Com apartamentos e casas cada vez menores, a lavanderia naturalmente foi perdendo espaço para ambientes mais nobres. Embora muitos prédios possuam áreas comuns de serviço, ter pelo menos uma lava e seca em casa continua sendo o desejo de muitos moradores, que prezam pela praticidade.
No meu apartamento – como em muitos que vemos por aí – a lavanderia é integrada à cozinha e, inclusive, possui o mesmo revestimento no piso. Para disfarçar o tanque e as roupas íntimas penduradas, optei por uma divisória vazada, que não compromete a iluminação natural vinda da área de serviço.
Divisórias, cobogós, marcenaria sob medida e portas de correr são algumas das principais soluções utilizadas por arquitetos e designers de interiores para incluir as lavanderias na área social, sem comprometer a estética do projeto.
A seguir, confira 45 ideias de lavanderias pequenas e planejadas para se inspirar!
- No projeto do escritório Macro Arquitetos, os azulejos com estampa geométrica foram aplicados na lavanderia e no frontão da cozinha, áreas molháveis. Os dois ambientes foram envelopados pela marcenaria em carvalho-americano.
- No projeto do escritório Garimpo Arquitetura, a bancada de quartzo branco foi combinada a dois porcelanatos cinzas, no piso e na parede. A cor é perfeita para disfarçar a sujeira.
- Integrada à cozinha, a lavanderia do Garimporio Arquitetura tem cuba de inox e armários de MDF preto fosco. As portas teladas ajudam a camuflar o ambiente.
- Os adesivos vinílicos são uma opção resistente à umidade para lavanderias. Projeto do escritório Quattrino Arquitetura.
- Na lavanderia idealizada pelo escritório MMBB Arquitetos, a parede com furos no concreto cria ventilação permanente para secar as roupas. A bancada de aço inox deixa o ambiente com aspecto sofisticado.
CONFIRA: COMO ESCOLHER REVESTIMENTOS PARA A LAVANDERIA EXTERNA
- O projeto do arquiteto Fábio Frutuoso trouxe elementos dos anos 1950 à lavanderia, como os azulejos decorados. Logo abaixo da bancada de granito, que sustenta o cantinho do café, estão a lavadora e a secadora de roupas.
- Com tons mais sóbrios, o escritório Renata Gaia Arquitetura conseguiu integrar a lavanderia à cozinha.
- A porta de correr é uma solução para isolar a lavanderia mesmo em metragens enxutas, como acontece no projeto do escritório Maia Romeiro Arquitetura.
- O piso de ladrilho hidráulico, os armários azuis e o azulejo de metrô trazem uma atmosfera artesanal e retrô para a cozinha integrada à lavanderia. Projeto dos escritórios Rua 141 Arquitetura e Zalc Arquitetura
- No projeto do escritório Mandril Arquitetura, a lavanderia foi desenhada da marcenaria à marmoraria, incluindo o tanque, para se ajustar ao espaço disponível.
- Varal de teto, marcenaria e cestos de coloridos deixam a área de serviço mais funcional e prática, sem bagunça. Projeto da arquiteta Marina Carvalho.
- O piso vinílico pode ser aplicado na lavanderia desde que os moradores não tenham o hábito de lavar o piso com água, apenas com pano úmido. Projeto do escritório Quattrino Arquitetura.
- No projeto do escritório GG Arquitetura, a marcenaria funcional da lavanderia combina o clássico branco com painéis ripados.
- Os azulejos com estampas geométricas ditam a paleta divertida dessa lavanderia, projetada pelo arquiteto Gustavo Calazans.
- Na lavanderia projetada pela arquiteta Flávia Theodorovitz, os tons claros valorizam a luz natural abundante da abertura no teto.
- O escritório PHF Arquitetura optou por dar um toque de cor na lavanderia. O tom escolhido foi o mint, uma tonalidade moderna e atemporal
- No projeto do arquiteto Luciano Dalla Marta, a lavanderia foi deslocada para a área externa. Os azulejos verde valorizam a integração à natureza.
- A lavanderia do escritório Studio92 foi camuflada por duas portas ripadas de marcenaria. Além dos armários, uma solução interessante é o tanque esculpido em mármore com nicho inferior.
- O ladrilho hidráulico hexagonal traz um ar romântico à lavanderia do escritório Doma Arquitetura. A marcenaria branca tem portas ripadas de correr, aproveitando melhor o espaço.
- A arquiteta Carina Dal Fabbro adaptou um espaço no banheiro, que tem boa metragem, para inserir a máquina lava e seca.
- Com 58 m², o apartamento tinha pouco espaço para a lavanderia, então o arquiteto Isay Weinfeld, responsável pelo projeto da incorporadora IdeaZarvos, criou um móvel sob medida que esconde a pia de granito.
- A arquiteta Bianca D’Angelo complementou a bancada do tanque para encaixar a máquina. As portas ripadas de marcenaria ajudam a esconder os utensílios e a garantir a boa ventilação.
- Os armários vazados também foram a solução para a lavanderia localizada na varanda no projeto da arquiteta Michelle Machado
CONFIRA: 82 COZINHAS MODERNAS PARA SE INSPIRAR
- O escritório Bohrer Arquitetos aproveitou a longa bancada da cozinha para inserir o tanque esculpido e encaixar a máquina na parte de baixo. A neutralidade do forro amadeirado setoriza o ambiente e se contrapõe a pontos de cor na marcenaria.
- No projeto do arquiteto Nelson Kabarite, a porta de correr com vidro leitoso ajuda a esconder a lavanderia.
- Na lavanderia projetada pelo SuperLimão Studio, o destaque fica para os armários verdes neon.
- A lavanderia do arquiteto Nelson Kabarite segue os tons do projeto: o preto do azulejo usado na cozinha, o azul da parede da sala e a madeira como deque no piso.
- No projeto do arquiteto Guto Requena, a lavanderia é valorizada pelo revestimento do piso e da meia-parede com pastilhas roxas.
- O suave cor-de-rosa cobriu a porta de entrada de serviço, projetada pelo escritório Une Arquitetura + Design. A bancada de granito e o armário têm acabamentos iguais aos da cozinha, com piso de ladrilhos hexagonais.
- O tanque e a máquina de lavar roupa foram embutidos no prolongamento da bancada de concreto. Na parede, azulejos. No piso e no armário de alvenaria, cimento queimado.
- A lavanderia projetada pelo escritório AR Arquitetos é definida pelos acabamentos em tons de amarelo. As paredes e o piso receberam ladrilhos hidráulicos na cor próxima à da tinta que cobre o teto.
- No meu apartamento, a lavanderia é integrada à cozinha, delimitada por um elemento vazado.
- No projeto do escritório Degradê Arquitetura, a lavanderia foi reduzida durante a reforma para a ampliação da cozinha, mas ainda é funcional.
- A arquiteta Bianca da Hora criou uma divisória de vidro canelado para deixar claro o que é cozinha e o que é área de serviço.
- A arquiteta Amanda Miranda incluiu portas de vidro jateado para esconder a lavanderia e favorecer a amplitude do apartamento.
- O arquiteto Bruno Moraes desenvolveu uma marcenaria elaborada, com armários fechados, vãos e nichos. O tampo de quartzo apoia os cestos de roupas brancas e coloridas.
- O escritório Tribeira Arquitetos sugeriu combinar o azul-marinho do armário com o granito branco pitaya.
- Armários e bancada pretos formam um conjunto elegante com o nicho aberto de acabamento madeirado. No frontão, os azulejos retangulares dispostos em 45 graus modernizam a lavanderia do Studio Deux.
- No projeto da arquiteta Barbara Dundes, a lavanderia tem os mesmos acabamentos da cozinha e pode ser escondida com a porta de correr de vidro translúcido.
- Ao utilizar os cobogós de louça verde para separar cozinha e área de serviço, a arquiteta Carina Dal Fabbro adicionou um toque de brasilidade ao projeto.
- Não sabe com o que combinar o granito bege? A arquiteta Suzana Azevedo sugere um tom azul cerúleo da marcenaria.
- No projeto do escritório Todos Arquitetura. A paleta neutra passeia por cinza, bege, branco e verde-menta. Ao lado da máquina de lavar, o armário abriga acessórios de limpeza.
- O clima industrial fala alto neste projeto da arquiteta Cris Schiavoni. A possibilidade de concentrar a área de serviço em um armário deixou espaço livre para o canto ensolarado sob a claraboia.
- A designer de interiores Flávia Lauzana e a arquiteta Ana Toscano assinam em parceria esta lavanderia. Corian branco molda a bancada, a pia e o tanque, e puxadores metálicos com desenho retrô arrematam a marcenaria verde-menta.
- O granito branco siena é a base deste projeto brasiliense assinado pelo escritório Tribeira Arquitetos. Os armários ganharam acabamento de lacca verde.