Para a Dino Zoli Brasil, marca especialista em tecidos, entre as opções existentes, o material deve de fácil limpeza e prover de acabamentos especiais que protejam, por exemplo, a saúde dos usuários que sofrem de alergias
No décor dos quartos, ela não é apenas um adorno. Além de complementar a cama com estilo, a cabeceira protege e proporciona mais conforto ao usuário, que tem nela um apoio para os momentos de descanso e leitura. Além disso, na arquitetura de interiores ela é vista como um elemento que resguarda a parede e corrobora para o bem-estar térmico no ambiente.
CONFIRA: 6 TIPOS DE REVESTIMENTOS PARA QUARTOS PEQUENOS
Por esses e outros motivos, a cabeceira se destaca nos projetos por seus diferenciados modelos, estruturas, dimensões e materiais – em especial, o tecido. Especialista no assunto, a Dino Zoli, marca italiana de tecidos com presença no Brasil há quase 30 anos revela os pontos a serem observados antes dessa decisão. “Junto com a beleza estética, a tecnologia aplicada aos tecidos deve oferecer uma limpeza simplificada, durabilidade, além de agentes antiácaros e antibacterianos para aqueles que sofrem de alergias”, detalha Ricardo Gomide, gerente comercial da Dino Zoli Brasil.
Características e linhas da Dino Zoli Brasil para cabeceiras
Entre os atributos presentes nas linhas da empresa, o inovador acabamento Easy & Clean torna os tecidos à prova de sujeiras e manchas. O atributo desenvolvido pela Dino Zoli cria um efeito antiaderente que impede a entrada profunda da sujeira, como uma barreira.
“As fibras dos tecidos que passam por este processo ficam praticamente impermeáveis, não deixando modificar a aparência, cor ou textura dos tecidos. Tudo isso é garantido por testes realizados no laboratório da nossa sede, situada na Itália”, explica Gomide.
Entre as opções sugeridas para o revestimento de cabeceiras, a coleção Suedine se destaca pela tecnologia Easy & Clean e uma variedade de cores. “Em nosso portfólio, o tecido se destaca por sua alta qualidade combinada com o toque macio e visual incrível”, comenta o gerente comercial.
Para quem aprecia o visual do couro — e não quer se preocupar com a manutenção —, a coleção Taurus é muito bem-vinda e ideal para o apoio das costas nos momentos de leituras e conversas. Muito resistente e de fácil higienização, agrega a beleza do efeito estético tanto para a cabeceira, como no seu conjunto com a cama.
Com altíssima qualidade, o tecido conta com base 100% em couro natural e dispensa processos tradicionais de manutenção, como de impermeabilização e hidratação, tudo graças ao PU de alta solidez (Poliuretano), um material super-resistente indicado para uso no dia a dia por sua flexibilidade, leveza e resistência à abrasão. “Ao revestir as cabeceiras, basta limpar com um pano macio e úmido”, orienta Ricardo Gomide, da Dino Zoli Brasil.
Tecidos & Estofados: como acertar a harmonia em diferentes ambientes
É importante ressaltar que os tecidos da Dino Zoli não estão restritos às cabeceiras dos quartos: o mesmo material pode figurar no revestimento de estofados, poltronas e almofadas. Após eleger o material, é preciso compreender como será realizada a composição e harmonia de cores e texturas contempladas na paleta do projeto.
“Se a ideia for manter a paleta de cores, mesmo que com texturas diferentes, perfeito! Temos muitas opções para compor. Cabe ressaltar que, as paletas de cores das coleções da Dino Zoli foram pensadas para serem usadas juntas e não separadamente, o que facilita muito a hora de compor os ambientes”, salienta Ricardo Gomide.
Costuras e Acabamentos Bem Cuidados
As cabeceiras de camas e os painéis revestidos permitem explorar vários tipos de costura, como as embutidas, aparentes ou pespontadas, porque não sofrem o mesmo esforço que um sofá ou poltrona. Detalhes estéticos como capitonê, botonê, matelassê, aplicação de tachas, apliques metálicos e debrun são comumente empregados como recurso estético que complementa o tecido.
Segundo o gerente da Dino Zoli Brasil, quando o tecido precisa ser colado na estrutura da cabeceira, é válido observar o tipo de cola e o modo de diluição, de maneira que o produto aplicado no verso não interfira na face principal do tecido. “Para evitar esse tipo de reação, sempre indicamos um teste em uma parte pequena antes de executar todo o serviço”, orienta Ricardo Gomide.
Siga estas instruções para higienizar e cuidar do seu tecido Dino Zoli:
- Em caso de uma sujeira pontual e acidental, limpe a sujeira imediatamente e remova o excesso com papel absorvente ou pano seco, sem pressionar;
- Use uma esponja macia com detergente neutro em água e esfregue gentilmente o local;
- Enxágue com água morna e um pano macio e limpo;
- Após seco, finalize com uma escova macia.
Marcas acidentais de caneta:
- Limpe imediatamente ante de a tinta secar;
- Aplique álcool diluído em água e retire o excesso com um tecido de algodão limpo de algodão;
- Use uma esponja macia com detergente neutro em água, esfregue gentilmente o local e enxágue com água morna e um pano macio e limpo.
- Após seco, finalize com uma escova macia. Se achar necessário repita o processo de limpeza.
Sobre a Dino Zoli Brasil
A Dino Zoli Textile nasceu nos anos 70 em Forlì, na Itália, próximo de Milão, centro da moda e do design italiano para o mundo, de onde extrai inspiração e tendências para criar produtos inovadores e de qualidade. Presente no Brasil desde 1994, traz a garantia da qualidade e a tradição do Made in Italy com um atendimento diferenciado, o que a tornou rapidamente reconhecida por seus parceiros e pelo mercado como referência no setor de tecidos para decoração.
A Dino Zoli Brasil conta com mais de 500 itens em seu portfólio e atende desde grandes distribuidores a indústrias de decoração e design. Seus tecidos também são base no desenvolvimento e aplicação de estamparia de alto nível. Aproveitando-se do know-how de sua matriz italiana, Dino Zoli Brasil desenvolve constantemente novas coleções, propondo texturas e cores atuais, além de toda tecnologia têxtil acumulada em mais de 50 anos de experiência.