CASACOR SP 2019: Nildo José apresenta Casa Dendê Duratex

O arquiteto baiano desenvolveu uma casa com arquitetura fluida e minimalista em parceria com a Duratex  Inspirado e guiado pela excelência que seu trabalho vem conquistando desde sua primeira participação em CASACOR SP 2019, Nildo José, arquiteto prodígio que em apenas 5 anos de escritório já se consolidou como uma das principais marcas da arquitetura […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 08 julho 2019 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:

O arquiteto baiano desenvolveu uma casa com arquitetura fluida e minimalista em parceria com a Duratex 

Inspirado e guiado pela excelência que seu trabalho vem conquistando desde sua primeira participação em CASACOR SP 2019, Nildo José, arquiteto prodígio que em apenas 5 anos de escritório já se consolidou como uma das principais marcas da arquitetura brasileira, chega em clima festivo na edição deste ano da mostra, onde assina a ‘Casa Dendê Duratex’, parceria com a fornecedora de soluções em painéis, pisos laminados, vinílicos e rodapés que, participa também, do nome. O evento, que acontece de 28 de maio a 04 de agosto, no Jockey Club de São Paulo, leva como temática ‘Planeta Casa’.

Realizando sua primeira construção de uma residência completa, Nildo idealizou um projeto de 155m² com ambientes fluidos e minimalistas. Englobando living, cozinha com sala de jantar, pátio com uma árvore ao meio e máster suíte, a casa foge de fórmulas prontas e do estereotipo da Bahia colorida, entretanto, expressa, em todos os detalhes, a ligação especial do arquiteto com sua terra natal de maneira sóbria, rica em arte, bossa e poesia.

Procurando transmitir uma essência elegante e ao mesmo tempo rústica, o profissional projetou uma arquitetura limpa, abundante em traços retos, com curvas pontuais que fazem analogia ao recôncavo baiano. A fachada, por exemplo, se expressa por meio de um rasgo estratégico, uma brincadeira volumétrica com luz e sombras, que evidencia a expertise técnica do arquiteto. Ao adentrar na residência, uma lâmina de mármore com sal grosso, com 15 metros de extensão e iluminada por uma fita de LED, dá as boas-vindas aos visitantes e remete ao misticismo baiano de maneira criativa e sutil.

Ainda na entrada, o pórtico, que nasce deste volume de pedra, e revestido pelos painéis de madeira Duratex, foi desenhado em formato de côncavo, criando uma ilusão de ótica que confunde o plano vertical com o horizontal.  O arquiteto, que sempre usou marcenaria em nuances claros na criação de seus projetos, inova ao apostar, pela primeira vez, em cores escuras, em especial na tonalidade Trancoso, a qual lembra o Jacarandá da Bahia, árvore de tronco obscuro e resistente.  Além disso, o revestimento em cimento queimado das paredes, na cor linho, cria um contraste interessante com a madeira e faz forte referência ao estilo leve e simples das casas de praia baianas.

No interior, o piso de pedra natural compõe o visual junto de grandes panos de vidro, instalados nas divisas do jardim de ‘Espadas de São Jorge’ – assinado por Bia Abreu – fazendo, assim, mais uma referência ao místico baiano e trazendo o sol e a paisagem para dentro da casa, uma forma de recriar a cor e o calor nordestino. O teto, por sua vez, conta com um recorte zenital, comumente conhecido como claraboia, protegido por um vidro especial, que controla os raios solares, e um muxarabi, que peneira a luz e que foi escolhido por ser um elemento da arquitetura baiana que permite a ventilação do ambiente, fator importante por conta das altas temperaturas da região.

LEIA MAIS: Casa Cor 2019: Um Momento Para o Café. Designer Jóia Bergamo Assina Espaço da Ofner

Esse elemento arquitetônico também se faz presente na construção do banheiro e da cozinha. Instalados em uma espécie de caixa central, feita do material, os cômodos podem se tornar invisíveis apenas fechando as portas pertencentes à esta microarquitetura. Um lounge, com quatro poltronas, divide espaço com a mesa de jantar, ou ilha gourmet, desenhada por Nildo, o qual criou uma releitura de um design original do francês Joseph Dirand. A maioria dos tecidos, tramas e tapetes, foram trazidos da Bahia e confeccionados pelo tear manual tradicional do estado, parecidos com os que constituem as redes de descanso.

