9 Tendências de decoração para deixar sua casa um refúgio urbano

As principais feiras e mostras de decoração esse ano apontaram tendências para inspirar pessoas que projetam ou que estão trabalhando na sua própria obra. O conceito de “viver bem”, em ambientes que remetam à natureza e que promovam descanso e relaxamento, está em alta! Quem vive em grandes metrópoles, entende o que eu falo. Depois […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 07 julho 2018 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:

As principais feiras e mostras de decoração esse ano apontaram tendências para inspirar pessoas que projetam ou que estão trabalhando na sua própria obra. O conceito de “viver bem”, em ambientes que remetam à natureza e que promovam descanso e relaxamento, está em alta!

Quem vive em grandes metrópoles, entende o que eu falo. Depois de passar horas no congestionamento, com uma rotina de trabalho muitas vezes corrida e estressante, nada melhor do que chegar em casa, descansar e no final de semana curtir a família em um ambiente agradável, que te acolhe.

Tanto que o tema da Casa Cor SP, que acabou no fim de Julho, foi “A Casa Viva”, que, segundo a diretora da marca, Livia Pedreira, a ideia foi trazer novamente a casa como refúgio físico, mental e espiritual: “a casa também é o espaço da celebração, dos laços de afeto, seja com a família ou com os amigos”.

O importante é que você não precisa morar em um palácio para adaptar esse conceito na sua casa/apartamento e nem investir muito para deixar o seu projeto bacana. Toda vez que pensamos em projetos maravilhosos, já imaginamos vários cifrões, não é mesmo? Mas com criatividade, bom gosto e muita pesquisa, conseguimos otimizar o orçamento e fazer um projeto dos sonhos.

LEIA MAIS: 40 Ideias de ambientes com porcelanatos que imitam madeira

Conheça tendências para você se inspirar e usar:

1- Cores – Verde Esmeralda

A cor verde remete à natureza e transmite boas sensações. Significa esperança e liberdade e faz muito bem para a nossa saúde. E os tons em esmeralda (claros ou escuros) são sofisticados e estiveram muito presentes na feira de Milão e na Casa Cor. Se você é uma pessoa que tem medo de ousar com cores, experimente pintar uma parede ou usar acessórios decorativos com essa cor linda.

9 Tendências de decoração para deixar sua casa um refúgio urbano

Foto: Pinterest / 9 Tendências de decoração para deixar sua casa um refúgio urbano

2- Elementos Vazados

Ah, os elementos vazados ! Eles podem ser encontrados em diversos materiais, como cimento, cerâmica, madeira, vidro e em infinitos modelos e grafismos também!

Com esse conceito das casas serem integradas, sem ter muitas paredes, esse produto permite que a luz e a ventilação “vaze” e tem a função de deixar os ambientes separados e integrados ao mesmo tempo. Você sempre vai achar um modelo para amar e se surpreender.

9 Tendências de decoração para deixar sua casa um refúgio urbano

Foto: Pinterest / 9 Tendências de decoração para deixar sua casa um refúgio urbano

9 Tendências de decoração para deixar sua casa um refúgio urbano

Foto: Pinterest

3- Granilite

Granilite foi um revestimento muito usado na década de 40. E com essa busca das pessoas por ambientes com memórias afetivas e com mais cores, agora em 2018 vejo que essa tendência está de volta na decoração! Mas, além de usar o produto original, que tem a base cimentícia, você consegue encontrar porcelanatos que tem a mesma aparência, mas com muita resistência e durabilidade.

9 Tendências de decoração para deixar sua casa um refúgio urbano

Foto: Pinterest

9 Tendências de decoração para deixar sua casa um refúgio urbano

Foto: Pinterest

LEIA MAIS: Estilo Boho Inspire-se e saiba como usar esse estilo na decoração

4- Painéis de madeira ripados

Painéis Ripados estavam muito presentes nas mostras de decoração.  Tanto na madeira com sua cor natural, como a Teca ou painéis ripados com cores como cinza, preto, coloridos e em ripas mais largas e estreitas. O bacana é que esse tipo de acabamento pode ser usado em diversos ambientes, como salas, cabeceiras, tetos, ambientes comerciais e fachadas. Já existem linhas específicas para área externa e também porcelanatos que reproduzem esse revestimento com muita perfeição.

lavabo com madeira ripada. 9 Tendências de decoração para deixar sua casa um refúgio urbano

Projeto: DT Estudio

9 Tendências de decoração para deixar sua casa um refúgio urbano

Projeto: Arq. Leo Shehtman

5- Tetos criativos

Nada de tetos pintadinhos de branco! Sempre vejo que as pessoas têm muito receio de ousar e achar que vai ficar pesado. Mas não tenham medo! É só saber compor com o restante do projeto que fica muito bacana!  Tetos vazados, com textura, tecido ou simplesmente pintados com a sua cor preferida!

Foto Pinterest

Projeto: Roberto Migotto

6- Revestimentos cerâmicos de pequenos formatos

Sim, aquele azuleIjinho 10×10 e até mesmo as pastilhas cerâmicas estão voltando, e o mais surpreendente é que agora revestem até ambientes  sociais! Quando viajei para Espanha, percebi que lá é muito comum usar porcelanatos e cerâmicas nas salas, quartos (e não apenas nos banheiros e cozinhas, igual acontece aqui no Brasil). Mas vejo que aos poucos esse conceito está sendo alterado… E fica super bacana, pois traz essa reconexão com o tempo, onde na atualidade o maxi formatos são mais usuais.

Projeto: Yamagata Arquitetura

Projeto: Juliana Pippi

7- Fotografias de natureza na decoração

Se tem uma coisa que nos conecta e nos transmite emoções são fotografias. E agora uma tendência é  usar momentos da natureza, como o pôr do sol, uma flor desabrochando, um céu estrelado, árvores em seu auge da vida, com troncos e folhas bem verdinhas… Use lindas molduras e deixe seu projeto original e cheio de energia boa desses seres lindos.

Conheci o fotógrafo Marcos Lapa (Insta: https://www.instagram.com/marcoslapajp/) e amei o trabalho dele. Vejam algumas fotos que ele fez e se apaixonem também (; 

Foto: Marcos Lapa

Foto: Marcos Lapa

Foto: Marcos Lapa

Esses dias estava indo almoçar e encontrei um casal abraçando uma árvore na rua. Olhei e achei engraçado, mas pensando bem, esses seres vivos da natureza têm tanta energia boa, né?  Vou sair abraçando árvores também (:

8- Balanço dentro de casa

Quer algo que nos lembre mais a infância que um balanço? E além de nos trazer lembranças boas, ele sempre arranca sorrisos de quem usa.  E podem ser usadas na sala, varanda, home office, dormitórios.. Só tome o cuidado de fazer a instalação correta  e boa diversão! 

Imagem: Pinterest

Foto: Pinterest

9- Pedras naturais

Um ambiente com pedras naturais transmite aquela sensação de estarmos em uma casa no interior, com muita rusticidade e aconchego.

Projeto: Marcelo Diniz

Uma ideia bem bacana é usar seixos. Quando aplicados no piso tem a função de massagear os pés, como se você estivesse em um Spa, proporcionando uma sensação deliciosa. Você também pode usar pedras naturais para revestir paredes da sala, muros, fachadas. Só tem que ficar atentos, porque pedras são porosas e requerem um pouco mais de cuidado.

Seixos no lavabo

Imagem: Pinterest

Gostaram?

Deixe sua opinião!

Siga o Revestindo a Casa e fique por dentro de tudo que acontece no universo dos revestimentos.

Abraços!

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 07 julho 2018 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais