A ExpoRevestir 2023 está de casa nova. Esse ano, a maior feira de revestimentos da América Latina aconteceu no Pavilhão São Paulo Expo, e expandiu ainda mais o evento. Foram mais de 120 expositores espalhados em 70 mil metros quadrados.
E o Revestindo a Casa andou por cada pedacinho, observando atentamente os lançamentos de cada marca para identificar as tendências em louças, metais e revestimentos que prometem bombar na próxima temporada. Confira abaixo as tendências que descobrimos na Expo Revestir 2023.
1. Pistache
Quem estava preparado para cores quentes inspiradas na Pantone – que para 2023 apontou o Viva Magenta como cor do ano – foi surpreendido com a presença constante do Pistache em cubas, porcelanatos e vinílicos na Expo Revestir. Diferentes marcas apostaram no tom de verde quase pastel, que apesar de ser mais clarinho, é um matiz marcante e supercharmoso.
A Roca trouxe mais uma vez para a feira a coleção assinada por Ruy Ohtake (1938-2021), mas dessa vez na cor Pistache, novidade da linha! A Celite também apostou no tom para a categoria de cubas. Nos revestimentos, a Akafloor foi uma das marcas que apostou na cor. No Oriba, assinado por Fabio Galeazzo, tons de verde que vão do pistache ao matiz mais escuro formam um degradê na madeira tauari.
A Eucatex também apostou no tom. O rodapé Acqua New, novidade da marca, destaca-se pela tecnologia sustentável e por ser imune a insetos xilófagos (cupins). Disponível em diferentes cores, para a nossa alegria, ele também conta com o pistache em sua paleta.
2. Lastras
Os grandes formatos continuam em alta este ano e as marcas trazem cada vez lastras maiores. A inovação fica por conta das tecnologias e acabamentos diferentes. A Roca Cerâmicas, por exemplo, é a responsável por fabricar a maior lastra no Brasil: 3,20 x 1,60 m.
Quem também anunciou o grande formato para seus revestimentos foi a Portobello, que entre seus lançamentos trouxe o Borghini Viola. Um facilitador para grandes ambientes, né?!
3. Pequenos formatos
Na contramão, os pequenos formatos também continuam em alta. Eu sempre falo que eles trazem um toque afetivo aos ambientes e acredito que nesse pós-pandemia, a busca por aconchego dentro de casa é ainda maior. Um bom exemplo, são as pastilhas hexagonais Ouro, da Cerâmica Atlas, com apenas 2,65 cm. A mesma linha, também possui o formato quadrado 2 x 2 cm. Um encanto, né?!
4. Metalizados coloridos
Prata, dourado, cobre… E muitas outras cores metalizadas! Durante a Revestir 2023, os metais brilharam coloridos nas louças para banheiro. Fugindo do tradicional, tivemos tons de cinza, azuis, rosas e até o pistache! Que tal esse toque de brilho na sua casa?
CONFIRA: CONHEÇA OS VENCEDORES DO PRÊMIO BEST IN SHOW
5. Ares de obra de arte
É revestimento ou quadro? Este foi o ano das criações inspiradas em obras de arte. Não faltaram opções, da linha Murano, da Incepa, à Cosmos, assinada pelo Guel Arquitetos para a Duratex.
Inspirados em grandes artistas, técnicas impressionistas e até no samba! Isso mesmo. O ritmo foi retratado na coleção Maracangalha, de Nildo José para Portinari. O arquiteto passou tinta na sola de seus sapatos e dançou sobre um papel, depois utilizou as marcações nas cerâmicas que compõem sua linha.
6. Tons de azul
Azul é a cor mais quente, sim! E prova disso são os inúmeros tons azulados que coloriram a Revestir este ano. De ladrilhos hidráulicos à pedras, passando pelas louças e metais, a cor foi vista em diferentes usos e combinada a inúmeros cenários. Do quarto à área externa, não tenha medo: aposte nos azuis!
7. Geométrico
Apesar das estampas geométricas sempre estarem por perto, dessa vez o boom foi ainda maior. Não houve quem não trouxesse a estética para suas coleções. Em alguns casos, a inspiração é o movimento Bauhaus, em outros o Cubismo… Mas em todos eles, círculos, quadrados, retângulos e outras figuras se completam em uma dança bonita de se ver!
8. Tons terrosos
Por fim, os tons terrosos também tiveram presença marcante nesta Revestir. Das louças e metais ao revestimentos cerâmicos e pastilhas. Entre eles, a linha Easy, da Ceusa, vencedora do prêmio Best in Show 2023 na categoria Melhor Pastilhas, também conta com uma versão em tons terrosos.