assim é o ambiente Sala Multifuncional da Simone Goltcher.

Ponto de encontro agradável e convidativo para relaxar e apreciar os conteúdos oferecidos durante o Morar Mais.

O piso é o Gran Elegance Carvalho Ouro. Eu sou suspeita para falar desse piso, é um dos meus preferidos, foi exatamente o que eu escolhi para o meu escritório.

Essa cor Carvalho Ouro é sofisticada, neutra e tem aspecto muito fiel a madeira.

sala com parede cinza, Boiserie, piso que imita madeira Piso Laminado Gran Elegance Carvalho Ouro
Piso Laminado Gran Elegance Carvalho Ouro
sala com parede cinza, Boiserie, piso que imita madeira  Piso Laminado Gran Elegance Carvalho Ouro
Piso Laminado Gran Elegance Carvalho Ouro

#07 Furacão de Ideias – Cris Paola

Quando cheguei no ambiente Furacão de Ideias, fui surpreendida por diversas cadeiras customizadas e estilosas, de diversos profissionais arquitetos e designers, que fizeram os ambientes da Morar Mais. Cada cadeira exposta na instalação está à venda e todo lucro será revertido para a instituição Decor Social.

Esse ambiente é o ponto Instagramável do evento. O piso laminado New Elegance Legno Crema, tem uma tonalidade mais clara e combinou muito com a proposta da arquiteta. Como o ambiente é muito colorido, com pinturas criativas no teto e as cadeiras personalizadas, o piso trouxe equilíbrio nos tons.

Sala com quadros com paisagens verdes e piso laminado eucatex Piso Laminado New Elegance Legno CremaRodapé Composit Branco Max 16 cm
Piso Laminado New Elegance Legno e Crema Rodapé Composit Branco Max 16 cm
Rodapé Composit Branco Max 16 cm e Piso Laminado New Elegance Legno
Piso Laminado New Elegance Legno Crema e Rodapé Composit Branco Max 16 cm

#08 Loja Conceito Madeira & Linha – Paulo Rossi, Flávia Lima e Thulio Moreti

A loja Conceito Madeira & Linha é sinônimo de afeto, design e preço acessível. Não conhecia essa marca e tive o prazer na Mostra, e posso dizer que adorei os ítens deles. 

O piso usado foi o Gran Elegance London, que reproduz a estampa chevron. Essa estampa também é tendência na decoração, mas o bacana dessa coleção é o desenho já vir estampado na peça, não sendo necessário ficar fazendo montagens na obra, facilitando a mão de obra. 

Piso com estampa de chevron, escama de peixe madeira
Piso Laminado Gran Elegance London
Piso com estampa de chevron, escama de peixe  laminado
Piso Laminado Gran Elegance London

SAIBA MAIS: Conheça 05 itens que não podem faltam no quarto de um bebê


#09 Apartamento Quinto Andar – João Marcos Calfat

Com soluções criativas para compor um ambiente aconchegante e ao mesmo tempo de bom custo-benefício e mobilidade, o projeto aposta em uma decoração sustentável e elementos customizados. Foram usados materiais de descarte, como o painel de madeira feito com sobra de assoalho, o tapete feito de retalhos, entre outras recursos, conferindo um clima urbano e intimista. A opção por móveis modulares facilita a reconfiguração do espaço e até mesmo na hora da mudança para uma nova casa.

O piso instalado no ambiente também foi o Gran Elegance London que reproduz uma estampa de espinha de peixe, era muito usada na década de 60  e dá um ar clássico para os ambientes, podendo remeter a sensações nostálgicas de momentos da infância ou casa de vó.

Piso com estampa de chevron, escama de peixe madeira
Piso Laminado Gran Elegance London

#10 Apartamento “Eu Amo Bichos” – Gabriela Moreira

O projeto foi pensado para um perfil jovem que aprecia soluções práticas, ecologicamente corretas e se preocupa com a preservação do meio ambiente no seu dia a dia.

Um elemento que proporciona praticidade foi o piso escolhido. O Stone reproduz uma pedra com muita perfeição, mas com todas características do laminado, como conforto térmico, acústico e facilidade de manutenção.

