O sistema de instalação consiste em réguas de encaixe macho-fêmea, posicionadas em um ângulo de 35 graus e encaixadas com um click
Que os pisos laminados são revestimentos fáceis e rápidos de instalar você já sabe! Nos últimos anos, o modelo de instalação click tornou-se o queridinho entre os consumidores por oferecer ainda mais praticidade na obra. O sistema consiste em réguas de encaixe macho-fêmea, posicionadas em um ângulo de 35 graus e empurradas delicadamente para baixo até ouvirmos um click. E pronto, piso instalado!
Considerados pisos flutuantes, os laminados não são colados ou pregados no chão, o que facilita não só a instalação sobre o contrapiso, mas também sobre outros tipos de pisos e revestimentos. Além disso, possibilita a troca ou a manutenção de alguma régua, caso necessário. Durante a obra, os laminados não geram entulho, sujeira ou barulho, e o ambiente é liberado para uso logo após a instalação.
É claro que todas essas vantagens só são possíveis quando o piso laminado é instalado corretamente. Para uma instalação perfeita, sempre recomendo a contratação de um profissional treinado e qualificado. Se isso não for possível para você, tenha em mente que é necessário seguir à risca o manual de instalação do fabricante, até para evitar a perda de garantia.
A seguir, ensino como instalar o piso laminado click, com base no Manual de Instalação da Eucafloor.
Onde instalar piso laminado
O piso laminado pode ser aplicado diretamente sobre a maioria dos pisos, incluindo concreto, chapa metálica, cerâmica, granilite, porcelanato, entre outros. Ele até pode ser instalado sobre tacos e outros pisos de madeira, desde que estejam em boas condições de uso, sem focos de insetos, em pavimentos superiores, sem peças soltas ou com problemas de fixação.
CONFIRA: 4 AMBIENTES ONDE VOCÊ PODE INSTALAR PISO LAMINADO
Alguns cenários que impossibilitam a instalação do laminado click são foco de umidade no local; forrações, carpetes têxteis e carpetes de madeira; pedras naturais que soltem grãos finos, como a ardósia; tacos e pisos de madeira em piso térreo. Nesses casos, é necessário remover os revestimentos mencionados e, se necessário, preparar o contrapiso adequadamente para a instalação do laminado.
Passo a passo para instalar piso laminado click
- Verifique se o contrapiso está isento de irregularidades. Para isso, utilize uma régua de piso ou uma régua de nível com no mínimo 1,5 m em vários pontos do ambiente. Caso haja diferença superior a 3 mm, é necessário corrigir o contrapiso.
- O contrapiso ou base onde será instalado o piso laminado deve estar isento de areia, poeira e sujeira. Varra e, se necessário, aspire.
- Deixe as réguas no local da instalação durante 48 horas, sem abrir a caixa, para permitir sua adaptação à temperatura e à umidade do ambiente. Caso contrário, poderão ocorrer alterações dimensionais no produto.
- Verifique se as réguas do piso laminado possuem qualquer tipo de defeito de fabricação. Se sim, entre em contato com o fabricante.
- Antes de iniciar a instalação, organize a distribuição das réguas do piso laminado no sentido previamente definido, para assegurar a eficiência no processo. No sentido transversal e longitudinal, considere uma perda de 8% de material. Na diagonal, pode chegar a 12%.
- Meça o ambiente no seu comprimento a fim de evitar que a última régua a ser instalada no lado oposto do ambiente tenha largura inferior a 5 cm. Da mesma forma, o comprimento da régua mais distante do perímetro não pode ser menor que 20 cm.
- Cubra o contrapiso já limpo com manta de 2 mm ou redutor de ruído. Caso a instalação seja feita em pavimento térreo, em contato com o solo, deve ser utilizado lona de 300 micras sem micro furos (exceto lona preta) entre a manta e o contrapiso.
- Inicie colocando a régua com o lado macho voltado para a parede. Utilize os espaçadores para manter o espaço de dilatação de 8mm entre a régua e a parede.
- Inicie a instalação das réguas da esquerda para a direita. Junte os topos da primeira e da segunda régua, fazendo um ângulo em torno de 20 à 35 graus e faça o movimento suave para cima e para baixo até encaixar.
- Comece a segunda fileira com a primeira régua em ângulo em torno de 20 à 35 graus e faça movimentos suaves de um lado para outro, para cima e para baixo, até encaixar.
- Para instalar a segunda régua dessa fileira comece pelos topos, em ângulo em torno de 20 à 35 graus, e faça movimentos para cima e para baixo. Depois, levante as duas réguas e certifique-se de encaixá-las na fileira anterior.
- Para o perfeito encaixe no sentido longitudinal, é necessário utilizar um bloco batedor com um martelo de borracha. Após colocadas as quatro primeiras réguas, dê suaves marteladas com o bloco no topo.
- Repita o processo até cobrir todo o ambiente.
Cuidados na instalação
- Evite cortar a régua do lado decorativo. A base da máquina de corte poderá danificar a lâmina decorativa e a serra utilizada deixará um corte rústico, podendo lascar a extremidade da peça. Portanto, procure fazer as marcações do lado oposto, ou seja, do lado do balanceador.
- Comece a instalação do piso laminado sempre colocando dois pares de espaçadores no sentido do comprimento da régua e um par na largura. O espaçador assegura a distância de dilatação de 8 mm necessária entre a parede e o piso laminado, assim como o travamento do piso laminado.
- Instale primeiramente os móveis e armários embutidos e depois o piso laminado para evitar o travamento das réguas.
- Como o piso laminado é feito com madeira nunca instale em banheiros, saunas, lavanderias e áreas externas, pois a umidade desses ambientes é excessiva e acarreta em danos ao piso.