Obras do arquiteto, marceneiro e artista visual exploram materialidades e identidades diaspóricas em diálogo com o design contemporâneo

Danilo Reis – Foto por Mollica
Viena, 2025 – A série Ascensão, do artista, designer e marceneiro Danilo Reis, aterrissa na Vienna Design Week 2025, que ocorre de 26 de setembro a 5 de outubro, como um sopro de brasilidade no coração da Áustria.
Sua exposição acontece no dia 27 de setembro e marca a estreia internacional do artista – um feito histórico: Danilo será o primeiro designer negro brasileiro a integrar o maior festival austríaco, levando à cena europeia uma obra que condensa técnica artesanal, potência espiritual e discurso decolonial.

Ascensão (Vó Lina) Madeira canela preta com acabamento a oleo e pedra resgatada – Foto por Ana Pigosso
A série “Ascensão” é composta por altares vivificados, criados a partir de matérias-primas resgatadas como madeira, pedras, cerâmica e metais. São fragmentos do cotidiano que, sob a sensibilidade do artista, são reorganizados e convertidos em composições simbólicas de forte carga energética.
O processo criativo da coleção se desenvolve em três momentos distintos. Inicialmente, há uma profunda pesquisa, resgatando materiais que, mais tarde, se transformarão nas composições que servem de base para o desenho das peças. Em seguida, entra em cena o trabalho artesanal na marcenaria, onde os gabinetes são construídos com precisão e rigor. Por fim, a obra se completa por meio de ocupações ritualísticas e performances realizadas pelo próprio autor.
“Ascensão é sobre honrar quem veio antes. Coloco na categoria de ancestrais a madeira, as pedras e outros materiais que formam minha obra incorporando uma dimensão ritualística e intuitiva das trocas entre corpos e objetos”, afirma Danilo.

Ascensão Performance – Fotos por Cat Tenório
As obras são montadas com rigor artesanal, mas vão além do fazer técnico: representam um gesto político, espiritual e social. Ao trabalhar com materiais descartados e transformá-los em objetos sagrados, Danilo propõe uma reflexão sobre sustentabilidade, memória e decolonialidade no design.
“Existe uma potência no saber manual, na escuta dos materiais e no fazer com o corpo que desagua em objetos únicos. Proponho jogar luz não só sobre os modos de fazer, mas também sobre os modos de usar e as diversas formas de se relacionar com o objeto, com o tempo e com o mundo”, complementa o artista.
A proposta levanta uma discussão urgente sobre os caminhos possíveis para o design contemporâneo. Ao fortalecer redes invisibilizadas que atuam nos processos de coleta e reaproveitamento de materiais, Danilo mostra que o design também pode ser afeto, espiritualidade e ancestralidade.

Madeiras imbuia, canela, metal latão e pedra resgatada – Foto por Cat Tenório
Ascensão propõe ao público europeu uma experiência que vai além da contemplação estética. É um convite à escuta sensível das culturas afro-diaspóricas e ao reconhecimento de um Brasil profundo, que emerge do gesto, do trabalho e da fé.
Com sua estreia internacional, Danilo Reis insere uma nova narrativa no cenário do design global. Uma história enraizada em saberes ancestrais, que desafia os limites entre arte e ofício, e celebra a força criativa de uma identidade brasileira múltipla, espiritual e radicalmente contemporânea.

Ascensão (Meire) Madeira cumaru com acabamento a óleo e pedra resgatada – Foto por Ana Pigosso
Sobre Danilo Reis
Nascido na Penha, zona leste de São Paulo, e descendente de famílias migrantes de Minas Gerais e Bahia, Danilo Reis, constrói sua trajetória nas intersecções entre arte, design, espiritualidade e educação. Fundador da AYO Escola de Marcenaria, transmite saberes manuais tradicionais como prática política e poética. Sua relação com a madeira começou ainda na infância, aos 12 anos, como assistente em uma marcenaria. Mais tarde, aprofundou esse vínculo na faculdade de arquitetura, somando experiências acadêmicas, performances e práticas comunitárias. Hoje, como artista, designer, marceneiro e professor, desenvolve uma linguagem singular que ressignifica materialidades ao conectar ancestralidade e criação contemporânea.
Sobre Vienna Design Week
Em sua 19ª edição, o festival sob curadoria e orientação internacional de Sandra Nuut apresentará mais uma vez uma perspectiva cultural diversificada sobre design, com projetos especialmente encomendados em vários formatos. O programa se concentra não apenas no design de produtos, mas também em exposições, intervenções, workshops, palestras, passeios e contribuições de áreas como design social, artesanato, economia circular e arquitetura.
Serviço
19ª Vienna Design Week
Exposição: “Ascensão”, de Danilo Reis
Quando: 26 de setembro a 5 de outubro de 2025.
Local: Wiedner Hauptstraße 52, no 4.º distrito de Viena Vienna, Austria.