O Stone fez uma composição muito interessante com os outros elementos do projeto, incluindo o MDF dos móveis do quarto e banheiro, que também são da Eucatex.

Piso laminado que imita pedra em quarto Piso Laminado Gran Elegance Stone Rodape Estilo Branco Max 10 cm c/ friso
Piso Laminado Gran Elegance Stone e Rodapé Estilo Branco Max 10 cm c/ friso
Banheiro com espelho de alça redondo e cuba de apoio branca e gabinete de MDF
MDF BP Raízes Nórdico

#11 Refúgio da Sylvia Design – Mariza Silva

O espaço é uma homenagem à empresária Sylvia Design, onde se destaca o chique que cabe no bolso, através do mobiliário e de uma seleção de peças ecologicamente corretas.

Pensado como um local de descanso, para recarregar as energias com tranquilidade e acolhimento, o ambiente dispõe de uma chaise, poltronas para leitura e uma estante. Em destaque a parede principal recebeu o piso laminado London, que foi instalado com o sistema Eucafix, tem garantia para instalações verticais. Nesse ambiente o mesmo piso foi usado na parede, dando uma sensação de continuidade para a composição.

Sala com Piso e parede Laminado Gran Elegance New York (piso e parede)
Rodapé Estilo 7 cm Madeirado
Piso Laminado Gran Elegance New York (piso e parede) e Rodapé Estilo 7 cm Madeirado
Sala com Piso e parede Laminado Gran Elegance New York (piso e parede)
Rodapé Estilo 7 cm Madeirado

Piso Laminado Gran Elegance New York (piso e parede) e Rodapé Estilo 7 cm Madeirado

#12 Sala de Jantar- Francisco Cálio

A sala com uma extensa mesa e cadeiras escuras e um estilo clean, tem como elemento chave de destaque o piso: O concreto da linha Gran Elegance estava revestindo toda a sala e parte da parede do ambiente, em contraste com quadros encostados no chão reproduzindo as folhagens da natureza. Esse piso é diferente dos outros que reproduzem concreto, tem uma tonalidade mais quente e transmite mais energia, com a combinação do laminado permite conforto térmico também.

sala com piso que imita cimento queimado e moveis pretos Piso Laminado Gran Elegance Concreto
Rodapé Estilo 7 cm
Piso Laminado Gran Elegance Concreto e Rodapé Estilo 7 cm

sala com piso que imita cimento queimado e moveis pretos Piso Laminado Gran Elegance Concreto
Rodapé Estilo 7 cm

Piso Laminado Gran Elegance Concreto e Rodapé Estilo 7 cm

#13 e 14 Corredor das Artes e Estar da Família

O espaço corredor das artes é o que tem a maior extensão da mostra, com aplicação de cimento queimado, obras de arte coloridas na parede, Rodapé Composit de 20 cm e o piso laminado New Elegance Smart Oak em toda a sua extensão integra a sala de estar da família, também projetada pela Natalia Faria e Rodrigo Rochet.

Com seu pé direito duplo e muitas plantas, foi pensado para resgatar o afeto e memórias da Infância, relaxar e aproveitar a familia.

Na parede como elemento de destaque foi usado o mesmo revestimento do piso. A Eucatex tem um sistema de fixação chamado Eucafix, eles dão garantia para instalação do material usado no piso na parede.

Esse tipo de instalação é tendência na decoração pode apostar. E o como o laminado tem um valor mais acessível comparado a madeira, você pode fazer essa composição em ambientes como salas, dormitórios, halls..

Corredor com piso laminado que imita madeira, rodapé branco e paredes com cimento queimado
Piso Laminado New Elegance Smart Oak e Rodapé Composit 20 cm
 Piso Laminado New Elegance Smart Oak e  Rodapé Composit 20 cm
Piso Laminado New Elegance Smart Oak

Qual o seu ambiente preferido? Conta pra mim!

Acesse >> Para conhecer as cores de laminados da Eucatex e clique aqui para ver as cores de MDFs!

Fiz um tour por todos esses ambientes que citei no perfil do Instagram Veja aqui

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 11 novembro 2019 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais