CASACOR São Paulo 2019: Conheça a Lite, a casa modular de Duda Porto

Construída em apenas 40 dias, a construção é nômade e autossuficiente, prezando pelos conceitos de inovação e sustentabilidade

Valorizar o essencial é o que procurou o arquiteto, urbanista e empreendedor carioca Duda Porto, do escritório Duda Porto Arquitetura, em sua casa Lite, durante a 33ª edição da CASACOR São Paulo. Em sua segunda participação na maior mostra de arquitetura nacional, Duda projetou uma casa com 190 m² de área total, executada em apenas 40 dias. É uma construção autossuficiente, modular e sustentável, de execução limpa e rápida. “A casa Lite nasceu da busca por menos excesso e mais essência. Acreditamos que a moradia é um ponto de encontro no movimento constante da vida. Um palco para a nossas relações com a natureza e com quem amamos”, afirma Duda.

Desenvolvido pelo profissional em 2013, o sistema Lite se baseia em uma arquitetura de planejamento e eficiência, em que cada detalhe é pensado para o melhor aproveitamento de material, transporte, integração entre o homem, a arquitetura e o espaço a seu redor. A ideia é buscar um equilíbrio perfeito entre natureza e habitante, usando de tecnologias e linhas essenciais da arquitetura para criar um lar aconchegante e contemporâneo, com o mínimo impacto ambiental. Apresentada como uma representação dessa ideia, a casa Lite traz um sistema modular que a torna nômade, podendo ser desmontada, transportada e remontada em qualquer lugar.

LEIA MAIS: Colormix apresenta 16 tipos de revestimentos na Expo Revestir

Com uma mente inquieta em busca novas soluções, Duda afirma que esse sistema surgiu como uma solução para um novo jeito de morar. “Hoje, nos voltamos um pouco para o passado, com a ideia do nomadismo. As casas devem se adaptar às diferentes etapas da vida, sendo essencialmente flexíveis, sustentáveis e móveis”, explica.

Arquitetura

A casa Lite foi desenvolvida com a premissa de flexibilidade. Sua planta compreende um quarto, mas pode agregar até quatro deles, dependendo do desejo e tamanho da família, além de permitir a expansão da cozinha. A casa é toda feita com estrutura metálica, de steel frame, que dispensa a concretagem. Isso tornou a obra limpa, com um baixo consumo de água e pouca emissão de poluentes.

O projeto compreende 120 m² de área interna e 70 m² de externa, resultando numa morada toda integrada, onde a disposição do mobiliário cuida de delimitar as funções da casa. Sem barreiras, a casa é perfeita para comunhão e conversas entre amigos e familiares. Os pisos são revestidos com carvalho da Parket e o forro é de madeira, um revestimento único que une todos os espaços e reafirma a ideia de integração e amplitude.

Em seu interior, móveis de design assinado, como os de Jader Almeida, além de peças de lojas como Dpot, Arquivo Contemporâneo e Collectania. Tudo em tons neutros, passeando pelos claros e madeirados, compondo um lar rústico, mas ainda assim muito sofisticado.

O jantar conta com uma mesa para até dez pessoas e a cozinha é toda composta com mobiliário planejado da Ornare. Para receber bem, conta com uma adega (Elettromec) e um pequeno bar.

A estante serve como divisória para a área que abrange o quarto e a lareira (LCZ) traz todo o aconchego para os dias frios. Um pouco mais reservada, a área íntima tem parede de pedra natural (Pedra Lolinha) e a cabeceira (Ornare) aparece para trazer mais aconchego. Ali, uma obra dramática da Galeria Lume desponta como ponto de cor em meio a um ambiente sóbrio, em tons de cinza, preto e off-white.

As grandes esquadrias e portas camarão com muxarabi permitem que o lar seja banhado por luz natural e emolduram o verde do paisagismo assinado pela Landscape.

Na área gourmet externa somos apresentados a mais um conceito modular. Ela é composta apenas por três peças, todas desenhadas por Duda Porto: uma pia, um braseiro e um apoio com armário foram pensados para poderem ser movidos e compostos de outras formas, reconfigurando o ambiente. Ali, o deck de madeira (Monumental) conduz pelo caminho de pedras.