No living, uma grande prateleira desenhada pelo escritório em parceria com a Florense, toma conta de uma das paredes exibindo garrafas de cachaça decoradas com areia da Bahia, fazendo analogia ao passado colonial do recôncavo de forma sutil. Obras de Célia Euvaldo, Karin Lambretch, Zé Rufino, Marcia Thompson, Sidney Amaral, Junior Suci e Ulysses Boscolo, assim como peças de artesanato, como ex-votos da Galeria Estação, ajudam construir a prosa singular e contemplativa da Casa Dendê Duratex.

Na suíte, outro destaque do projeto é o lançamento dos metais brancos da Deca, feitos especialmente para o profissional. O jogo de lençol e duvet de linho branco assinados pela Casa Moysés dão um toque refinado à cama e coroam a sofisticação do ambiente. A casa inspira uma natureza onírica por meio da abundância de texturas puras, onde a composição e combinação de distintos elementos conferem uma essência harmônica, que transcende design, e que constitui um projeto rico em samba, além de conversar com o universo que Nildo José considera como seu planeta casa. 

Imagens do projeto “Casa Dendê Duratex”, assinado por Nildo José, para a CASACOR SP 2019:

Living. Painel de madeira e prateleiras com diversas garrafas cheias de areia, sofá branco, poltrona redonda acolchoada, poltrona de madeira, tapete branco, mesa de centro em pedra natural e teto claraboia com fechamento em madeira em estilo muxarabi.
Foto: Denilson Machado
Living com teto claraboia com raios de sol adentrando o ambiente, puff branco com pés de madeira e alguns ramos de vegetação ao fundo.
Foto: Denilson Machado
Living. Painel de madeira e prateleiras com diversas garrafas cheias de areia, sofá branco, poltrona redonda acolchoada, poltrona de madeira, tapete branco, mesa de centro em pedra natural e teto claraboia com fechamento em estilo muxarabi.
Foto: Denilson Machado
Living com pano de vidro com visão para o jardim, painel de madeira e prateleiras com diversas garrafas cheias de areia, sofá branco, poltrona redonda acolchoada, poltrona de madeira, tapete branco, mesa de centro em pedra natural,  teto claraboia com painel muxarabi e lareira.
Foto: Denilson Machado
Living. Painel de madeira e prateleiras com diversas garrafas cheias de areia, sofá branco, poltrona redonda acolchoada, tapete branco, mesa de centro em pedra natural, teto claraboia com raios solares adentrando o ambiente, escultura compondo a decor e luminárias de parede.
Foto: Denilson Machado
Living. piso em pedra natural, painel de madeira e prateleiras com diversas garrafas cheias de areia, sofá branco, poltrona de madeira, puff branco com pés de madeira, tapete branco, mesa de centro branca de madeira, teto claraboia com raios solares adentrando o ambiente, escultura compondo a decor e luminárias de parede.
Foto: Denilson Machado
CASACOR SP 19, Casa Dendê Duratex, Nildo José. 
Living. Painel de madeira e prateleiras com diversas garrafas cheias de areia, sofá branco, poltrona redonda acolchoada, poltrona de madeira, tapete branco, mesa de centro em pedra natural, piso em pedra natural, pano de vidro com visão para o jardim, luminárias de parede e uma lareira moderna branca.
Foto: Denilson Machado
CASACOR SP 19, Casa Dendê Duratex, Nildo José. 
Living. Painel de madeira e prateleiras com diversas garrafas cheias de areia, luminárias brancas de parede, sofá branco, mesa de centro branca, mesa em pedra natural, poltrona de madeira acolchoada, tapete branco com linhas e piso em pedra natural.
Foto: Denilson Machado
Living. Painel de madeira e prateleiras com diversas garrafas cheias de areia, luminárias brancas de parede, sofá branco, mesa de centro branca, mesa em pedra natural e tapete branco com linhas.
Foto: Denilson Machado
Living. Painel de madeira e prateleiras com diversas garrafas cheias de areia, sofá branco,mesa em pedra natural e tapete branco com linhas.
Foto: Denilson Machado
Corredor para a suite master, espelho d'água, piso em pedra natural, parede com revestimento de cimento queimado na cor linho, revestimento de madeira ripada que começa na parede esquerda e vai para o teto e ao fundo a cabeceira da cama.
Foto: Denilson Machado
Suite master. Poltrona com pés de madeira, cabeceira da cama em formato ondulado, vaso tranparente com planta, parede revestida com cimento queimado na cor linho, quadros nas paredes e instalação com estilo muxarabi.
Foto: Denilson Machado
Suite master. parede com revestimento de cimento queimado na cor linho, estrutura do banheiro em estilo muxarabi, cabeceira da cama branca em formato ondulado, luminária branca de parede, jogo de lençol e duvet de linho branco assinados pela Casa Moysés e uma mesinha baixa ao lado da cama.
Foto: Denilson Machado
Estrutura de madeira em formato côncavo guarda a Cuba do banheiro branca com torneira metálica branca da Deca.
Foto: Denilson Machado
Estrutura de madeira em formato côncavo guarda a Cuba do banheiro branca com torneira metálica branca da Deca.
Foto: Denilson Machado
Estrutura de madeira em formato côncavo guarda a Cuba do banheiro branca com torneira metálica branca da Deca.
Foto: Denilson Machado
Suíte Master, parede com revestimento de cimento queimado, teto com revestimento de madeira ripada, piso em pedra natural, cabeceira branca em formato ondulado, luminária branca de parede, jogo de lençol e duvet de linho branco assinados pela Casa Moysés e cama.
Foto: Denilson Machado
Suíte Master, parede com revestimento de cimento queimado, piso em pedra natural, cabeceira branca em formato ondulado, luminária branca de parede, jogo de lençol e duvet de linho branco assinados pela Casa Moysés, cama e uma especie de mesinha baixa ao lado da cama.
Foto: Denilson Machado

