Por Carmel, da Caravieri Cardoso Arquitetura
Durante os dias 9 e 14 de abril aconteceu a semana de design em Milão. É a maior e mais importante semana do mundo relacionada ao tema e estive lá para conferir de perto todos os lançamentos, acontecimentos e também questionamentos. Sim, questionamentos! Hoje mais do que nunca estamos em uma fase de indagações onde não aceitamos tudo que as marcas nos impõem, não existe mais aquela fidelização cega e sim um forte relacionamento com aquilo que acreditamos.
E é por este motivo que durante o Fuorisalone que é tudo que acontece fora do salão do móvel, eventos, lançamentos e Instalações que acontecem em lojas, espaços públicos e até mesmo em alguns lugares icônicos como a pinacoteca de Brera durante a semana onde as marcas dão mais ênfase em mostrar um conceito, do que os novos produtos. Enquanto no salão é uma proposta muito mais comercial mostrando de fato todos os lançamentos.
LEIA MAIS: Veja dicas de como montar um conceito para o seu projeto
Um exemplo disso é o caso da Missoni. Dentro do salão mostraram todos os lançamentos de forma comercial, com os tecidos expostos em alguns cabides e alguns móveis, tapetes etc…
E em Brera a Missoni apresentou uma casinha, com tudo, até mesmo comidas feitas de crochê, com o objetivo de mostrar que estão tentando resgatar a beleza do artesanato, com elementos que tem história com nossos antepassados.
LEIA MAIS: 9 Tendências de decoração para deixar sua casa um refúgio urbano
A sensação foi super lúdica, algo como olhar de volta para a própria infância. “É uma evocação do passado e do futuro, com objetos de memória afetiva em uma releitura visionária”, explica a marca.
Outro exemplo de instalação Fuorisalone, foi a COS que é uma marca de roupa inglesa, que em parceria com o Arquiteto Francês Arthur Mamou-Mani projetou uma estrutura feita com impressoras 3Ds inspirada no próprio palácio Isimbardi (local onde foi feita a instalação) A estrutura conecta a entrada até o jardim.
Cada vez mais as marcas também estão pensando em sustentabilidade, como a que acabamos de citar, falando das impressoras das 3D, nos móveis (um exemplo é a cadeira de Stark para a Kartell utilizando a menor quantidade de material passivo possibilitando o maior conforto do usuário), texturas e acabamentos até mesmo na iluminação.
E por falar em iluminação este ano foi ano de Euroluce (Eurocucina acontece em anos pares e Euroluce em anos ímpares), então pudemos observar que muitas marcas se preocuparam com o tema até mesmo na forma em que suas peças estão sendo apresentadas. Formas orgânicas, como se fossem parte da natureza, com muito vidro, preto e dourado.
O destaque ficar por conta de peças que se movimentam, pendentes que sobem e descem e até se soltam do suporte para virar uma luminária de mesa ou uma lanterna. Outra peça interessantíssima foi um pendente que ajuda na Acústica, ideal para salas de reuniões ou ambientes comerciais!
Falando sobre versatilidade o mobiliário está cada vez mais múltiplo, executando ao mesmo tempo varias funções, um exemplo é a cadeira inspirada na icônica zigue-zague que se desdobra e vira uma mesa lateral, um banco e pode até ser guardada sem ocupar muito espaço.
Percebemos também que o espaldar de mini sofazinho estão cada vez mais altos criando privacidade para o usuario que podem acoplar luminárias, tomadas e até mesinhas laterais em muitas das peças.
Penteadeiras também estão super em alta, com múltiplas divisões facilitando e organizando a vida dos usuários.
Assim como vimos na exporevestir os acabamentos cimenticios saem de cena (com exceção do granilite que está super em alta) e o que aparece cada vez mais forte são os marmorizados não só em sua forma natural mas também em releitura feitas através de porcelanatos, mdfs e até vidros estampados.
As cores estão bastante vibrantes! Até mesmo as candy colors que não estão nada suaves! Outras cores que apareceram bastante foram os azuis e os vermelhos.
Carmel é Arquiteta e Designer de Interiores, sócia no escritório
Caravieri Cardoso Arquitetura, ama viajar e se inspirar pelo mundo, trazer todas as referências, culturas e vivências na mala e aplicar nos projetos! Tem paixão por compartilhar conhecimento desde que foi professora nas escolas Abra e Panamericana e agora através da coluna no blog. Por isso não deixe de perguntar tudo o que quiser, ela vai amar responder!
Conheçam o site e o Instagram do escritório e inspire-se!
O que vocês acharam das novidades de Milão? Deixe sua opinião.
Abraços!