LEIA MAIS: Milão 2018: Azulejos Zellige, uma Explosão de Cores

Desmontável, a casa Lite pode ser facilmente transportada para outros terrenos, caso seja o desejo da família – ideia que vai totalmente de encontro com o tema da mostra, Planeta Casa, que compreende o lar como um universo particular de cada indivíduo, onde as mudanças e conexões surgem e transformam o entorno e a comunidade. “Até mesmo a arquitetura da Lite é neutra, pensada para que o proprietário possa viver onde desejar – seja em um cenário urbano, de serra ou praia”, conta Duda Porto. Exemplo disso é sua parede externa de still frame, revestida com pedra Miracema: detalhe charmoso do projeto, ela foi desenvolvida para ser revestida com produtos locais, adaptável de acordo com o destino da casa.

Sustentabilidade Inteiramente alinhada com o tema da edição, a Lite traz uma arquitetura afetiva e sustentável, com uma obra limpa e com pouco gasto de água. A casa conta ainda com sistema para captação de água pluvial e painéis solares da Vital, que são capazes de suprir boa parte da demanda energética. Sua arquitetura privilegia a ventilação cruzada, diminuindo a necessidade de condicionadores de ar. Como não poderia deixar de ser, todo projeto luminotécnico é de LED e conta com sistema de automação, garantindo conforto e economia. “A sustentabilidade está no essencial. Quando deixamos de construir o que não precisamos, focamos a energia no que é verdadeiramente importante”, afirma Duda. Apresentada durante a CASACOR, a Lite já conta com 20 unidades em negociação.

Imagens da Casa Lite, assinada por Duda Porto, para CASACOR São Paulo
Casa Lite Duda Porto CASACOR São Paulo 2019. Casa modular e sustentável.  Sala de estar e jantar. Os pisos são revestidos com carvalho da Parket e o forro é de madeira. Mobiliário em tom neutro e madeirado. Poltronas, cadeiras, mesinhas de centro, estante e tapete.
Fotos: Denilson Machado / MCA Estúdio: Lite, a casa modular de Duda Porto
Casa Lite Duda Porto CASACOR São Paulo 2019. Casa modular e sustentável. Área molhada com revestida com madeira no forro e paredes, há também uma paree de pedras naturais. Portas de vidro. espelho d'água.
Fotos: Denilson Machado / MCA Estúdio: Lite, a casa modular de Duda Porto
Casa Lite Duda Porto CASACOR São Paulo 2019. Casa modular e sustentável. área molhada com saída para um jardim. revestimento de madeira, poltrona. espelho d'água.
Fotos: Denilson Machado / MCA Estúdio
Casa Lite Duda Porto CASACOR São Paulo 2019. Casa modular e sustentável. 
Banheiro, parede de pedra natural, parede revestida de madeira, pia de cimento queimado. espelho d'água.
Fotos: Denilson Machado / MCA Estúdio
Casa Lite Duda Porto CASACOR São Paulo 2019. Casa modular e sustentável. 
Quarto com parede revestida por pedras naturais, forro de madeira, cama, cabeceira, luminárias, saída para o jardim, tapete cinza e poltrona cinza.
Fotos: Denilson Machado / MCA Estúdio
Casa Lite Duda Porto CASACOR São Paulo 2019. Casa modular e sustentável. 
escritório revestido com placas de concreto na parede, prateleiras com iluminação, cadeira com rodas, banquinhos, mesa de parede e porta de vidro.
Fotos: Denilson Machado / MCA Estúdio
Casa Lite Duda Porto CASACOR São Paulo 2019. Casa modular e sustentável.  área externa da casa modular. piso de pedrinhas e madeira, cadeiras de madeira, paredes de vidro, fogueira.
Fotos: Denilson Machado / MCA Estúdio
Casa Lite Duda Porto CASACOR São Paulo 2019. Casa modular e sustentável. Sala de estar. revestimento do piso de carvalho da Parket, forro de madeira, painel de madeira, sofá mesinhas de centro circulares, paredes de vidro, tapete e lareira.
Fotos: Denilson Machado / MCA Estúdio
Casa Lite Duda Porto CASACOR São Paulo 2019. Casa modular e sustentável. Área molhada, espelho d'água, poltrona, parede de pedras naturais, parede e forro de madeira.
Fotos: Denilson Machado / MCA Estúdio
Casa Lite Duda Porto CASACOR São Paulo 2019. Casa modular e sustentável.
Área externa com visão para área interna. Paredes revestidas com pedras naturais, portas de vidro, jardim, jardim vertical, cadeiras e espelho d'água.
Fotos: Denilson Machado / MCA Estúdio
Casa Lite Duda Porto CASACOR São Paulo 2019. Casa modular e sustentável. Fachada da casa desmontável. Vegetação, paredes de vidro, parede de pedras naturais.
Fotos: Denilson Machado / MCA Estúdio
Casa Lite Duda Porto CASACOR São Paulo 2019. Casa modular e sustentável. Fachada da sala de estar e jardim. parede de pedras naturais, parede de vidro.
Fotos: Denilson Machado / MCA Estúdio
Casa Lite Duda Porto CASACOR São Paulo 2019. Casa modular e sustentável. Corredor externo com piso de madeira, vegetação, grandes esquadrias e portas camarão com muxarabi.
Fotos: Denilson Machado / MCA Estúdio
Casa Lite Duda Porto CASACOR São Paulo 2019. Casa modular e sustentável. vista do jardim. Portas de vidro, colunas de pedras naturais e vegetação.
Fotos: Denilson Machado / MCA Estúdio
Casa Lite Duda Porto CASACOR São Paulo 2019. Casa modular e sustentável.  Sala de estar e jantar integradas. Mesa de madeira, sofá, poltrona, forro de madeira, piso de carvalho, grandes esquadrias e portas camarão com muxarabi.
Fotos: Denilson Machado / MCA Estúdio
Casa Lite Duda Porto CASACOR São Paulo 2019. Casa modular e sustentável. grandes esquadrias, forro de madeira, piso de carvalho, sala de estar e jantar.
Fotos: Denilson Machado / MCA Estúdio
Casa Lite Duda Porto CASACOR São Paulo 2019. Casa modular e sustentável. grandes esquadrias, jardim com fogueira, cadeiras de madeira, portas de vidro e piso de madeira.
Fotos: Denilson Machado / MCA Estúdio: Lite, a casa modular de Duda Porto
Sobre Duda Porto