LEIA MAIS: Casa Cor 2019: Casa do Fauno by Léo Shehtman

Suíte Master, parede com revestimento de cimento queimado, piso em pedra natural, cabeceira branca em formato ondulado, luminária branca de parede, jogo de lençol e duvet de linho branco assinados pela Casa Moysés, cama, uma especie de mesinha baixa ao lado da cama e o pano de vidro que da acesso a área externa.
Foto: Denilson Machado
Suíte Master, parede com revestimento de cimento queimado, piso em pedra natural, cabeceira branca em formato ondulado, jogo de lençol e duvet de linho branco assinados pela Casa Moysés, cama, uma especie de mesinha baixa ao lado da cama e a estrutura do banheiro com estilo muxarabi.
Foto: Denilson Machado
Suíte Master. banheiro feito como uma espécie de caixa central, estilo muxarabi, que lembra um pórtico, em cor branco. Teto do quarto em madeira ripada e piso em pedra natural.
Foto: Denilson Machado
Suíte Master. banheiro feito como uma espécie de caixa central, estilo muxarabi - com portas retrateis - que lembra um pórtico, em cor branco. Teto do quarto em madeira ripada e piso em pedra natural.
Foto: Denilson Machado
Suíte Master. banheiro feito como uma espécie de caixa central, estilo muxarabi, que lembra um pórtico, em cor branco. Sanitário branco, vidro do box, banco de madeira branco, cuba e torneira embutida no armário com portas retrateis e piso branco com estilo de mini tijolinhos.
Foto: Denilson Machado
Banheiro. Cuba e torneira branca metálica da Deca embutidos em um armário - com portas retrateis - e em estilo muxarabi com cor branca.
Foto: Denilson Machado
CASACOR SP 19, Casa Dendê Duratex, Nildo José. Banheiro com estrutura branca em estilo muxarabi, com entrada para luz natural, sanitário branco, piso branco quadriculado e box com vidro.
Foto: Denilson Machado
CASACOR SP 19, Casa Dendê Duratex, Nildo José. Lounge e cozinhas divididos por uma imponente ilha, piso de pedra natural, cozinha instalada em uma especie de cômodo com estrutura de madeira branca, com estilo muxarubi que lembra um pórtico. teto e parede lateral com revestimento de madeira ripada que formam longas linhas horizontais.
Foto: Denilson Machado
CASACOR SP 19, Casa Dendê Duratex, Nildo José. Lounge e cozinhas divididos por uma imponente ilha, piso de pedra natural, cozinha instalada em uma especie de cômodo com estrutura de madeira branca, com estilo muxarubi que lembra um pórtico. teto e parede lateral com revestimento de madeira ripada que formam longas linhas horizontais. O lounge é composto por três poltronas brancas com pés de madeira e uma mesa de centro de madeira. Em frente a ilha existe dois bancos cilíndricos na cor branco.
Foto: Denilson Machado
CASACOR SP 19, Casa Dendê Duratex, Nildo José. Corredor de acesso para o lounge/cozinha e suíte. Piso em pedras naturais, espelho d'água que se estende até o quarto, teto e parede com revestimento de madeira ripada em sentido horizontal, exuberante ilha, bancos cilíndricos na cor branco e cozinha instalada em uma especie de cômodo, em estilo muxarabi, na cor branco, as portas retrateis estão fechadas.
Foto: Denilson Machado
CASACOR SP 19, Casa Dendê Duratex, Nildo José. Corredor de acesso para o lounge/cozinha e suíte. Piso em pedras naturais, espelho d'água que se estende até o quarto, teto e parede com revestimento de madeira ripada em sentido horizontal, exuberante ilha, bancos cilíndricos na cor branco e cozinha instalada em uma especie de cômodo, em estilo muxarabi, na cor branco com as portas retrateis que estão entreabertas.
