CASACOR São Paulo 2019: Alex Bonilha Arquitetura assina Espaço Ser

Escritório de Mogi das Cruzes participa pela primeira vez da edição na capital com um ambiente que esbanja arte e design

Inspirados pelos pilares que estruturam um morar harmônico, sustentável, com uma pulsante verve artística, e, ao mesmo tempo, contemporâneo e cosmopolita, o Studio Alex Bonilha faz sua estreia em CASACOR São Paulo 2019, a maior e mais importante mostra de arquitetura, design e paisagismo da América Latina, com o ‘Espaço Ser’, um living de 60m² que busca pelo resgate das relações humanas e da memória afetiva que guia nossas vidas.

O evento, que acontece de 28 de maio à 4 de agosto, no Jockey Clube de São Paulo, segue como linha narrativa o tema ‘Planeta Casa’, o qual foi traduzido pelo escritório por meio de materiais naturais e ecológicos. Um pórtico geométrico serve como entrada para o projeto que engloba sala de estar e um banheiro com três cabines, onde os profissionais criaram uma divisória suspensa por tirantes de aço, que separa os dois espaços de maneira moderna e elegante.

LEIA MAIS: Casa Cor 2019: Grandes marcas participam da CASACOR São Paulo

Com o intuito de trazer a história do prédio tombado, o arquiteto Alex Bonilha e a designer Mahely Oliveira, profissionais por trás do sucesso do Studio, mantiveram o teto original do Jockey: “Queríamos criar uma relação com o tempo, mostrar sua raiz e sua origem”, pontuaram. Fora isso, a paleta de cores em tons terrosos ganha um ar intimista com o uso do preto, presente na treliça de grandes proporções, alocada logo na entrada. Além disso, alguns toques de cores fortes completam o layout e aparecem no verde petróleo do tapete e na obra de Siron Franco, concebendo, assim, uma essência viva e vibrante para o espaço. A tecnologia, claro, participa do projeto, entretanto, aparece de maneira sútil na construção de móveis e materiais.

A prosa contemporânea e cosmopolita do ‘Espaço Ser’ trabalha ao lado da busca das conexões humanas como prioridade, sendo o ambiente o instrumento de recuperação e reencontro das pessoas com seus centros. As obras de arte, meticulosamente escolhidas em parceria do curador Cézar Prestes, seguem este conceito e funcionam como resgate da nossa memória afetiva. O décor minimalista e moderno, não deixa o aconchego e conforto de fora. No mobiliário encontramos uma seleção especial e elegante de design assinado, como peças de Zanine, Sérgio Rodrigues, Studio Bola, Ronald Sazon e Jader Almeida. Luminárias de formas antigas de vidro soprado artesanalmente, e um tapete de 70 anos, que passou por um processo de restauração e modernização, ajudam na alusão do tempo como um dos fios condutores do projeto.

Veja as imagens do Espaço Ser, assinado por Alex Bonilha, para a CASACOR São Paulo 2019:
Living em tons escuros, tapete verde petróleo de Siron Franco, moveis minimalistas, painel de mármore e madeira, mesas de centro, sofá, prateleira e luminária de piso.
Foto: Evelyn Müller
Living em tons escuros, forro de madeira ripada na cor preta, tapete verde petróleo de Siron Franco, moveis minimalistas, painel de mármore e madeira, mesas de centro, sofá, prateleira e luminária de piso.
Foto: Evelyn Müller
Tapete verde petróleo de Siron Franco, mesas de centro de madeira em tom caramelo, parede com painel de madeira clara, sofás, puff, vasos, quadros, luminária de piso e armário baixo.
Foto: Evelyn Müller
Espaço com forro de madeiras pretas ripadas na horizontal e vertical, parede com o mesmo revestimento do forro, esculturas, quadros de de Zanine  e um banco extenso com pés transparentes.
Foto: Evelyn Müller
Living em tons escuros, forro e paredes pretas com texturas, piso de madeira, banco extenso e destaque para um enorme obra de arte na parede com iluminação sobre ela.
Foto: Evelyn Müller
Escultura e vasos de cerâmica sobre uma mesa suspensa, uma luminária moderna e ao fundo uma grande pintura.
Foto: Evelyn Müller

LEIA MAIS: Casa Cor 2019: Linie Lounge

Tapete verde petróleo de Siron Franco,  poltrona marrom acolchoada, vasos de cerâmica, quadros pequenos, forro de madeira ripada e prateleira com obras de arte.
Foto: Evelyn Müller
Estante de ferro com grandes caixas de madeira em tom caramelo, vaso de cerâmica, luminárias modernas e parede com painel de madeira.
Foto: Evelyn Müller
Mesa de centro de madeira com cor caramelo, tapete verde petróleo de Siron Franco, duas poltronas feitas com estrutura metálica, obras de arte, piso de madeira e parede com painel de mármore.
Foto: Evelyn Müller
Banheiro com painel de mármore preto, pias de inox preto, vaso com planta, piso e parede de madeira, espelhos ovais e uma escultura de madeira.
Foto: Evelyn Müller
Banheiro com painel de mármore preto, pias de inox preto, baú preto sem tampa, espelhos ovais e piso de madeira.
Foto: Evelyn Müller
Banheiro com painel de mármore preto, pias de inox preto, vaso com planta, baú preto sem tampa, piso e parede de madeira, espelhos ovais e uma escultura de madeira.
Foto: Evelyn Müller
Banheiro com painel de mármore preto, pia de inox preto, vaso com planta, piso e parede de madeira e um quadro com iluminação direta.
Foto: Evelyn Müller
Banheiro com painel de mármore preto, pia de inox preto, vaso com planta, piso e parede de madeira e um quadro.
Foto: Evelyn Müller
Espaço Ser, Alex Bonilha, CASACOR São Paulo 2019. Living.
banheiro com painel de mármore preto, pias de inox preto, vaso com planta, piso e parede de madeira, espelhos ovais e acesso para parte intima do banheiro.
Foto: Evelyn Müller
Living com piso de madeira forro de madeiras pretas ripadas, tapete verde petróleo de Siron Franco, banco extenso e um destaque para um grande quadro no fim do ambiente.
Foto: Evelyn Müller (CASACOR São Paulo 2019: Alex Bonilha Arquitetura)
Living com piso de madeira forro de madeiras pretas ripadas, tapete verde petróleo de Siron Franco, banco extenso, do lado esquerdo existe um piso de pedras naturais com algumas obras de arte e um destaque para um grande quadro no fim do ambiente.
Foto: Evelyn Müller (CASACOR São Paulo 2019: Alex Bonilha Arquitetura)

Studio Alex Bonilha
www.studioalexbonilha.com.br

Newsletter
Avatar

Lilian Santos

Lilian Santos é formada em Design de Interiores e Marketing, trabalhou durante 07 anos em lojas especializadas em revestimentos, fez diversos cursos e treinamentos do segmento e resolveu pegar todo o seu conhecimento e criar o Revestindo a Casa para compartilhar dicas técnicas, que hoje ajuda milhares de pessoas. Ela desenvolve conteúdos para o digital, treinamentos para empresas do segmento, palestras e consultorias. Ah ela adora dar boas risadas, sempre tenta ver o lado bom das coisas e ama viajar.

Leave a Comment