Se o seu cliente ama madeira, mas procura uma opção com melhor custo-benefício, pode se jogar no piso laminado sem medo. Este revestimento não só parece madeira, como é composto por derivados de madeira. “Ah Lilian, mas uma vez eu especifiquei laminado para um cliente e manchou todinho em menos de um ano”. Vamos conversar sobre isso!
Como professora, frequentemente, preciso chamar a atenção dos alunos para sua própria responsabilidade. Não existe revestimento bom ou ruim, mas muita especificação incorreta por parte dos arquitetos, designers de interiores e profissionais da construção civil. É nossa responsabilidade conhecer as características técnicas de TODOS os materiais e saber onde podemos aplicá-los.
CONFIRA: QUAL A DIFERENÇA ENTRE CARPETE DE MADEIRA E PISO LAMINADO?
Os pisos laminados, por exemplo, são os revestimentos mais acessíveis para quem busca a estética da madeira. Mas, assim como o piso de madeira, o laminado não é indicado para áreas molhadas ou molháveis, como banheiros, lavanderias e varandas externas. Mesmo coberto por resina melamínica, o revestimento é formado por partículas de eucalipto entrelaçadas, que naturalmente tendem a absorver líquidos, formando as temidas manchas em ambientes muito úmidos.
Com especificação e instalação correta, a Eucafloor oferece garantia de até 16 anos para uso residencial e 7 anos para o comercial. Sinceramente, que marca em sã consciência ofereceria tantos anos de garantia em um revestimento ruim? Por isso, digo e repito: basta ter o conhecimento técnico para especificá-lo de forma correta!
A seguir, confira 5 ambientes onde o laminado pode ser instalado.
Salas
As salas são os ambientes mais comuns para a aplicação do laminado, por serem áreas secas. Neste cômodo, o laminado pode trazer o aconchego da madeira, sem nenhuma preocupação com a segurança ou durabilidade do piso.
Por muito tempo, salas em pavimentos térreos foram um problema para a instalação de laminados, por estarem em contato direto com a umidade proveniente da fundação. Hoje, sabemos que basta verificar a impermeabilização do contrapiso para evitar que o laminado danifique com o tempo. Além disso, os pisos Eucafloor possuem uma camada constituída por lâminas de celulose impregnadas com resina melamínica, que ajudam a protegê-lo da umidade proveniente do contrapiso.
Hall
Em apartamentos, o hall costuma estar integrado à sala e ao living, mas não há nenhum problema em instalar o piso laminado ali. A camada superior dos pisos laminados Eucafloor é composta por um filme cristalino de celulose com partículas de óxido de alumínio e impregnado com resina melamínica. Ele é responsável pela alta resistência a riscos e à abrasão, ou seja, não há porque se preocupar com a circulação neste ambiente.
E, se você está preocupado com aquele barulho chato de salto ecoando pelo apartamento, vale investir na manta Eucasoft Premium, um redutor de ruídos que confere ao piso laminado uma redução de aproximadamente 35% nos ruídos no próprio ambiente e de cerca de 60% entre os pavimentos.
Quartos
Para quem gosta de andar descalço, tem crianças ou idosos em casa, o conforto térmico é um critério importante na escolha do piso. Especialmente, na área íntima da casa, como quartos e closets.
O piso laminado, assim como a madeira, é um piso atérmico, que mantém sua temperatura estável durante todo o ano, agradável ao toque humano. Por esse motivo, dispensa a necessidade de tapetes com o intuito de “aquecer” o ambiente, que podem dificultar a mobilidade de bebês que engatinham, crianças aprendendo a andar ou idosos com capacidade reduzida.
Ambientes comerciais
A Eucafloor oferece 7 anos de garantia para ambientes comerciais, muito mais do que seus concorrentes. Este painel de alta densidade é feito com partículas de eucalipto alongadas e agulhadas, proporcionando melhor entrelaçamento entre as partículas. Isso confere ao produto maior estabilidade dimensional, resistência ao impacto e menor dilatação. Tudo que é preciso para suportar a maior circulação de um espaço comercial.
Além disso, o laminado apresenta como vantagem a facilidade de limpeza: basta uma vassoura ou pano úmido torcido. Outro diferencial é que ele não precisa ser encerado, já que a resina lhe garante um acabamento brilhante por mais tempo.