Foto: Denilson Machado
Corredor de acesso para o lounge/cozinha e suíte. Piso em pedras naturais, espelho d'água que se estende até o quarto, teto e parede com revestimento de madeira ripada em sentido horizontal, exuberante ilha, bancos cilíndricos na cor branco e cozinha instalada em uma especie de cômodo, em estilo muxarabi, na cor branco com as portas retrateis que estão totalmente abertas.
Foto: Denilson Machado
Cozinha e uma imponente ilha com dois bancos cilíndricos na cor branco. A cozinha está instalada no cômodo (que lembra um pórtico) com estrutura branca, em estilo muxarabi e portas retrateis. Do lado esquerdo está o espelho d'água que se estende até a suíte master, o piso tem revestimento de pedras naturais , e,  o teto com parede, tem revestimento de madeira ripada em sentido horizontal.
Foto: Denilson Machado
Cozinha e uma imponente ilha com dois bancos cilíndricos na cor branco. 
O destaque é a cozinha, que está instalada no cômodo (que lembra um pórtico) com estrutura branca, em estilo muxarabi e portas retrateis que estão entreabertas. Do lado esquerdo está o espelho d'água que se estende até a suíte master, o piso tem revestimento de pedras naturais , e,  o teto com parede, tem revestimento de madeira ripada em sentido horizontal.
Foto: Denilson Machado
Cozinha e uma imponente ilha com dois bancos cilíndricos na cor branco. 
O destaque é a cozinha, que está instalada no cômodo (que lembra um pórtico) com estrutura branca, em estilo muxarabi e portas retrateis que estão totalmente abertas. Do lado esquerdo está o espelho d'água que se estende até a suíte master, o piso tem revestimento de pedras naturais , e,  o teto com parede, tem revestimento de madeira ripada em sentido horizontal.
Foto: Denilson Machado
Cozinha e uma imponente ilha com dois bancos cilíndricos na cor branco. 
O destaque é a cozinha, que está instalada no cômodo (que lembra um pórtico) com estrutura branca, em estilo muxarabi e portas retrateis que estão totalmente abertas. Do lado esquerdo está o espelho d'água que se estende até a suíte master, o piso tem revestimento de pedras naturais , e,  o teto com parede, tem revestimento de madeira ripada em sentido horizontal. Na lateral direita, está o pano de vidro que da acesso à área externa.
Foto: Denilson Machado
Cozinha e uma imponente ilha com dois bancos cilíndricos na cor branco. 
O destaque é a cozinha, que está instalada no cômodo (que lembra um pórtico) com estrutura branca, em estilo muxarabi e portas retrateis que estão totalmente fechadas. Do lado esquerdo, está o espelho d'água que se estende até a suíte master, o piso tem revestimento de pedras naturais , e,  o teto com parede, tem revestimento de madeira ripada em sentido horizontal. Na lateral direita, está o pano de vidro que da acesso à área externa.
Foto: Denilson Machado
Detalhe da cozinha: armários brancos, azulejo com relevo, torneira metálica e utensílios como pires, xícaras, bule de chá e garrafas de vidro.
Foto: Denilson Machado

Nildo José

Site: www.nildojose.com

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 08 julho 2019 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais