O cenário arquitetônico brasileiro foi celebrado com grande entusiasmo na primeira edição do Prêmio Projeto de Arquitetura, organizado pela Revista Projeto. A premiação visa reconhecer os melhores profissionais e projetos de arquitetura no Brasil, destacando soluções inovadoras que integram estética, funcionalidade e impacto social.
Com o objetivo de promover a excelência em projetos que contribuem para a qualidade urbana e o bem-estar social, o prêmio foi dividido em várias categorias, permitindo uma avaliação mais ampla dos diferentes aspectos que compõem a arquitetura contemporânea.
“A realização deste prêmio é um marco para a arquitetura brasileira. Com uma parceria de peso com a Portobello, conseguimos reunir grandes nomes e projetos que inspiram inovação e responsabilidade social,” celebra Fernando Mungioli, Publisher da PROJETO.
Entre os vencedores, trouxe duas obras que refletem a diversidade e o potencial transformador da arquitetura:
Terra e Tuma: Edifício multiuso, São Paulo, SP
Implantado no bairro do Brooklyn, em área com baixa taxa de ocupação, o edifício Tico Indiana é um dos poucos empreendimentos imobiliários da região. Com apenas dez metros de altura e 30 unidades distribuídas por três blocos, a construção integra-se ao entorno residencial harmoniosamente, adensando o bairro com a delicadeza da implantação.
CONFIRA: AGENDA DE SETEMBRO: EVENTOS DE DECORAÇÃO, ARQUITETURA E CONSTRUÇÃO CIVIL
Segundo projeto do escritório Terra e Tuma para a Tico Incorporadora, o edifício Tico Indiana é um empreendimento multiuso que ocupa dois terrenos vizinhos remembrados em um lote de 1000 metros quadrados (20×50 metros). Em um deles havia uma residência e, no outro, vegetação e árvores de grande porte que deveriam ser preservadas.
H+F Arquitetos: Restauro, modernização e ampliação do Museu do Ipiranga, São Paulo
Por sua complexidade, envergadura e ousadia, o projeto vem se firmando como uma das mais importantes realizações da arquitetura brasileira da década. Trata-se de uma delicada mas potente intervenção, que tira partido de possibilidades latentes da centenária construção a fim de inseri-la no mapa dos museus contemporâneos.
Com sua primeira edição bem-sucedida, o Prêmio Projeto de Arquitetura já se consolida como uma referência no setor. As obras vencedoras mostram o potencial da arquitetura em transformar cidades e comunidades, equilibrando inovação, sustentabilidade e impacto social.