O paisagista Ricardo Pessuto apresenta o seu mais recente projeto, Jardim Tecer A Vida, durante a edição da CASACOR São Paulo 2023. Com um conceito inovador e inspirador, o espaço busca explorar a conexão entre a natureza, o corpo e a morada, proporcionando um ambiente acolhedor e contemplativo para os visitantes.
O Jardim Tecer A Vida é uma verdadeira obra-prima que abrange uma área de 350 m², compreendendo jardim, gazebo com cápsula de flutuação e um mini lounge. Cada espaço foi cuidadosamente projetado para transmitir uma sensação de conexão com a natureza e promover momentos de relaxamento e introspecção.
Inspirado nos processos da vida, o projeto foi desenvolvido com base na ideia de transição e transformação. Ao adentrar o espaço, os visitantes são recebidos por um mini lounge, representando o ser vazio e receptivo. Em seguida, eles caminham pelo jardim do fogo, simbolizando a regeneração da vida que se perde e se reconstrói. Por fim, chegam ao gazebo, um espaço de relaxamento que permite a pureza do espírito e a auto conexão.
Os elementos destacados no Jardim Tecer A Vida incluem o uso de plantas naturais desidratadas, a bancada de serviços da Grecco, marca de móveis sob medida, e a instalação Raízes, um impressionante tear que representa a intercomunicação das plantas pelas raízes sob a terra.
CONFIRA: CASA COR SP: CASA DE PRAIA DECORTILES BY MARINA LINHARES
“O conceito de ‘Corpo & Morada’ permeia cada aspecto desse projeto. Desde a escolha de texturas diversas e acabamentos naturais até o zoneamento cuidadoso de cada espaço, buscamos estabelecer uma conexão profunda entre os visitantes, seu corpo e o ambiente que os cerca”, afirma Ricardo Pessuto.
Esta não é a primeira participação de Ricardo Pessuto na CASACOR. Com um histórico de 15 edições anteriores, o paisagista é reconhecido por suas criações inovadoras e pelo uso criativo de materiais sustentáveis. Sua contribuição para a mostra tem sido fundamental para o reconhecimento de sua carreira e o crescimento do setor.
Além disso, o Jardim Tecer A Vida incorpora diversos elementos de sustentabilidade, como piso drenante de seixos zero, lâmpadas de LED e a reutilização de madeira da edição anterior para a criação do piso principal. A escolha de materiais e acabamentos de origem nacional e local também reforça o compromisso de Pessuto com a sustentabilidade.