Quando planejei meu ano de 2023, já marquei no calendário a 7º Semana Criativa de Tiradentes, um festival dedicado ao artesanato brasileiro e design feito à mão. As exposições, palestras, tours e imersões culturais acontecem entre os dias 19 e 22 de outubro na cidade de Tiradentes, em Minas Gerais. Este ano, vim a convite da Sherwin-Williams, tinta oficial do evento, e não poderia ser uma experiência mais especial.
Amei que os espaços de exposição foram coloridos com uma paleta de cores inspirada na arquiteta e designer pernambucana Janete Costa (1932-2008). A escolha não poderia ser mais acertada para a ocasião, já que ela foi uma grande incentivadora do feito à mão e uma das pioneiras na pesquisa sobre arte popular e artesanato brasileiro.
Das 12 cores, seis foram selecionadas no acervo de Sherwin-Williams, e outras seis desenvolvidas pelo designer Rodrigo Ambrósio e pelos filhos de Janete, Lúcia Santos, Mário Santos e Roberta Borsoi. “No início, estávamos tentando pensar com a cabeça da Janete, o que ela escolheria? Mas resolvemos passear por onde ela passou. Na época de Janete existiam menos opções, fomos buscar novas, mas da mesma origem em que ela bebeu. A fonte dela é essa coisa do interior, então fomos buscar muito esse lugar”, conta Mário.
CONFIRA: CORES DE 2024: CONFIRA AS APOSTAS DAS PRINCIPAIS MARCAS DE TINTA
Itens de arte e artesanato que fizeram parte do imaginário de Janete foram usados como inspiração. Assim, surgiram os tons Argila Tracunhaém, Cestaria Caeté, Cerâmica Terena, Cimento Moderno e Madeira Ex-Voto. Eles estão nos ambientes das exposições Design Feito à Mão, por coletivo LAB; Desdobramentos, por artesãos e designers veteranos; Arte dos Mestres – Artes do Povo, Artes Plurais; Metamorfoses dos Fios e das Tramas – Mulheres (entre) Linhas, por Matizes Dumont, homenageado da edição; e 70 anos de Casa e Jardim: Capas que Marcaram Época.
“Nos unimos mais uma vez com orgulho à Semana Criativa de Tiradentes, celebrando a riqueza cultural e a criatividade brasileira, muito bem representada nesta cidade histórica. Esta parceria é um testemunho do nosso compromisso em impulsionar a arte nacional. É inspirador ver as ideias transformadas em obras-primas durante todo o evento,” aponta Patrícia Fecci, especialista em cores e gerente de Marketing da Sherwin-Williams.
Confesso que estou animadíssima para o walking tour “Becos de Tiradentes”, que já virou uma tradição da marca na Semana. Você sabia que ele foi eleito pelo TripAdvisor como a melhor experiência geral do Brasil em 2023? Através de uma agradável caminhada por becos, bosques, principais ruas e monumentos de Tiradentes, a marca oferece uma imersão histórico-cultural única.
No intuito de contribuir para a formação de novos artistas,a Sherwin também patrocina a Escola da Semana, um projeto super especial que tive a honra de conhecer de perto nesta sexta-feira, 20. Para quem não sabe, em 2022, a Prefeitura de Tiradentes uniu-se à Semana Criativa de Tiradentes para revitalizar uma escola desativada na comunidade da Caixa D’Água da Esperança, uma bela porção rural da cidade. Uma escola de design brasileiro raiz!
Espero que eu tenha conseguido plantar essa sementinha em vocês, Revesters, e que possa encontrá-los em peso no próximo ano pelas charmosas ruas de Tiradentes.