Arquiteto e Urbanista, Duda Porto segue à frente do seu próprio escritório, Duda Porto Arquitetura, onde dirige uma equipe especializada e dedica-se ao desenvolvimento de projetos de arquitetura, interiores e empreendimentos imobiliários, diversificando entre as áreas residencial, comercial e corporativa. Com projetos assinados dentro e fora do Brasil, Duda desenvolve uma arquitetura contemporânea, prezando, acima de tudo, pela funcionalidade e conforto. Além do escritório, Duda Porto apresentará durante o evento a Móddulo, empresa que comercializará a Lite e outros produtos arquitetônicos de conceito nômade e modular, como o Grou e Cabanas. Duda lidera, ainda, o desenvolvimento de empreendimentos imobiliários, sendo responsável pelo 1º Condomínio Vinícola no estado do Rio de Janeiro, a ser lançado em breve. Todas essas iniciativas se juntam em um complexo empresarial único, de estrutura física integrada, batizado de Aldeia.

Newsletter

Lilian Santos

Lilian Santos é formada em Design de Interiores e Marketing, trabalhou durante 07 anos em lojas especializadas em revestimentos, fez diversos cursos e treinamentos do segmento e resolveu pegar todo o seu conhecimento e criar o Revestindo a Casa para compartilhar dicas técnicas, que hoje ajuda milhares de pessoas. Ela desenvolve conteúdos para o digital, treinamentos para empresas do segmento, palestras e consultorias. Ah ela adora dar boas risadas, sempre tenta ver o lado bom das coisas e ama viajar.

Blog Comments

Love this design, I would really like to have you help me design my next home
Best wishes
Anthony

Hello! Do you want me to ask the architect to contact you to help you think about this future project?

Leave a Comment